O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 53 Compartilhado 40 Comentários

Três motivos para a Google não chamar o Android L de "Lemon Meringue Pie"

O Android Police diz ter encontrado sinais claros de que a Google vai chamar a nova versão do Android de Lemon Meringue Pie (LMP). Entretanto, existem diversos motivos pelos quais o time de desenvolvedores do sistema operacional da Google não deve nomear o Android L de LMP e eu cito pelo menos três neste artigo.

O LG G6 é o smartphone mais legal de 2017.
O que você acha?
50
50
2249 participantes
Lemon Meringue Pie Android L
Equipe de Sundar Pichai não deveria chamar o Android L de Lemon Meringue Pie. / © ANDROIDPIT

De acordo com o Android Police, podemos encontrar referências à sigla "LMP" que, supostamente significaria Lemon Meringue Pie, no código extraído do Android SDK. Estas referências foram identificadas na atual versão prévia para desenvolvedores do Android L disponível para o Nexus 5 e Nexus 7. Abaixo, temos um exemplo de citação do "LMP" no código do software:

<!– From: file:/usr/local/google/buildbot/repo_clients/https___googleplex-android.googlesource.com_a_platform_manifest.git/lmp-preview-release/frameworks/support/v7/cardview/res/values/colors.xml –>

O site ainda afirma que fazendo uma pesquisa por "LMP" na página do Android Open Source Project, existem cerca de nove referências à sigla. Além disso, a terceira evidência seria a certificação wi-fi do tablet denominado até o momento como "Volantis", da HTC, onde o "LMP" aparece descrito na versão do firmware do dispositivo:

wifi certificado htc
Na versão do firmware podemos ver a referência às siglas "L" e "LMP". / © Android Police

Apesar das evidências citadas pelo Android Police, é bastante provável que a Google não utilize o nome "Lemon Meringue Pie" e sim "Lollipop". Abaixo, ofereço três motivos que me fazem acreditar nisso:

1. A evidência do site já foi descartada anteriormente

No final do mês passado, os usuários do Reddit identificaram que muitas pesquisas no site oficial do AOSP faziam referências à sigla LMP, e sugeriram que a nova versão do OS atenderia pelo nome Lemon Meringue Pie. Porém, o assunto foi abafado porque, ao que tudo indica, a sigla LMP pode muito bem designar "L Material Preview", a versão prévia do sistema operacional. Aliás, como bem lembrado pelo site Android Authority na época, o KitKat foi chamado por muito tempo de KLP (Key Lime Pie) pela equipe interna do Android e, no final, foi anunciado como a famosa barra de chocolate.

2. A baixa popularidade de Lemon Meringue Pie

Logo que o Android foi anunciado pela Google, o combinado foi de que as versões teriam nomes de sobremesa. Como no início o sistema operacional ainda não era tão popular, identificar uma versão por Eclair ou Froyo, que simplesmente não dizem nada para usuários não nativos da língua inglesa, não era um problema. Porém, o Android já é o sistema operacional para dispositivos móveis mais popular do mundo, o que o torna bastante importante fora do cenário norte americano. Assim, levando em consideração que a Google optou por um nome extremamente popular quando identificou a versão 4.4 de KitKat, é bastante provável que a empresa venha a chamar o Android 5.0 de Lollipop que, se não é um doce tão conhecido mundo afora, pelo menos é bem mais fácil de ser lembrado.

​Há quatro semanas, fiz uma enquete aqui no site, questionando os usuários sobre como a Google deveria chamar o Android L. Mais de mil membros da nossa comunidade participaram da pesquisa e, como você pode identificar no resultado da enquete, ninguém liga a mínima para Lemon Meringue Pie:

Pesquisa Android l nome androidpit
Popularidade não é o forte do LMP! / © ANDROIDPIT

3. Lollipop combina mais com Android L

Por último, todas as versões do Android lançadas depois do Gingerbread sempre tiveram uma abreviatura bastante lógica. Ou seja, tanto Gingerbread, Ice Cream Sandwich, Jelly Bean e KitKat podem ser rapidamente identificadas por GB, ICS, JB e KK. Apesar de "LMP" ser bastante atraente, a nova versão já está muito associada à Android L que, automaticamente combina com Lollipop.

É claro que tudo isso é uma suposição com base naquilo que vem sendo vazado na rede sobre o Android L. Só saberemos o desfecho desta história quando a Google decidir liberar a atualização do OS no outono (primavera no Brasil). Porém, não acredito que Lemon Meringue Pie seja a escolha final. Espero não estar errada.

E aí, na sua opinião o time de Sundar Pichai vai optar por chamar o Android 5.0 de Lollipop ou Lemon Meringue Pie? Deixe-nos saber o que você pensa nos comentários abaixo.

53 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

40 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi