O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 43 Compartilhado 11 Comentários

Google anuncia Android Wear - um sistema operacional para smartwatches

A Google confirmou hoje algo que eu já imaginava vir pelas mãos dos engenheiros do Android, um OS exclusivo para dispositivos wearables baseado inteiramente no funcionamento do Google Now. A empresa anunciou o Android Wear, uma versão do sistema operacional projetado especificamente para dispositivos portáteis. Até o momento, o sistema foi projetado para relógios inteligentes e um vídeo mostrando o conceito da UI do relógio já está disponível online. Assim a Google entra oficialmente no mercado de gadgets "usáveis".

Android wear teaser
Google lança uma versão do seu OS para smartwatches: Android Wear! / © Android Developer

Várias características foram anunciadas. Mas a que mais chama a atenção é a capacidade de interação do usuário com o relógio usando comandos inteligentes de voz. Os devs da Google dizem que você será capaz de obter "a velocidade em tempo real, a distância e o tempo de informação em seu pulso durante sua corrida, ao andar de bicicleta ou mesmo quando estiver a pé". Além disso, teremos a chance de receber lembretes automáticos enviados através de um smartwatch. Uma boa notícia é que ao se conectar com um smartphone Android, o usuário que estiver de posse do relógio será capaz de obter todas as notificações que quiser, de quaisquer aplicativos que tenha instalado no telefone.

Como mencionei antes, o OS traz muitas referências ao Google Now, você pode, inclusive, dizer "OK Google" para realizar pesquisas de voz. Por último, vale citar que o Android Wear oferece ao usuário o recurso multi-telas para smartwatches. Por exemplo, parece que você será capaz de usar um comando de voz para lançar um vídeo no seu Chromecast ou escutar uma música específica no seu celular.

Assista ao vídeo no YouTube.

No site Android Developer já é possível ter uma ideia dos parceiros com os quais a Google está trabalhando neste projetos: Asus, HTC, LG, Motorola e Samsung, por exemplo. Segundo o Big G, a Motorola será a primeira fabricante a construir um smartwatch rodando com o Android Wear, o Moto 360. De acordo com Sundar Pichai, teremos a chance de ver este dispositivo no Google I/O 2014, onde os desenvolvedores terão a chance de começar a programar para a nova plataforma.

Uma coisa é certa, é quase impossível não relacionar esta plataforma para wearables com o Google Glass. O princípio é relativamente o mesmo e tem por base os cartões do Google Now e os comandos inteligentes de voz. Aqui também é preciso dizer que esta é a primeira vez que vemos um relógio inteligente com funções que separam tal gadget do uso integrado com o celular (mesmo sabendo que um não vive sem o outro).

Assistir ao vídeo no YouTube.

Bom, depois de assistir ao vídeo acima, a impressão que tive é que, em um futuro não muito distante, as palavras mais usadas no mundo poderão ser "Ok, Google"! 

E aí, que tal o Android Wear?

11 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi