O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 66 Compartilhado 97 Comentários

O Android pode sentar no banco dos réus

A União Europeia pode estar prestes a travar uma longa batalha judicial contra o Google. Depois de questionar abusos no sistema de buscas online da empresa, é a hora do Android sentar no banco dos réus. O problema: os Google Apps pré-instalados nos aparelhos.

As informações são do Financial Times, que cita fontes ligadas a agências reguladoras da UE. De acordo com o jornal, uma acusação contra o Android já está sendo finalizada e deverá se entregue à Justiça no decorrer dos próximos dias.

O problema: os Google Apps pré-instalados nos aparelhos

Um dos pontos levantados por Margrethe Vestager, agente de competição da UE, é que os aplicativos do Google pré-instalados nos smartphones vão de encontro a livre concorrência. Para ela, a empresa tem uma vantagem desleal, já que diminui a competitividade ao reduzir as chances de novos desenvolvedores atingirem os usuários.

AndroidPIT Google apps 2 w782
Aplicativos pré-instalados ofereceriam risco a concorrência e a inovação / © ANDROIDPIT

A ideia é processar o Google da mesma forma que a UE fez no passado com a Microsoft.  A batalha judicial com a empresa de Bill Gates envolvia o Media Player, que vinha instalado junto com o Windows.  O processo durou  quase uma década e a gigante de Redmond teve que pagar 2 bilhões de euros em multas.

Para Vestager, os Google Apps agiriam da mesma forma que o Media Player, dificultando a inovação.

“Uma das preocupações foi o efeito sobre a inovação. Se o leitor da Microsoft já estava lá quando você comprou o PC, seria difícil convencer as pessoas a tentarem uma alternativa. Uma grande desvantagem para os desenvolvedores”, lembrou.

Por outro lado, a empresa de Mountain View diz que o Android não limita a concorrência, já que outros apps podem ser instalados sem maiores problemas na Google Play. A gigante também lembra que diversas operadoras e fabricantes, como a Samsung, pré-instalam outros apps concorrentes como o Facebook.

Caso o Google seja condenado, a multa estimada é de 10% do faturamento. Só no ano passado a empresa registrou US$ 74,5 bilhões. Faça a conta.

A multa pode ser pesada, mas se tiver uma regulamentação em cima dos aplicativos pré-instalados da empresa, o Google vai perder uma de suas principais fontes de renda no Android.

Você está de qual lado? Acha que os Google Apps pré-instalados no Android prejudicam a concorrência? Deixe sua opinião nos comentários.

Os comentários favoritos dos leitores

97 Comentários

Escreva um comentário:
  • Microsoft foi pro banco de réus tbm no passado onde alegavam monopolio de programas pré instalados no Windows, ela teve q se dividir em duas empresas naquela época. A Samsung tbm age de forma anti profissional em instalar app no aparelho e o usuário leigo não consegue remover o aplicativo.

  • Pra mim isto é a mesma coisa que comprar um carro e não poder levar o aparelho de som original... Um absurdo.

    • Beleza, eu levo o carro com o aparelho de som original mas esse aparelho não é o que eu gosto, mas não posso arrancá-lo, portanto eu fico impedido de colocar um aparelho do meu gosto, e daí, como fica?

  • Dá um root ,e comece do zero

  • Eu sou #teamgoogle

  • Eu acho estúpido. Se o sistema é da Google, porque não embarcar os seus aplicativos? Sim, alguns aplicativos muitas pessoas não usam, mas por exemplo o Google Play é indispensável para o funcionamento normal de um smartphone Android em termos de adquirição de aplicações, visto ser o "ex-libris" do Android.

    Além disso, a Google referiu que há alternativas, basta procurar na loja da Google. Tal como a Microsoft, isso não muda quase nada, porque se a pessoa conhecer o programa e só usar aquele, ela vai atrás do programa para baixar.

    • Mas se eu posso baixar os apps da Google direto da Play Store, porque eles tem que vir pré-instalados, na tela inicial na primeira vez que eu ligo o celular ou o restauro, e o pior, atrelados ao sistema, ou seja, consumindo memória que poderia servir para outro app e sem possibilidade de desinstalar normalmente? A gente sabe que a Play Store e a Play Services são úteis, mas Play Música, Play Banca, Play Games, Play Movies, Chrome, Maps, YouTube são mesmo necessários a ponto de já virem pré-instalados?
      E essa encrenca da Microsoft lá na Europa pelo jeito não deu em nada, porque ela ainda continua embarcando o Edge, os apps do MSN, o app de E-mail, a Calculadora, o Onedrive, o Groove, o Filmes e TV no sistema. Dificilmente vejo gente utilizando outros apps de E-mail, de Notícias, de Clima, Calculadora no Windows porque já ficam reféns dos apps dela. Os apps de reprodução de mídia tem o VLC, e o de Cloud Storage tem o Dropbox e outros, mas isso não tira o fato da jogada que a Microsoft está fazendo.

  • O problema não é ter, e sim o poder tirar de lá... Não quero fazer root para esconder o app não. Eu quero os apps que eu utilizo e os que eu não quiser, eu possa tirar sem problemas e sem root se eu não estiver a fim de fazer. Muito app inútil ali.

  • Perai, e a Apple e seu Iphone com mil coisas pré instaladas como faz?


    Esse tipo de ações são RIDICULAS, vc criou o sistema, vc poem o que deseja e ponto.

    Existe algo já PRÉ instalado pra AJUDAR o usuário, facilitar a vida dele, a loja serve para isso, poder de ESCOLHA.


    viagem demais isso...

    Somente concordo que deveria ter opção de DESINSTALAR nativamente sem problema algum, desocupando espaço. Vc quer? então deixa lá, não usa? desinstale.

  • Se viesse a opção de desinstalar, nativamente (sem root, sem root, sem root, sem root, sem root, sem root, sem root, sem root, sem root... sem root), acabaria com os problemas de uma forma bem mais simples. Ah, e mesmo com o Play Music, MUITAS pessoas usam o Spotify... Só um exemplo

  • Desde o tempo da Nokia que existe isso..

  • A UE é cheia de frescurinhas. Você não é obrigado a usar o que vem instalado no celular e tem a oportunidade de instalar o que você imaginar. Se o SO é do Google ele já coloca todas as ferramentas necessárias pra quem tem uma conta do Google e ativa o SO. Agora os apps das empresas, esses são de incomodar muito. A UE tem que processar Samsung, LG e companhia.

    • Beleza.
      Mas veio instalado o Google Play Banca. Eu não preciso dele. E na hora de desinstalar? Geralmente os apps da Google vem todos atrelados ao sistema, e só com root você consegue desinstalá-lo. Mas, fazer root só pra desinstalar app é um saco, principalmente agora que, desde o Android 4.2 ou superior, fazer root em certos aparelhos já não é uma tarefa das mais práticas.

  • Root livrai-nos de todo mal amém!

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi