O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
187 Compartilhado 56 Comentários

O assistente de voz do Google realmente merecia um nome próprio?

Durante o Google I/O, a Big G apresentou um novo assistente virtual, batizado de Google Assistant. A nova função chega para bater de frente com outros concorrentes do gênero, como a Siri, do iOS e a Cortana, do Windows Phone. Porém, muitos usuários receberam com indignação o nome escolhido pelo Google para o recurso, que é uma evolução do Now. Afinal, por que a empresa deveria se preocupar com um nome para a sua nova funcionalidade?

O Google Assistant utiliza mecanismos mais avançados do que o Google Now, visto que o novo assistente é capaz de reconhecer com mais facilidade comandos feitos pelos usuários, independente da forma como estes são pronunciados. Além desse novo mecanismo de raciocínio, o Assistant é capaz de retornar com resultados ainda mais precisos, algo que já é bem feito pelo Now.

Um detalhe chamou atenção dos usuários que assistiam ao Google I/O pelo streaming. No Twitter, o nome Google Assistant foi recebido com indignação por algumas pessoas. Enquanto uns diziam que o novo assistente não teria a mesma força no mercado devido à ausência de um nome próprio, outros argumentavam que o Google teria escolhido o lado mais cômodo, deixando de lado qualquer nome específico para seu novo recurso.

AndroidPIT Apps 10
Cortana é o nome da assistente virtual do Windows Phone  © ANDROIDPIT

Particularmente, não vejo alguma sustentação nesses argumentos. Todos nós utilizamos ao menos um serviço do Google todos os dias; falamos a palavra Google frequentemente e, quando queremos pesquisar na internet, usamos o buscador Google ou dizemos a keyword 'Ok, Google' no smartphone para acessar o Now.

Por qual razão um serviço que fará algo que nós já fazemos todos os dias - consultas e pesquisas gerais - de forma mais avançada precisaria de uma nova keyword ou de um nome próprio? O Google poderia muito bem dar um nome feminino ao Google Assistant, visto que a voz deste assistente é a mesma do Google Now. Mas, que diferença isso faria para você na hora de usá-lo?

Acredito que a resposta para essa pergunta veio do vice-presidente de engenharia do Google, Scott Huffman, que disse:

Ter ou não um nome não importa, nós iremos pensar neste serviço como Google.

A ausência de um nome próprio ou mais requintado para o Google Assistant, na minha opinião, não é um simples capricho do Big G ou uma conveniência. Mas, um nome genérico ligado ao próprio Google tornará o serviço mais memorável e usual.

Afinal, por que precisaríamos de um nome para um serviço do Google, já que todos nós mantemos uma relação de amor e ódio com o próprio Google todos os dias?

Você concorda?

56 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi