X

Fazer o login

Registre-se para confirmar

Esqueceu a sua senha?

Faça o Login com o Facebook:

Ainda não tem uma conta no AndroidPIT? Criar conta

Google Authenticator

Mauro Feola
0

A Internet não é só um mar de rosas. E há pessoas que são aterrorizadas somente pela ideia de ter violados seus dados privados, como, por exemplo, uma conta online. São muitos os usuários Android que têm uma conta Google, onde armazenam toneladas de informações importantes. Daí a pergunta: o que pode acontecer se esses dados forem violados por um hacker? Que tal ter um app que verifique o nível de segurança de sua conta Google? Seu nome: Google Authenticator. Vá em frente na leitura de nosso review e descubra mais sobre ele, Google Authenticator.

5 ★★★★★

Avaliação

Versão testada Versão atual
2.24 2.49

Funções & Utilização

Dispositivos:
Samsung Galaxy Nexus
Versão do Android: 4.1.1
Root: Sim
Mods: Sim / Popcorn Kernel 11.5

Samsung Galaxy Tab 10.1
Versão do: 4.0.4
Root: Sim
Mods: Nenhuma

Detalhes do aplicativo
Roda a partir do: Android 2.1
App2SD: Não foi possível verificar
Tamanho: aprox. 0,9 MB
Adaptado para Ice Cream Sandwich / Jellybean: Sim
Adaptado para tablet: Não, mas funciona bem

Permissões:
Você já deve ter ouvido histórias terríveis de pessoas cujas contas online foram violadas. Pode ser que em alguns casos não seja a pior coisa do mundo (ter o Spotify violado, por exemplo). Mas a história tem outra face quando a conta é a do Google.

Muitos usuários do Google/Android salvam dados importantes para sua vida, pois com uma conta Google é possível gerir a vida de negócios, fotos, emails importantes, arquivos importantes em diferentes seções, tais como o Gmail, Google Drive, Google+, Picasa, etc. Imagine, portanto, ter todos seus dados em domínio de alguém que quer fazer o mal?

Uma solução é armazenar dados importantes no Cloud. No entanto, há experts que assinalam os problemas de segurança ligados aos sistemas cloud. O fato é que os cyber-crimes são anônimos e difíceis de serem desvendados. Por isso, achamos que criar uma rede de segurança e um sistema de proteção mais sólidos é uma boa ideia para se ter seguros os seus dados, ou seja, sua propriedade virtual.

E é aqui que entra em cena o Google Authenticator. A ideia básica deste app é simples: quando você acessar sua conta Google, o app lhe pedirá para inserir uma sequência de números adicional que é gerada pelo Google Authenticator, o qual está sincronizado com o servidor do Google. Isso significa que o Google sabe qual o código que o app gerou e, portanto, que o código inserido é válido.

Nosso conselho: baixe o app em um dispositivo mais usado. Logo em seguida, você deverá ativar a verificação em dois passos nas configurações da conta Google e selecionar Android na seção de dispositivos. Depois, escaneie o código QR com o aplicativo Google Authenticator e voilà: o app já está configurado.
Embora tudo pareça muito simples, na verdade o app não explica tudo de maneira muito clara. Tivemos que tomar um certo tempo para compreender como e onde é possível obter o código QR (a resposta: ele deve ser criado nas configurações do app). É necessário verificar o dispositivo antes e depois que o app carregar. Este vai criar um fluxo de sequências de números, processo que leva em torno de 30 segundos. Estas sequências serão utilizadas na verificação em dois passos, logo depois que a senha é fornecida.

O código numérico será exibido durante 30 segundos antes que um novo número seja gerado. Cada código é válido por cerca de um minuto. Os dispositivos privados podem, logo em seguido, ser verificados como seguros, o que significa que se pode saltar o processo de verificação em dois passos.
Eis uma lista de conselhos de como obter o máximo deste app e transformar seu dispositivo num poço de segurança:

  • Assinale somente seu dispositivo pessoal como “seguro”
  • Navegue e acesse contas apenas utilizando a modalidade incognito ou privado se você utilizar algum computador ou dispositivo público
  • Jamais selecione a opção “lembrar senha” se você não estiver acessando sua conta de seu próprio computador ou dispositivo
  • Saia sempre da sessão toda vez que você tiver terminado

Juntando esses conselhos com o Google Authenticator, serão poucas as chances de você se surpreender com engraçadinhos invadindo sua propriedade de dados virtual.

Conclusão:
O Google Authenticator é um ótimo meio para se obter segurança das contas Google que você tem. Recomendamos sem qualquer titubeio.

Tela & Controles

Um aplicativo do Google com design Holo (gráfico ICS e Jelly Bean): não temos nada a declarar! O Google Authenticator é, de fato, muito fácil de usar. Parece até que funciona integrado ao sistema. Seu design gráfico só concorre para facilitar ainda mais o seu uso.

Velocidade & Estabilidade

Neste quesito, não há absolutamente nada de que podemos reclamar. O Google Authenticator foi realmente muito bem feito!

Relação Preço/Desempenho

O Google Authenticator é um aplicativo gratuito e sem banners publicitários. Não poderíamos pedir mais nada!

Screenshots

Google Authenticator Google Authenticator Google Authenticator Google Authenticator Google Authenticator

Apps semelhantes

Não conhecemos nenhum app semelhante. Caso você conheça algum, por favor, informe-nos.

Desenvolvedor

Google Inc.

Comentários

Escreva um comentário: