O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
121 Compartilhados 37 Comentários

Google teria cancelado o desenvolvimento do Projeto Ara, o seu smartphone modular

Esta sexta-feira (02/09) está sendo bem incomum para o mundo Android. Depois que a Samsung anunciou a interrupção das vendas do Galaxy Note 7 e o Google enterrou de vez a marca Nexus, outra notícia parte dos lados do Big G: a de que a empresa teria cancelado de vez o desenvolvimento do seu smartphone modular, também conhecido como Projeto Ara. 

De acordo com a agência de notícias Reuters, a razão por trás deste cancelamento estaria na intenção do Google de unificar seus diferentes produtos de hardware. Logo, segundo o planejamento da empresa, o Projeto Ara não se encaixaria nesse novo planejamento e ficaria de fora. 

Project Ara
Prototipos de Project Ara / © ANDROIDPIT

Segundo as últimas especulações, era esperado que o Projeto Ara fosse apresentado ao grande público entre os meses de outubro e novembro (outono no hemisfério norte). Até porque os primeiros smartphones modulares já estão sendo vendidos ao grande público: o LG G5 e o Moto Z

Ainda segundo a Reuters, o Google não deu nenhuma declaração sobre o tema. No entanto, fontes próximas ao projeto afirmaram que a tecnologia do Ara ainda poderia chegar ao público, mas debaixo de licenças de outras empresas. 

Projeto Ara levaria o conceito modular à enésima potência

Apresentado ao público pela primeira vez em 2013, o Projeto Ara vinha sendo desenvolvido em colaboração com diversas empresas. O conceito por trás do projeto era vender uma base em que seria possível adicionar diferentes módulos, desde câmera e bateria, até processador e memória RAM. Com isso, o dispositivo nunca ficaria desatualizado, já que seria possível trocar esses componentes sempre que o usuários achar conveniente. 

Além da possibilidade da customização total do dispositivo, a ideia também era ter uma  uma redução na quantidade de lixo eletrônico, bem como uma diminuição no custo final do produto. Porém, na prática, o custo/benefício do aparelho nunca foi comprovado. 

project ara spiral 2 3
Primeira versão do Project Ara / © PhoneBlocks

Entre as empresas que estavam envolvidas no projeto, estavam Panasonic, TDK, iHealth, E-Ink, Toshiba, Sony e Samsung. De acordo com as últimas informações divulgadas durante o Google I/O 2016, os desenvolvedores teriam acesso às bases principais do Ara até o final deste ano (o chamado Developer Edition ou "Kit de Desenvolvedores"), para que novos módulos fossem preparados até o ano que vem, quando o dispositivo chegaria às lojas.

Pelo visto, como diria John Lennon e o padeiro da esquina: "O sonho acabou". 

E você chegou a ficar empolgado com o Projeto Ara? 

37 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi