O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
233 Compartilhados 75 Comentários

O Google Duo atingiu 10 milhões de downloads. Mas algo está errado

Lançado oficialmente no dia 16 de agosto (e no Brasil no dia 18 do mesmo mês), o Google Duo atingiu a marca de dez milhões de downloads na Play Store. É um número considerável para um app que tem menos de um mês de vida, mas algo está errado com o novo aplicativo de videochamadas do Google. Mas o que seria?

Se olharmos o gráfico abaixo, referente ao número de downloads do Duo, podemos ver que ele tem um comportamento parecido, por exemplo, com Pokémon Go. Ou seja, ele tem um pico de downloads em determinados períodos para, logo depois, sofrer uma queda no número de pessoas que baixam o aplicativo.

DOWNLOADSDUO
O volume de downloads do Duo ao longo de um mês nos principais mercados/ © App Annie

Esse é um comportamento normal para quase todos os aplicativos, mas podemos notar uma uma diferença se compararmos com o jogo da Niantic: Pokémon Go teve o seu momento “superstar”, onde existiu uma massa de pessoas mundo afora baixando o game, jogando-o e gerando buzz em torno do título (e lucros absurdos para sua criadora, claro).  E isso não aconteceu até o momento com o Duo. 

Para um game, esse tipo de processo é até normal, visto que jogos mobile tendem a entediar seus usuários depois de algum tempo. Logo, a desenvolvedora do jogo precisa atualizá-los de tempos em tempos para que a atenção seja mantida. No entanto, o objetivo de um app utilitário como o Google Duo é outro. Ele precisa se transformar em um aplicativo que seja necessário no dia-a-dia das pessoas. E não é isso que vem acontecendo. 

RM
Rui Maciel
O Google ainda não achou uma forma de convencer o usuário de que o Duo é indispensável em seu dia-a-dia.
O que você acha?
690 participantes
50
50

Até o momento, é provável que o app de videochamadas tenha despertado mais curiosidade por parte dos usuários do que a vontade usá-lo. Logo, o Duo corre o risco de passar por aquele processo dolorido para qualquer aplicativo e que consiste em cinco etapas: 1 – Instalar; 2 – Abrir; 3 – Testar; 4 – Fechar; 5 – Esquecer. 

A prova de que isso já vem acontecendo é simples: basta analisar a sua colocação, por exemplo, no ranking de apps gratuitos mais baixados no Google Play. Aqui no Brasil, ele está uma distante 329° colocação. Nos EUA essa posição é a 127°.

DUORANKING
O Duo já alcançou mais de 10 milhões de downloads em menos de um mês. Mas está bem longe de ser um dos apps mais baixados na Play Store/ © ANDROIDPIT

O desafio de fazer com que um app caia no gosto do público

Os motivos para essa falta de empolgação com o Duo podem ser variados. Seja porque você já use outro aplicativo para videochamadas, seja porque quase ninguém que você conhece esteja usando o programa ou seja porque o app em questão apenas não funcionou direito durante os seus testes. Ou, simplesmente, pode ser que você não precise de um app com esse recurso.  

Mas, o fato é que o Google precisa criar algum diferencial para destacar o comunicador, para que ele não caia no esquecimento logo, logo. Trazer o app pré-instalado nos próximos smartphones Android é uma forma de criar uma grande base de usuários. O desafio, no entanto, é incentivar e convencer essa base de que o Duo é um aplicativo indispensável em suas vidas. 

Você costuma usar o Duo com seus amigos e família?
 

Os comentários favoritos dos leitores

  • Waldiney Santos há 2 meses

    Apps de videochamadas ainda são muito voltados para uso profissional, para uso pessoal só quando se tem parentes e conhecidos que estão muito longe e raramente se podem falar. No mais, a maioria dos usuários dificilmente usará de forma que seja algo essencial.

  • Lordney há 2 meses

    Novidade seria se fizesse sucesso total, mas como todas as tentativas do google, vai ficar por um tempo até ela desistir do app que já começou errado, dando uma de Facebook e separando as coisas, o duo e o allo poderia ser entregue num só app.

  • Laércio Henrique Da Silva há 2 meses

    o povo segue muito a moda ( whatssap ) e se esquece que existem apps melhores, alias nem sabem que exite outros.

75 Comentários

Escreva um comentário:
  • No Smartphone utilizo o HangOuts para chamadas de áudio ou vídeo. No PC utilizo o GTalk para as mesmas finalidades.
    Ambos compartilham protocolos, então a comunicação é simples e rápida.

  • O app parece ser legal. É leve e fluído mas o WhatsApp em breve vai introduzir chamadas de vídeo e ai adeus Google Duo.

  • ""aquele processo dolorido para qualquer aplicativo e que consiste em cinco etapas: 1 – Instalar; 2 – Abrir; 3 – Testar; 4 – Fechar; 5 – Esquecer. "" é 'nois'!

  • A experiênciana na minha casa foi excelente ao que se dz respeito à função do app. Minha mãe adorou, minhas tias adoraram, meus primos, enfim.. ele é fácil de usar e isso já é legal.

    O que eu percebi: a frustração veio pela qualidade das conexões. Não digo do app, pois ele se esforça para manter a chamada ativa, mas da INTERNET BRASILEIRA. Enquanto de um lado tínhamos uma internet 'boa', do outro, nem tanto. Nem preciso ser mais específico aqui, pois todo mundo sabe o drama que é uma conexão no Brasil. Têm melhorado, mas à passos de tartaruga.

    Muitos avanços perdem a sua velocidade quando chegam no Brasil, justamente por isso. Nossa qualidade de conexão é uma vergonha, nisso, as pessoas desistem.

    Com a chamada do WhatsApp é quase a mesma coisa. Na maioria das x não rola. Ou a pessoa te recusa, pq vai acabar com a internet dela, ou a qualidade é similar à uma TV fora do ar.

  • Uma bosta, 90% das tentativas de uso não deram certo....

    • no meu caso tambem, achei interessante o app, mas infelizmente não funciona bem como o facetime do iOS. dá sempre indisponivel mesmo com os 2 lados no wi-fi. e tambem percebi que quando tocava, o meu pai tinha que estar com o celular desbloqueado pra tocar

  • Está difícil de ver que o problema desta App é não ser multiplataforma? Se há actualmente aplicações que dão para todos os sistemas móveis, para quase todos os sistemas de PC, notebooks e afins, alguém vai usar esta redundância? Vamos ter dois ou três aplicativos para a mesma coisa. Este como o próximo Allo estão destinados a falhar, porque o objectivo da Google não é servir os clientes, é inaceitável não haver versão desktop devido a uma guerra parva com a Microsoft, que podem estar a ganhar no mobile mas vão perder no desktop, ou naquela coisa híbrida que a Google quer introduzir e mesmo vindo com bloatware, que vai vir a partir do 7.1 vai estar lá a ocupar espaço juntamente com mais meia dúzia delas que ninguém usa.

    • Concordo com vc, é claro que hoje em dia o foco são usuários móveis, pois o telemóvel (no bom linguajar de Portugal) é muito mais usado atualmente, porém esquecem que o Android não é o único sistema existente, daí a vantagem do FB Messenger e Skype, disponíveis em qualquer plataforma.

  • Eu baixei o programa pra testar tinha que concordar com os termos de uso, li e não concordei, daí pra frente nem sei como funciona pq sem concordar com os termos o app é inútil pra mim.

  • O problema de vídeo chamadas é que você quer estar bem apresentável, penteado e vestido adequadamente para fazer a chamada. Problema que não existem nas de áudio...

  • A espera do AndroidPit liberar um cel pra mim testar ;)
    Obs: faça-me feliz

  • Quando bloquearem novamente o whatsapp, vcs vão entender como o Duo é bom ...

  • Eu baixei e testei ate q e bom mas as vezes mesmo com uma boa internet no WiFi ainda cai a qualidade as vezes entao fiz um teste de qual usa mais internet no WIFI, a minha namo tem 15 MB e eu tenho 20 Mb, o duo usou na média de 500kbps e o messenger do face usou em media 124kbps , o messenger consome menos internet mas consome mais bateria
    Mas o duo pesa menos o q e uma vantagem pra ele .

  • o povo segue muito a moda ( whatssap ) e se esquece que existem apps melhores, alias nem sabem que exite outros.

  • O app é bem interessante, mas o povo so vai de whats, fazer o quê??

  • Eu tenho aqui mas meus contatos não o usam

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi