O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
135 Compartilhados 37 Comentários

Review do Google Duo: seria este apenas mais um bloatware?

Depois de uma semana do anúncio oficial do Duo, o aplicativo para videochamadas do Google, será que podemos dizer que este é o recurso nativo que ainda faltava no Android?

Google Duo - Baixar e Instalar

O Duo já está disponível para o download na Google Play Store desde o dia 16 de agosto. Depois de instalado, será necessário cadastrar o seu número de telefone, assim como no WhatsApp e o Telegram.

Google Duo Install on Google Play

Google Duo - Interface minimalista

Uma das grandes vantagens do Duo perante a concorrência - ou a sua grande desvantagens na opinião de outros - é o fato do aplicativo ter poucas funções e uma interface do usuário minimalista. Com certeza, a UI é uma das mais intuitivas entre os aplicativos da gigante das buscas.

Logo que você abre o app, a tela aparece dividida entre a imagem capturada pela câmera frontal e os seus contatos. Estes últimos ou são pessoas para as quais você ligou ou de pessoas que ligaram para você. Ao deslizar o dedo na tela de cima para baixo, você irá expandir a tela com os seus contatos. Clicando no ícone da câmera, você inicia uma chamada, mas terá que inserir o contato a partir da sua agenda, ou ao adicionar o número de telefone.

Knock Knock

A função knock knock é uma novidade que apenas a Google possui em um app para videochamadas. Tal recurso torna possível ver quem está ligando previamente, antes de atender. Mas atenção: esta funcionalidade só aparece para pessoas cujo contato está na sua agenda. Caso contrário, funcionará como uma chamada comum.

duo UI
À esquerda, temos a UI do Duo na hora do lançamento do app; à direita, o menu de configurações / © AndroidPIT

Na hora da chamada, você será avisado sobre o fato do seu vídeo estar disponível para a outra pessoa, para evitar constrangimentos. Assim que a pessoa do outro lado da chamada atender, as telas serão substituídas e a sua imagem será minimizada no canto esquerdo inferior. Aqui, temos a chance de desligar no ícone vermelho e navegar entre as câmeras frontal e traseira. Isso faz todo o sentido, visto que você pode explorar muito mais do seu espaço e compartilhar muito mais detalhes do ambiente em que se encontra.

duo ligacao
À esquerda, aguardando a outra pessoa atender; à direita, a UI da ligação / © AndroidPIT

Outra boa característica em um app para realizar chamadas é a possibilidade de desligar o microfone em determinados momentos. Basta clicar sobre o símbolo correspondente e você ativa e desativa o mesmo. Essa função é realmente importante para quando você estiver em um lugar com muito barulho, assim, você escuta melhor a pessoa do outro lado.

E não, você não pode usar o speaker no modo privado, logo, todos ao seu redor irão escutar a sua conversa. Isso é realmente um contra em lugares públicos. Além disso, até o momento, não podemos fazer videochamadas em grupo ou mesmo cancelar o vídeo e usar apenas a voz. De acordo com os desenvolvedores da Google, a função de chamadas de voz está a caminho e deve chegar com a próxima atualização do app

Google Duo - Quanto do seu plano de dados o app consome?

O consumo do plano de dados por ligação é realmente alto. Usando a conexão 4G, em uma conversa de pouco menos de cinco minutos, 161MB do plano foram consumidos. Isso, sem o "limite de uso dos dados móveis" ativado.

duo dados consumo
Uma ligação de pouco menos de 5 minutos consumiu 161 MB do plano de dados / © AndroidPIT

Em outra experiência, usando o Galaxy S7 e o Nexus 5X, em uma chamada sem este modo de economia ativado, o gasto foi de 20MB por minuto. Já com a opção de limite de dados, o gasto foi de 8MB por minuto. Sim, a qualidade do vídeo é afetada neste caso.

Google Duo - Qualidade de imagem

Apesar da promessa do Google de que o Duo funciona em conexões boas e ruins, a experiência com o app em conexões com problemas é péssima. E isso é realmente frustrante. Eu esperaria tal marketing da Apple, mas não de uma empresa como o Google, que investe em serviços que possam otimizar o uso da internet. Agora, quando você estiver conectado em uma rede WiFi de qualidade, a sua videochamada será excelente.

Contudo, é o plano de dados que nos oferece suporte em viagens e mesmo no deslocamento para casa, quando temos tempo para começar uma conversa por horas. Neste sentido, o Duo ainda funciona como o concorrente FaceTime, da Apple, presente de forma nativa nos iPhones.

duo ligacao problemas
A qualidade de vídeo varia bastante: se você estiver em uma rede WiFi vale a pena, senão é puro incômodo / © AndroidPIT

Será que o Duo deveria ser um app nativo do Sistema?

O Google Duo é simples de usar, intuitivo, mas ainda não é eficiente. O consumo de dados é alto, a qualidade dos vídeos depende diretamente de quão boa será a sua conexão com a internet. Logo, se você possui um plano de dados econômico, poderá gastá-lo em poucos minutos de uso do app. No entanto, adicionando a opção de realizar chamadas via internet apenas por voz, sem a necessidade de vídeos, ele poderá se tornar uma ferramenta mais funcional.

AndroidPIT google duo test 7
O Duo não deve ser um app nativo do sistema como o FaceTime, pelo menos não agora / © AndroidPIT

Durante o Google I/O 2016, a equipe de Sundar Pichai anunciou o Allo, um mensageiro no estilo Facebook Messenger, que faz o uso de chatbots para entregar informações rápidas aos membros de uma conversa. Até o momento, o Allo ainda não foi lançado oficialmente, mas estou realmente curiosa para ver como este app de mensagens e o Duo poderão coexistir.

Se você me perguntar se o Duo, assim como o FaceTime, da Apple, deveria ser uma aplicativo nativo do sistema, neste momento, diria que isso significaria ter mais um bloatware do Google no meu Android que um aplicativo funcional e eficiente! 

E aí, seria este mais um bloatware ou um app realmente necessário?

37 Comentários

Escreva um comentário:
  • boa!

  • Mais um App nativo... Isso é alguma praga? Não chega de Apps que não se podem desinstalar?Os Plays todos , Hangutts etc.

  • Camila, ainda usa o Z2?

  • A Google anunciou que o Duo será nativo? Acho que não! Então espera isso pra chamar de lixo (na sua opinião) que vem instalado!

  • Só acho que não devia vir instalado nativamente, como o amigo abaixo disse, ele pode ser útil para uns e o inverso para outros, logo eu não gostaria de ter que ficar desativando o app toda vez que for configurar um novo sistema.

  • A simplicidade dele atrais usuários mais simples. Percebi que para estes apps como skype vão muito além do que precisam. Acredito que seja muito válido a iniciativa.

  • bem útil p uns, inútil p outros, e assim vai. cada um faz o uso do app que mais lhe agrada, sem essa de "mimimi não gostei, inútil". simples, apenas não baixe. isso serve p qualquer outra coisa, app. somos usuários android, temos a liberdade de fazer o que bem entendemos com nossos dispositivos. somos livres

  • como as fts enganam....

  • O Duo ainda é novo, recém lançado, vamos aguardar futuras atualizações,para poder competir de igual para igual com os outros já consagrados no mercado. Por isso o Allo, se torna mais interessante, por ter apenas chamadas. Pois vídeo, o consumo realmente é muito alto!

    Como a nossa rede móvel do Brasil, muitas vezes é ineficiente e limitada, é claro que ninguém deve usar o 3G/4G para usar mensageiros, a preferência sempre é WIFI. Aqui no Brasil, franquia de dados, é muito útil, quando você usa para entrar no Facebook por exemplo, de preferência pelo Opera Mini, pois o mesmo otimiza 90% os dados, ai sim se consegue um período maior de uso de internet.

    Ou seja, redes móveis no Brasil, só serve se souber usar, senão haja pacote de dados e quando mais precisa fica sem!

  • Pra mim, mais do mesmo! Instalei e tal, mas continuo com meu Skype :)

  • Estou usando pois não gosto do Skype.
    Não creio que seja um bloatware, mas vai de cada um, é útil pra uns e inútil pra outros.

  • fiz o teste com ele e não tenho o que reclamar a qualidade de vídeo se manteve estável sem lags ou travamentos lembrem-se que as duas pontas da net ou rede 4g dois dois pontos se não estiverem estável vai dar problema com qualquer aplicativo de conversa, seja texto ou vídeo.

  • Eu fiz um teste de qual usa mais internet no WIFI, a minha namo tem 15 MB e eu tenho 20 Mb, o duo usou na média de 500kbps e o messenger do face usou em media 124kbps , o messenger consome menos internet mas consome mais bateria

  • O único pró deste app, é a qualidade de imagem que ele consegue manter. Porém no primeiro dia, a imagem caia direto, tornando frustrante a experiência no primeiro dia, mas no dia seguinte já foi possível realizar chamadas. Porém ele é simples demais, mas demais mesmo. Não tem praticamente nenhuma opção, somente seus contatos e a última chamada realizada.
    Para mim não havia necessidade nenhuma do duo, sendo que ele podia ser integrado ao allo. É apenas mais uma vaidade do Google.

  • Será que o ANDROIDPIT não tá exagerando nos títulos com perguntas? Será que vale a pena essa apelação por acessos?! Poxa. Conteúdo vocês têm, vamos maneirar! 😉

  • "E aí, seria este mais um bloatware" - Sim. "Ou um app realmente necessário?" - Não.

  • Acho que o problema é o alto consumo de dados. Para os nossos padrões fica difícil usá-lo, deve ser por isso que o Hangout não deu certo.

  • Camila Rinaldi.... Musa do Android Pit!! 😍😍😍

  • "navegar entre as câmeras frontal e traseira. Isso faz todo o sentido, visto que você pode explorar muito mais do seu espaço e compartilhar muito mais detalhes do ambiente em que se encontra.." Aplicativo n°1 da mulher ciumenta, não vai da nem pra enrolar hahahaha

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi