A Google ainda é uma startup quando o assunto é hardware

AndroidPIt google pixel 9893
© nextpit by Irina Efremova

A Google é uma empresa de software e soluções para web, mas também investe pesado em hardware. Cinco anos atrás, a Google anunciava uma série de dispositivos, entre estes o recém atualizado Google Glass. O desenvolvimento dos óculos de realidade aumentada da gigante das buscas pode ter estagnado, porém, muitos outros dispositivos assinados pela empresa chegaram ao mercado nos últimos anos e servem de plataforma para os serviços da Google.

A Google é uma subsidiária da empresa matriz Alphabet, fundada em outubro de 2015, que inclui outras empresas como Calico, DeepMind, X, Google Fiber e Nest Labs. Dito isso, neste artigo não vou falar sobre o Projeto Loon ou sobre as câmeras de segurança, termostatos ou alarmes de fumaça da Nest, mas sobre os produtos da Google.

De acordo com a Wikipédia, por definição, a Google é uma empresa de software e hardware:

A Google Inc. é uma empresa multinacional especializada em serviços e produtos voltados para a web. Isso inclui tecnologias de publicidade online, busca, computação em nuvem, software e hardware.

Essa definição é, claramente, confirmada no site oficial da empresa, na sua lista de produtos. Entre o Google Allo e Duo, Google Fotos, Maps e Chrome, e o Google App, temos a seção dedicada para os dispositivos do Google: Pixel, Home, Daydream View e Wifi. Assim, a Google também é uma empresa de hardware.

Produtos Google hardware
A Google também é uma empresa de hardware / © Google

Contudo, se levarmos em consideração o investimento da equipe da Google em software e soluções web, o projeto de negócio da empresa em cima da publicidade e seu motor de buscas, conferir o título de empresa de hardware à Google não é assim tão óbvio.  Por um bom tempo, a gigante das buscas se manteve em segundo plano, atrás de empresas como Samsung, HTC, LG ou Huawei, por exemplo, em parcerias como a construção dos smartphones Nexus ou dos notebooks conhecidos como Chromebook. 

Porém, no ano passado, com o anúncio dos smartphones Pixel, designados pelos executivos da empresa como "os primeiros smarphones do Google", as coisas começaram a ficar mais claras. No entanto, tivemos vários capítulos até chegar a conclusão de que a Google realmente é uma empresa de hardware.

Compra e venda da Motorola

Em 2012, a Google adquiriu a Motorola Mobility por 12,5 bilhões de dólares. Esta compra foi seguida de uma grande expectativa, visto que naquele momento não se tratava apenas da compra de uma empresa, mas toda uma divisão habilitada a construir dispositivos móveis.

No entanto, em 2014, a desenvolvedora do Android anunciou a venda da unidade de aparelhos celulares Motorola para a Lenovo. O acordo foi fechado por cerca de 3 bilhões de dólares, o que evidenciou o interesse da Google sob as patentes da Motorola mais do que uma intenção de fabricar seus próprios aparelhos.

Com a compra da Motorola, a Google passava a ter o direito sob mais de 17 mil patentes que a empresa possuía. Destas, apenas 2 mil foram repassadas para a Lenovo. Vale lembrar que, na época, a intenção era fortalecer o sistema operacional Android e não ter problemas com processos e outras medidas judiciais por conta do uso de determinadas tecnologias.

Chegada do Chromecast

Em parceria com grandes fabricantes de smartphone do mercado, em 2010, a Google desenvolveu o Nexus One e, assim, estabelecia a própria série de smartphones rodando a versão mais pura do seu sistema operacional, o Android. Porém, foi com o anúncio do Chromecast, que vimos a gigante das buscas assinar, distribuir e comercializar o seu próprio produto: Chromecast by Google.

androidpit Chromecast 2015 5
O Chromecast é um dos dispositivos mais populares da Google / © NextPit

O sucesso do Chromecast podia ser antecipado, afinal de contas, a Google colocava no mercado um dispositivo super barato (em comparação com qualquer smart TV), que funcionava como uma pen drive e permitia transformar qualquer TV com entrada HDMI em uma TV conectada. O gadget foi inclusive comercializado no Brasil, país que pouco pode aproveitar dos dispositivos da Google.

Antes, com a Google TV, depois chamada de Android TV, tínhamos a parceria de fabricantes como a Sony, que fabricava o hardware e assinava o projeto. Com o Chromecast passamos a ter mais do que apenas a marca Google em um aparelho, mas o design, a criação e a logística de distribuição e comercialização realizados pela companhia.

Chegada dos dispositivos Pixel e da divisão de hardware

A linha Nexus foi substituída pela série Pixel em 2016. Com isso, a Google também criou uma divisão de hardware liderada por um velho conhecido: Rick Osterloh, ex-presidente executivo da Motorola na época em que a fabricante ainda estava sob o guarda-chuva da Google.

Apesar do Google Pixel e Pixel XL terem sido feitos a duas mãos (leia-se em parceria com a HTC), a única logomarca impressa no aparelho é o "G" de Google. Como dito acima, no palco da apresentação oficial, o Pixel foi chamado de "o primeiro smartphone da Google".

Isso deixou bem claro que a gigante das buscas já pode ser considerada uma empresa de hardware. Assim como a Apple, que desenvolve o software e projeta o hardware do iPhone, porém monta em parceria com outras empresas, como a Foxconn. O caso da Google não é tão diferente, mas ainda precisa ser visto em uma escala menor, pois a Apple controla de perto a fabricação da própria CPU, por exemplo, enquanto a gigante das buscas faz uso do processador da Qualcomm em seus smartphones, por exemplo.

A distância aumenta ainda mais se colocarmos a Google ao lado de fabricantes como a Samsung e a Huawei. Em comparação com essas duas empresas, a Google pode ser considerada uma startup na área de hardware (levando em consideração o desenvolvimento de dispositivos do Google, sem considerar o construção de servidores).

A Google está mesmo investindo em hardware?

Não existem dúvidas de que os produtos da Google estão integrados ao nosso dia a dia. Seja no serviço de e-mail, pesquisa, localização e navegação, o sistema operacional que dá vida ao seu smartphone ou ao seu televisor. A frase "dá um Google" já virou sinônimo de pesquisa. O que ainda temos que nos acostumar é com o fato da Google ser também uma empresa de hardware. O que pode passar despercebido, em especial, nas regiões em que dispositivos como Pixel, Home e Wifi não estão disponíveis.

Olhando para trás, em 2012, o então CFO da Google, Patrick Pichette, afirmou que e empresa era provavelmente uma das maiores empresas de hardware do mundo. De acordo com entrevista ao canal Wired, Pichette havia dito que "existia um certo mito de que a Google não sabia nada sobre hardware", mas que a empresa era uma das grandes jogadoras nessa área:

Nós somos grandes em hardware. A Google constrói servidores em uma fábrica que, com certeza, a torna uma das maiores fabricantes de hardware do mundo. Nós conhecemos hardware. Nós sabemos muito sobre flash. Nós sabemos sobre equipamentos. Nós conhecemos a cadeia de fornecimento.

Sim, a gigante da internet também conhece hardware, e muito bem. Com o investimento em setores como Inteligência Artificial (AI), Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR), cada vez mais plataformas usarão a internet de maneiras diversas e, como a estratégia de negócio da Google é baseada na rede, é inevitável que a empresa comece a criar raízes na construção dos chamados "dispositivos do Google". 

Para difundir a Google Assistente (IA), os engenheiros desenvolveram o Google Home. Para padronizar a realidade virtual, temos um óculos "democrático", o DayDream View. Para otimizar a experiência com estes e outros serviços dependentes da internet, temos o Google Wifi. Para ter o Android na sua essência, temos o Google Pixel. 

Investimento em hardware está na agenda do Google, disso não tenho dúvida. A grande questão ainda é solucionar problemas de distribuição. Os smartphones Pixel estão disponíveis em pouquíssimos países, o mesmo acontece com o Google Home, Daydream View e Google Wifi. Mesmo na Alemanha, desde o início das vendas da linha Pixel, os usuários sofrem com a falta de aparelhos em estoque.

Logo, não se deixe enganar pela incompetência logística ou (des)interesse de competir abertamente com suas parceiras, mas a Google também é uma empresa de hardware, mas que ainda jogo na base das startups.

Ir para o comentário (42)
Camila Rinaldi

Camila Rinaldi
Head of Editorial

10 anos de experiência testando smartphones e outros gadgets. Mesmo tendo mergulhado de cabeça no ecossistema da Apple recentemente, o Android ainda é uma das minhas paixões. Já fui editora-chefe do AndroidPIT e Canaltech no Brasil, hoje escrevo para o mercado dos EUA. Me chama no Twitter (@apequenarinaldi)!

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
42 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Chris 23
    Chris 04/07/2017 Link para o comentário

    A Google é uma gigante que parece avançar aos poucos, mas a cada dia fica mais onipresente em todos os campos da tecnologia.


  • Kevin Couto 21
    Kevin Couto 04/07/2017 Link para o comentário

    Pixel será o único smartphone que comprarei daqui em diante, pois não vejo mais nada interessante, senão o Pixel. Por exemplo a Motorola: dividiu seus aparelhos em milhares de linhas (G, Z, C, E, F, H, I, J, K..), e com a Samsung não é diferente. Não vejo mais tanta evolução assim nestes smarts, a não ser o Moto Z, com seus Mods, mas tirando isso, O Pixel é o melhor smartphone. O Google fez um ótimo trabalho, combinando hardware e software de ponta... Sendo assim, esperemos pela segunda versão.


  • Daniel Bevilacqua 4
    Daniel Bevilacqua 03/07/2017 Link para o comentário

    O Google já passou da fase de startup graças a popularização do Chromecast, e com o Google pixel , já passa a ser uma empresa de hardware consolidada, porque são produtos muito bem elaborados.

    Marcelo Roder FerreiraConta desativada


  • 60
    Conta desativada 03/07/2017 Link para o comentário

    Uma pena que o hardware do Google ainda é uma realidade distante dos brasileiros e que não vejo previsão de aproximação.

    Marcelo Roder FerreiraChrisKevin Couto


    • brunohrstk 16
      brunohrstk 04/07/2017 Link para o comentário

      seria de mais uma Google store no Brasil.

      Marcelo Roder FerreiraConta desativada


  • Juliano Olivetti 27
    Juliano Olivetti 03/07/2017 Link para o comentário

    O Google na minha opinião já é excelência em hardware com seus poucos dispositivos, poucos esses muito bem avaliados e construídos. Mas parece ter escolhido seguir com um crescimento orgânico, sem muita pressa, o que na minha opinião só aumenta o destaque da marca e protege a imagem da empresa dos riscos de um crescimento desenfreado.

    Kevin CoutoConta desativada


  • Victor Lima 78
    Victor Lima 03/07/2017 Link para o comentário

    Chromecast e pixel... eu quero

    Marcelo Roder FerreiraAdilson MagalhãesJorge L. MachadoConta desativadaConta desativada


    • 60
      Conta desativada 03/07/2017 Link para o comentário

      Todos queremos mas nem sempre podemos...

      Marcelo Roder FerreiraVictor Lima


  • 76
    Conta desativada 03/07/2017 Link para o comentário

    Google gosta de fazer coisa que não vai funcionar ou ninguém vai querer comprar. Ainda bem que tem uma fonte de renda inesgotável para se aventurar nessas bobeiras, caso contrário já estaria falida.

    Marcelo Roder Ferreira


  • Phelipe B. 67
    Phelipe B. 03/07/2017 Link para o comentário

    Para o hardware da Google fazer o sucesso que merece, falta a Google expandir sua área de atuação para outros mercados como o nosso.

    Conta desativadaFernando LimaJorge L. MachadoConta desativada


  • Deivis Schuman 124
    Deivis Schuman 03/07/2017 Link para o comentário

    Creio que ela ainda está aprendendo, quando se trata de hardware!
    Já surgem os primeiros "frutos" porém ainda tem muito que aprender!

    Conta desativadaNanderson Tavares Ormindo


  • 35
    Maicon Bruisma 03/07/2017 Link para o comentário

    Devo discordar. Analisando partes separadas como o Home e o Pixel, sim, a Google está um pouco atrás da concorrência (diga-se Amazon e Apple), porém é o primeiro passo, literalmente, algo como uma startup de fato, mas alguns níveis acima. Analisando como um todo, a Google meio que sempre conseguiu acertar em hardware, levando aquela margem de erro que toda empresa tem, no caso do Google foi o Glass, em geral a Google tem feito um bom trabalho em hardware, basta ver o Chromecast, que virou referência, o mesmo vale pro Daydream View, e o Pixel que virou referência em câmera, graças ao software que é algo que o Google manda melhor ainda. É questão de tempo pra empresa começar a espalhar seu hardware em conjunto com seu software, ela percebeu que AI First é o que há e vai usar o que tem para dominar, conectando tudo, e aproveitando a bobeira que a MS tá dando.

    Leandro


  • Nanderson Tavares Ormindo 44
    Nanderson Tavares Ormindo 03/07/2017 Link para o comentário

    Na minha opinião, a jogada da Google em relação ao hardware, foi simplesmente aprender a dominar grande parte dos hardwares e não fabricá-los por si própria. Como exemplo disso tudo é o Android, o sistema que domina uma grande porcentagem dos aparelhos móveis que conhecemos, que independente de fabricá-los ou não, as grandes fabricantes de smatphones e tablets consolidam essa parceria com a Google, para obterem sucesso com seus gadgets utilizando o sistema mais popular do mundo, e isso fez com que a Google se tornasse uma das maiores em hardwares também.

    Contudo, se hoje você é um fabricante de smatphones e a Google lhe faz uma parceria de contrato que á partir de agora você irá fabricar smartphones com apenas a marca Google com todo o projeto que a própria Google lhe concederia para fabricá-los, e com todo o sucesso em software que a Google possui, você não abriria mão de sua marca estampada nesses gadgets pelo sucesso nas vendes do mesmo?

    Então, como eu disse, na minha opinião o que ocorre para a gigante "G" é isso, simplesmente o fato de ser dona do software mais popular do mundo que domina a maior porcentagem dos "hardwares" existentes no mundo e não grande fabricante dos mesmos.

    Conta desativadaFernando LimaAdilson MagalhãesLeandroDeivis Schuman


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 03/07/2017 Link para o comentário

      Belo comentário brother Nanderson

      Nanderson Tavares Ormindo


  • Neto Castro 52
    Neto Castro 03/07/2017 Link para o comentário

    Concordo. Mas quem sabe daqui uns anos ela não faça como Samsung e de um nome a seus hardwares próprios.

    Conta desativadaConta desativadaDeivis Schuman


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 03/07/2017 Link para o comentário

      Sim brother! Falta muito isso!

      Conta desativadaConta desativadaNeto Castro


      • Neto Castro 52
        Neto Castro 03/07/2017 Link para o comentário

        Falta sim. Samsung pode ter uma subsidiária que fabrica os seus hardwares, mas tem (isso não é uma afirmação, não pesquisei só estou supondo). E pode ser qualquer empresa que esta debaixo do nosso nariz e nós achamos que é a Samsung que fabrica num lugar próprio só seu. Muitas empresas hoje preferem terceirizar o trabalho e colocar seu nome. Google pode fazer isso.

        Deivis SchumanConta desativadaConta desativada


      • 76
        Conta desativada 03/07/2017 Link para o comentário

        Praticamente todas as empresas terceirizam seu trabalho, principalmente com o surgimento dos chineses que trabalham por prato de comida. Desde o carro que você compra, até o canal que você assiste, tudo passa por terceirização. No Brasil isso é ainda mais comum, pois nossas leis trabalhistas são ridículas, não as leis, mas a aplicação delas por juízes que sempre estão do lado do empregado como se o patrão fosse um vilão. Com isso, a terceirização é a melhor saída para quem quer ser empresário.

        Marcelo Roder FerreiraDeivis SchumanConta desativada


  • 16
    Vince 03/07/2017 Link para o comentário

    Eu achei muito caro o Pixel para confirmar siderarmos uma startup!

    Marcelo Roder FerreiraDeivis Schuman


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 03/07/2017 Link para o comentário

      Caro mesmo!

      Marcelo Roder Ferreira


  • Daniel 70
    Daniel 03/07/2017 Link para o comentário

    Não vai demorar muito pra Google estabelecer excelência em software e hardware.

    Adilson MagalhãesConta desativadaLuiz de SáFernando LimaConta desativadaDeivis SchumanConta desativada


    • Neto Castro 52
      Neto Castro 03/07/2017 Link para o comentário

      Se isso acontecer da Google ter uma excelência em software e hardware, bem sincronizados sinceramente acho que ou a Apple muda totalmente ou sera soterrada pelo Android.

      Adilson MagalhãesConta desativadaDanielConta desativadaDeivis Schuman


      • Deivis Schuman 124
        Deivis Schuman 03/07/2017 Link para o comentário

        Tbm penso o mesmo que o brother Neto disse!

        Conta desativadaDaniel


      • Daniel 70
        Daniel 03/07/2017 Link para o comentário

        Concordo Neto /Deivis

        Deivis SchumanConta desativada


      • 76
        Conta desativada 03/07/2017 Link para o comentário

        Não é o objetivo da Google fazer concorrência para a Apple dessa maneira, pois ela perderia parceiros gigantescos como a Samsung, Lenovo, entre outros. O negócio da Google é ganhar dinheiro com sua loja vendendo aplicativos para os bilhões de smartphones que rodam Android e não fabricando alguns milhões de Pixels ou seja lá o que for.

        Marcelo Roder FerreiraDanielDeivis SchumanNeto CastroConta desativadaConta desativada


      • Neto Castro 52
        Neto Castro 03/07/2017 Link para o comentário

        Sim mas eu apenas fiz uma uma suposição. Sincronizar hardware e software resultaria no Android perfeito. -Ou não-

        Conta desativadaDaniel


      • Neto Castro 52
        Neto Castro 03/07/2017 Link para o comentário

        Mas acho que ela so vai focar no software mesmo. Ótimo software.

        Conta desativadaDaniel


    • 76
      Conta desativada 03/07/2017 Link para o comentário

      Não acredito, Daniel. Eles só dão fora nessa área.


  • Wagner Silva 5
    Wagner Silva 03/07/2017 Link para o comentário

    A Google desenvolveu o seu próprio hardware para o aprendizado de máquina já que as placas de vídeo que haviam no mercado para processar cálculos vetoriais não era a solução para tal .

    Marcelo Roder FerreiraFernando LimaDeivis Schuman


  • Júnior Silva 10
    Júnior Silva 03/07/2017 Link para o comentário

    Muito bom texto! Como o Gerson S disse, Apple e a Microsoft são especialistas em hardware, questão de tempo para Google crescer nesse setor tbem!
    Obs : Eu realmente não sabia que tinha um app do AndrodiPit Brasil rs, dei uma pesquisa na Google Play e me deparei com o app, cheguei nessa notícia pela notificação do app, que por sinal é muito bom! E gostei muito pelo fato de notificar sobre novas matérias! Então, obrigado!

    Deivis SchumanConta desativada


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 03/07/2017 Link para o comentário

      Classifico o App do Androidpit como mediano brother!
      Falta corrigir algumas coisas ainda e implementar outras. E no próximo mês de agosto vai fazer um ano que ele não é atualizado!

      Conta desativadaAdilson MagalhãesConta desativadaNeto CastroFernando Lima


      • 76
        Conta desativada 03/07/2017 Link para o comentário

        O pessoal mete o pau no app do AndroidPit, por isso nunca instalei no meu smartphone. Prefiro acessar pelo computador usando adblock porque a página também é péssima. Até hoje não resolveram isso.

        Deivis SchumanConta desativada


      • Deivis Schuman 124
        Deivis Schuman 04/07/2017 Link para o comentário

        Tbm só acesso pelo meu PC brother!

        Conta desativada


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 03/07/2017 Link para o comentário

    Muito interessante esse artigo. Acredito que o big G , de certa forma, preferiu "terceirizar" a ter uma marca própria de dispositivos, e assim ter mais ases na manga para, investir em novos produtos.

    Conta desativadaDeivis SchumanNanderson Tavares Ormindo


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 03/07/2017 Link para o comentário

      Faz sentido brother!


  • Gerson S ✠ 21
    Gerson S ✠ 02/07/2017 Link para o comentário

    Excelente texto. A Apple e a Microsoft são especialistas em hardware. E quando chega o Pixel no Brasil?!?!

    Deivis SchumanNanderson Tavares OrmindoJúnior SilvaCamila Rinaldi


    • 36
      Jonscravit 02/07/2017 Link para o comentário

      Chromecast, e o Pixel do google são provas de que google ainda é "startup"... te fala heim
      google melhorou sistemas e soft que são mais importantes que hardware... só falta falar que Apple é rainha do hardware

      Marcelo Roder FerreiraDeivis Schuman


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 03/07/2017 Link para o comentário

      Não acho a Apple tão especialista assim não!
      E nem a Microsoft tbm!

      Marcelo Roder FerreiraConta desativadaNeto CastroFernando Lima


      • Neto Castro 52
        Neto Castro 03/07/2017 Link para o comentário

        Pra mim Microsoft atua muito bem na área de software. Perfeitamente bem eu diria. Hardware, não sei não.

        Conta desativada


      • 36
        Jonscravit 08/07/2017 Link para o comentário

        Microsoft bem na area de soft? com windows pesado e que vc ainda tem de pagar 400 reais por sistema num mundo onde só ela ainda vende, Microsoft ta presa na decada de 90


    • 76
      Conta desativada 03/07/2017 Link para o comentário

      Especialista em hardware é Samsung, Lenovo, HP, Asus, Sony, Sandisk, Intel, AMD e etc. Apple é só montadora - ela compra as peças e monta seu aparelho na China - e a Microsoft também. O que as duas realmente fabricam?

      Marcelo Roder FerreiraNeto CastroConta desativada


      • Neto Castro 52
        Neto Castro 03/07/2017 Link para o comentário

        Consumidores haha.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.