O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
303 Compartilhados 52 Comentários

Acabou: Google revela que não irá lançar mais nenhum aparelho Nexus

Desde que os primeiros rumores sobre a criação de uma nova linha de smartphones com o selo do Google começaram a circular pela internet, muitos usuários já imaginavam que o próximo passo da gigante das buscas seria acabar com a série Nexus. Pois bem, esse dia chegou e, oficialmente, o Google resolveu se pronunciar sobre o fim da série que durante muitos anos levou vários entusiastas da tecnologia ao delírio.

A notícia chega logo após o anúncio dos novos Pixel e Pixel XL, quando jornalistas que estavam presentes no evento de lançamento questionaram o Google sobre os planos da empresa para a série Nexus. Segundo o Google, a empresa não tem planos de lançar nenhum produto Nexus pelos próximos anos, marcando assim o fim de uma família composta por oito smartphones que carregam o Android puro.

AndroidPIT Nexus 5X 8925
O Nexus 5X não possui o Pixel Launcher e talvez nem venha a ter / © AndroidPIT

O programa Nexus existiu, sobretudo, para que o Google pudesse instruir diversas fabricantes a como desenvolver o melhor hardware para o Android. Os produtos que levam o selo da série promoviam uma forte integração entre os recursos do sistema e o hardware. Além de servirem como ''laboratório" para novas versões do SO, os Nexus conseguiram ao longo dos últimos anos atingir diferentes faixas de preços. 

Contudo, a exclusividade desses produtos e o forte apelo ao software puro nunca foram suficientemente convincentes para que outros perfis de usuários pudessem se interessar pelos Google Phones. Por muitas vezes os Nexus foram ignorados por grande parte dos usuários, que preferiram procurar por opções que acompanhavam outros tipos de extras e recursos, como os Samsung Galaxy.

BS
Bruno Salutes
O jogo de interesses entre o Google e as fabricantes também impediu que os smartphones Nexus fossem mais populares.
O que você acha?
342 participantes
50
50

Basicamente, o grande público dos Nexus sempre foram os entusiastas e os fãs de tecnologia móvel. A limitação que envolve os interesses das fabricantes e a atuação das mesmas em alguns mercados também era outra pedra no sapato da Google. Aqui no Brasil, por exemplo, apenas três aparelhos Nexus foram vendidos oficialmente entre o período de 2010 e 2016.

O futuro incerto dos Google Pixel

Os novos Google Pixel contam com software puro, acompanhado por recursos exclusivos e chegam ao mercado internacional com hardware e preço competitivo. Contudo, se repararmos bem na proposta do Google para estes dispositivos, podemos notar que os diferenciais dos Pixel são basicamente os mesmos que separavam os Nexus dos demais smartphones do mercado.

Logo, a promessa do Google em torno desses aparelhos são as mesmas: software puro e exclusivo, recebimento de atualizações antecipadas e exclusividade de compra. Com isso os novos smartphones do Big G podem ir de encontro com as mesmas perspectivas da linha extinta, como o mesmo público e as mesmas limitações de mercado. Se isso acontecer, o Google terá feito apenas uma mudança simbólica de nome.

ANDROIDPIT pixel event 9
O Pixel XL é o maior dos dois modelos, com 5,5 polegadas de tela / © ANDROIDPIT

É claro que o Google tem todas as chances de virar esse jogo, principalmente se a empresa se comprometer a expandir a oferta dos novos aparelhos. Isso inclui, obviamente, levar os Pixel aos países que estão em abstinência de Google Phones, como o Brasil. O modo de compra também merece passar por uma repaginada, visto que muitos usuários não estão habituados com a Google Store e preferem comprar no varejo ou em operadoras.

Você já usou um aparelho Nexus? Acha que os pixel terão um sucesso diferente dos modelos Nexus?

Fonte: The Verge

Os comentários favoritos dos leitores

  • Ronaldo Correia há 2 meses

    Essa notícia não causará muito impacto aqui, visto que o último nexus lançado em solo tupiniquim foi o nexus 5. Quem quiser uma experiência próxima dos nexus, terá que se conformar com os smartphones da linha moto (que são ótimos).

52 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi