O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
302 Compartilhados 28 Comentários

Como usar o Google Fotos: guia completo com todas as funções

O novo Google Fotos foi apresentado durante o Google I/O 2015, e introduziu novas ferramentas e possibilidades. O simples aplicativo para compartilhamento de fotos se tornou um serviço completo, que inclui backups ilimitados, versão web, e uma gama de soluções inteligentes. Para você tirar o máximo proveito do novo serviço, resolvemos preparar um guia completo sobre como utilizar o Google Fotos. Confira mais detalhes no artigo abaixo.

Não se preocupe caso você nunca tenha utilizado o Google Fotos, elaboramos esse guia exatamente para orientá-lo sobre todas as novas funcionalidades do serviço. Aprenda a realizar o upload de todas as suas fotos diretamente do seu Android ou computador, além de outros recursos nativos do aplicativo.

Google Fotos: Primeiros passos

Ao instalar o Google Fotos pela primeira vez, o aplicativo irá fornecer algumas opções para backups e sincronização automática. Realize a configuração e, em seguida, aguarde até que suas imagens sejam exibidas em uma nova galeria dentro do aplicativo. O Google Fotos foi projetado para ser simples e intuitivo, portanto, o menu ao lado esquerdo do aplicativo centraliza todas as funcionalidades que o serviço oferece.

A opção "Assistente" funciona de forma semelhante ao Google Now, oferecendo cartões com alertas de ajustes e recursos que podem ser explorados, como a criação de um clipe com suas fotos. O item "Coleções" permite a criação de álbuns e filmes em ordem cronológica, além de colagens e animações no estilo GIF.

teladefotosdogoogle
Menu do Google Fotos centraliza todas as opções do novo serviço. / © ANDROIDPIT

Para visualizar todas as imagens disponíveis no Google Fotos, toque nos três riscos no canto superior direito da tela e selecione o modo de visualização "por mês". Ao selecionar uma imagem, ela será exibida em tela cheia e aparecerão opções para compartilhamento, remoção e edição.

teladefotosdois
Google Fotos: visualização por mês no modo horizontal. / © ANDROIDPIT

Como poderíamos esperar do Google, a opção de pesquisa funciona de maneira excepcional. Toque na lupa localizada no canto inferior direito e realize pesquisa por lugares ou coisas, que serão identificadas em suas fotos e retornaram como resultado. Toque em qualquer uma das categorias exibidas para expandir a seleção. Você também pode procurar por datas, pessoas e estabelecimentos comerciais utilizando a lupa de pesquisa. Casos suas fotos tenham nomes genéricos ( exemplo: IMG-9878), digite qualquer letra ou número para que os resultados semelhantes sejam exibidos.

Google Fotos: Edição e compartilhamento

A maioria dos recursos para edição de imagens do Google+ foram transferidos para o novo Google Fotos. Selecione qualquer imagem e, em seguida, escolha o ícone em forma de lápis que aparecerá na parte inferior da tela. Você poderá escolher a opção para edição desejada, como ajuste de brilho e cor, deslizando horizontalmente entre as opções.

Entre as opções você encontrará a ferramenta "auto correção", que ajusta automaticamente os níveis de brilho, saturação, contraste e sombras da imagem. Caso nenhuma alteração tenha agradado, selecione a opção "redefinir" para voltar ao estágio inicial da imagem.

teladedicaogooglefotos
Google Fotos: ferramentas para edição de imagens. / © ANDROIDPIT

O último ícone das opções para edição permite corta e girar a imagem selecionada, rotacionando a foto em diferentes ângulos. Como mencionado anteriormente, você pode cancelar todas as alterações realizadas na imagem através do botão "redefinir".

O compartilhamento de imagens se tornou mais simples no Google Fotos. Selecione a imagem que deseja compartilhar e clique no primeiro ícone que aparece no canto inferior esquerdo. Uma gaveta aparecerá com diversas opções de compartilhamento, como gerar um link, enviar por e-mail, WhatsApp, Facebook, e outros aplicativos compatíveis que estejam instalados em seu dispositivo. A opção gerar link permite que o destinatário visualize e baixe a imagem, e nada mais.

comaprtilhamentogooglefotos
Google Fotos: ferramenta de compartilhamento. / © ANDROIDPIT

A página inicial do Google Fotos exibe o botão "+", que permite a criação de novos álbuns, filmes, histórias, animações e colagens de suas fotos. Cada opção se comporta de maneira diferente, portanto, o Google Fotos exibe um guia que auxilia na criação do item selecionado.

Google Fotos: Versão web

O Google Fotos possui uma versão otimizada para navegadores, que pode ser acessada através do endereço: photos.google.com. Todas as fotos sincronizadas no dispositivo são exibidas na versão web, no entanto, não é possível criar histórias e colagens com suas imagens diretamente no navegador. A interface e o modo de navegação da versão web é semelhante ao aplicativo, com os mesmos contextos e disposição de informações. 

capturadogooglefotosweb
Google Fotos: versão para navegadores. / © ANDROIDPIT

A parte superior dispõe da lupa para pesquisa, que pode ser utilizada com os termos que mencionamos acima. Além disso, você poderá encontrar um botão de upload à direita da caixa de pesquisa, que permitirá o envio de fotos armazenadas em seu computador ou a partir de qualquer unidade USB conectada.

enviodearquivosgooglefotos
Google Fotos: upload de imagem direto do navegador.  / © ANDROIDPIT

A versão web fornece acesso ao Google Drive, permitindo a criação de uma pasta do Google Fotos para que você consiga visualizá-las entre suas pastas do Drive. Você pode utilizar essa opção para sincronizar as fotos de seu computador diretamente na pasta do Google Fotos dentro do Drive, caso seja necessário. Todas as opções para edição de imagem também estão presentes na versão web.

edicaowebgooglefotos
Google Fotos: ferramentas de edição estão presentes na versão web. / © ANDROIDPIT

Finalmente, e um tanto confusa, existe uma opção na versão web que permite visualizar as imagens armazenadas no Google Drive dentro do Google Fotos. Essa opção simplesmente exibe as imagens que ainda não foram transferidas para o novo serviço de fotos, sem a opção de edição. 

O aplicativo "Fotos" foi atualizado nas últimas semanas, e recebeu todas as funções que citamos nesse tutorial. No entanto, caso você não tenha o aplicativo em seu dispositivo poderá realizar o download através do botão abaixo.

Google Fotos Install on Google Play

Este artigo foi escrito em parceria com David Nield do AndroidPIT.com.

Você usa o Google Fotos? O que achou dos novos recursos?

28 Comentários

Escreva um comentário:
  • Não consigo colocar uma música q não seja a opção deles no meu vídeo ou filme. Alguém pode me ajudar?

  • Olá... alguém sabe se existe a possibilidade de eu compartilhar mais de um album ou todos ao mesmo tempo? Por exemplo, no serviço de fotos da apple, sei que existe a possibilidade de adicionar membros da familia que terão acesso as pastas que você permitir. Eu tenho dezenas de albuns que gostaria dar acesso a minha esposa, mas não gostaria de fazer isso um por um... se alguem puder ajudar, agradeço!

  • Eu uso o PICASA e achei o Google Photos muito inferior.
    Só de não ter a opção de organização por pastas já perdeu para o PICASA, além de ter menos recursos.

  • Faltaram duas informações importantes:
    1 - Agora uma foto apagada permanece por um mês na lixeira do Photos, então cuidado ;-)
    2 - Junto com o Photos a Google lançou o Google Photos Auto Backup (veja em photos . google . com / apps), que faz o upload automático das fotos armazenadas em pastas específicas do computador. Uma mão na roda para quem tem câmera digital.

  • Parabéns equipe ANDROIDPIT pela matéria super útil, pois esclareceu vários mitos sobre o google fotos q antes me faziam não gostar do app mais depois desse tutorial vou passar a usar o app!!
    🔝🔝🔝🔝🔝🔝🔝🔝🔝🔝🔝🔝🔝🔝🔝🔝🔝

  • Alguém que tem fotos salvas no Google Drive tentou subi-las pro Google Fotos e elas não apareceram ?
    Fiz isso, e as fotos não apareceram no Google Fotos. Estou achando que ele detecta fotos repetidas, e não mostra. =(

  • Edição, não. De fato, a Google oferece o Snapseed pra isso.
    De resto, o novo Fotos ficou 10.

  • Achei o App muito lento pro meu moto g 2013... comecei a usar e logo desinstalei

  • Show!!
    gostei

  • Só falta opção de proteção com senha e organização por PASTAS

  • Precisamos mandar através desse app é um feedback (em ajuda) para vir com opção de SENHA.

  • Ótimo, joinha e tals, mas a sincronização por pasta inexiste, mistura tudo pelo menos no android, aí vc que se vire pra visualizar as 3000 pics upadas.

  • Eu subi algumas fotos com meus filhos mas não consegui organizar de modo a pesquisar pelos nomes deles. Imaginei que fosse ter uma opção de marcar rostos. Se tem, não encontrei. No texto do post está dizendo que dá para pesquisar por pessoas. Como?

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi