O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 5 Compartilhado Sem comentários

Google Glass sem reconhecimento facial

A Google anunciou ontem, na página do Project Glass no Google+, que não adicionará a função de reconhecimento facial a seus aparelhos sem que políticas de proteção à privacidade estejam em prática: ao que parece, essas políticas não estão. Obviamente o discurso deixa aberta a possibilidade de a função vir a ser parte dos dispositivos da Google - principalmente do Glass - no futuro.

google glass white small
Glass by / © google

Existem várias ressalvas quanto ao uso do Google Glass no dia-a-dia, como a capacidade de filmar e fotografar sem demonstrar que o está fazendo - ainda que isso não seja exclusivo aos óculos - e a questão de reconhecimento facial é realmente grande aqui. Já existem 2 projetos que utilizam a função: o MedRef for Glass, uma ferramenta para médicos que reconhece o paciente pelo rosto e armazena as informações médicas referentes àquele paciente; e um API de reconhecimento facial do Lambda Labs. Agora esses dois infringem a nova política da Google para apps:

Não use a câmera ou microfone para fazer referência cruzada e para apresentar informações imediatas de identificação pessoal de qualquer outra pessoa que não o usuário, incluindo reconhecimento facial e impressão de voz. Os aplicativos que fazem isso não serão aprovados neste momento.

Óbvio que por ser uma plataforma aberta, não há como a Google banir completamente nenhum app, já que com alguns hacks é possível instalar Glassware que não seja aprovado. Claramente a decisão da Google de criar e anunciar a nova política deve-se, ao menos em parte, à crescente pressão e desconfiança de alguns setores sobre os usos do Glass: um grupo de congressistas americanos pediu formalmente à Google que informasse sobre as consequências que o uso do aparelho terá sobre a privacidade das pessoas, se a “nova tecnologia poderia violar a privacidade do americano”.

google glass facial recognition
Apenas 'olhando' para a pessoa, poderíamos puxar todas as informações disponíveis sobre elas. / © google

Essa pode ser uma questão complicada para a Google, que mantém sua política de ser aberto, mas ao mesmo tempo, precisará ter um controle maior sobre o que pode e o que não pode ser instalado em um Glass. Boa parte dessa desconfiança vem da novidade, da incerteza sobre o produto. Privacidade sempre foi um problema para a gigante de buscas, e acho que esse é apenas um percalço que logo será superado; ou talvez os ludistas ganhem dessa vez.

Veja aqui o que já escrevemos sobre o Google Glass.

Quanto tempo acham que levará para um app de reconhecimento facial apareça? Eu acho que em 3, 2, ...

 

Fonte: Project Glass

5 Compartilhado

Sem comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi