O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
9 min para ler 31 Compartilhado 8 Comentários

Google I/O 2013 - O que esperamos do evento para desenvolvedores do Big G

O Google I/O é um daqueles eventos que, quando acontecem, mudam alguma coisa no status quo da tecnologia. Para quem é usuário Android isso é ainda mais claro, visto que novas funções são agregadas ao OS, novos dispositivos impulsionam a pesquisa e o preço acessível e, acima de tudo, inovam a maneira como nos comunicamos no mundo. Assim, o evento para desenvolvedores da Google gera uma série de expectativas sobre aquilo que podemos ver no mercado nos próximos meses e, por isso, agora você confere uma lista de possibilidades que a gigante das buscas pode apresentar na próxima quarta-feira. Confira!

Google i o 2013
O Google I/O acontece de 15 à 17 de maio e pode ser acompanhado ao vivo em todo o globo. © Developers Google

Abaixo, você acompanha uma lista com os possíveis tópicos da apresentação principal do time da Google, que ocorre amanhã, dia 15 de maio, em São Francisco, nos EUA. Lembrando que, apesar de não contarmos com a possibilidade de apresentação de uma nova "sobremesa" - como o Android Key Lime Pie -, a Google possui sempre uma carta extra na manga, assim, não pense que você ficará desapontado. Além disso, Sundar Pichai, vice-presidente senior do Android deu a entender que o evento desta semana será focado nos desenvolvedores, logo, teremos muitas novidades em relação aos serviços oferecidos pela Google.

1. Google Wallet

Ao que tudo indica, podemos ver o serviço de cartão de crédito, o Google Wallet, ter o seu anúncio oficial no I/O. Nos últimos dias muito se falou a respeito deste sistema de pagamento alternativo, especialmente pelo fato de que poderemos ver o serviço associado ao PayPal. No início deste mês, o site Google Operating System identificou evidências de que o PayPal pode se tornar um método de pagamento opcional e já está incluído no sistema do Google Wallet, mas, aparentemente, ainda não está implementado ou habilitado. Por isso, as chances de vermos este cartão de crédito anunciado no I/O são bem grandes.

2. Google Mapas

Ainda com base no reporte do Google Operating System, a empresa de Mountain View está projetando uma nova interface para o Mapas. As principais mudanças estariam relacionadas à barra e filtros de pesquisa, às recomendações do Google+ e mais ênfase ao mapa em si. É impossível não perceber que todas estas melhorias estão diretamente relacionadas ao uso do serviço em dispositivos móveis. Outro ponto interessante de se notar também é que muitas destas mudanças possam estar ligadas à experiência do usuário com o Glass, outro projeto que deve ser bastante explorado no I/O este ano.

new google maps
Será que as mudanças do Mapas estão diretamente relacionadas ao uso do Glass? / © Google

3. Google Games - central de jogos da Google

Uma das expectativas para a principal apresentação do Google I/O é o anúncio de uma central de jogos da Google localizada na Play Store. Um dos indícios é que já no primeiro dia da conferência temos cinco sessões inteiramente dedicadas a jogos para Android. Go devs! Outro ponto a se levar em consideração é a recente contratação da Google: Noah Falstein. Apesar de ainda não estar bem claro qual é o trabalho de Falstein exatamente, este designer profissional de jogos pode ajudar no desenvolvimento dessa central de jogos para Android.

Você gostaria de ver uma central de games para que os usuários e jogadores possam centralizar informações, salvar jogos, interagir com outros usuários ou mesmo conferir a pontuação dos amigos? Ao que tudo indica a Google quer criar o próprio "Game Center" - central de jogos da Apple.

google play games 1
Até que enfim a Google pode estar trabalhando em uma central de jogos, o Play Games! / © Android Police

4. Babel

Google Talk, SMS, Google Hangout, Google Voice... A lista de vários serviços de notícias do Google é muito longa, mas, felizmente, a empresa já está trabalhando no Google Babel, um serviço de comunicação que unifica todos os feeds de notícias e notificações. Muitas informações sobre o "Babel" já vazaram na rede, mas amanhã podemos ver como o recurso funcionará na prática. 

Está espécie de multiplataforma de comunicação pode ainda se chamar "Hangout" ao contrário de "Babel" e podemos dar as nossas boas-vindas ao serviço a partir de amanhã, que tal?

5. Homepage para o Google Now

Ao que tudo indica, a Google está desenvolvendo uma forma de oferecer o Google Now na sua homepage. O código de uma página de teste da empresa deixou clara a intenção da gigante das buscas sobre o possível serviço para desktop. Assim, o Google Now pode ficar disponível para além dos sistemas Android, iOS e Chrome, ou seja, será um recurso acessível a todos os usuários de internet. E aqui, volto a bater na tecla de que muitos dos serviços da Google estão caminhando do mobile para o desktop e, acima de tudo, as melhorias parecem uma consequência da experiência da equipe com o Google Glass.

6. Android 4.3 Jelly Bean

Desde o lançamento da Jelly Bean, todos os usuário vem se perguntando sobre quando veremos a versão Android 5.0, alguns deles aliás parecem estar descrentes de que a Google realmente traga a Key Lime Pie em 2013. A JB veio como Android 4.1 e estamos caminhando entre 4.1.2, 4.2, 4.2.2... há algum tempo e, ao que tudo indica, vamos continuar nestas pequenas atualizações, pois a Google não vai trazer à luz versão 5.0 no Google I/O deste ano.

O fato é que a marioria dos telefones não está rodando com a versão Android 4.2 ainda, o que levou o time do Android a puxar o freio de mão para dar mais tempo para as fabricantes atualizarem os seus dispositivos e evitar ainda mais o problema com a fragmentação do OS. Aliás, o próprio Sundar Pichai, o novo chefe do Android, afirmou à Wired que este é um momento em que estão sendo lançados novos produtos e não caberia uma nova versão do sistema operacional.

Por outro lado, a Google também não afirmou nada sobre o lançamento de uma atualização do Android Jelly Bean para a versão 4.3 no I/O, esta questão foi levantada pelo Android Police com base no registro do servidor do Nexus 4 e Nexus 7 rodando o OS atualizado. A Redditor também alegou encontrar provas sobre a atualização 4.3.

7. Nexus 4 com memória interna de 32GB e LTE

Não espere por um novo dispositivo Nexus, pois ao que tudo indica teremos uma nova versão de 32GB do LG Nexus 4, com suporte 4G e rodando com a versão Android 4.3 Jelly Bean. Esta atitude pode deixar alguns usuários que gostariam de ver um Nexus assinado pela Motorola um pouco frustrados, porém, depois de alguns fiascos na distribuição do Nexus 4, talvez o Big G tenha agora tempo para colocar um número maior de Nexus 4 no mercado, já que a demanda pelo mesmo não parece terminar.

Você ficaria frustrado com a apresentação de uma variante do Nexus 4 em detrimento ao novíssimo Nexus 5?

8. X Phone

Nos últimos tempos vimos uma grande movimentação em torno do Motorola X Phone, considerado o primeiro carro-chefe da Googlerola para 2013 e, por isso, as expectativas estão correndo altas. Porém, parece que não teremos nem menção honrosa do aparelho no Google I/O. Há pouco tempo, o site Rbmen divulgou o benchmark de um dispositivos identificado como Google X (possível X Phone) e, uma das carcterísticas deste smartphone seria rodar com a versão Android 5.0.1, ou seja, se as chances de vermos a Key Lime Pie no I/O em 2013 são remotas, as chances de vermos o X Phone caminham ao lado.

A previsão é de que veremos o Motorola X Phone ou Google X lançado no final do ano, próximo a novembro, o que coincide com a possibilidade da Google lançar uma nova versão do seu sistema operacional.

9. Novo Nexus 7...

A próxima geração do Nexus 7 também virá em parceria com a Asus e pode trocar o processador Tegra 3 da Nvidia pelo Snapdragon S4 Pro da Qualcomm. Além disso, o display terá uma resolução de 1.920 x 1.200p (WUXGA) e usará tecnologia LTPS, teremos uma câmera traseira de 5MP e câmera frontal HD, bateria de 4000mAh com suporte para carregar Qi Wireless e, assumindo que a Google vai aguardar para colocar uma nova versão do seu OS no mercado, este pode ser o dispositivo usado para identificar o que teremos de novo na versão Jelly Bean 4.3.

Assumindo que veremos este dispositivo amanhã, podemos ver diversas melhorias com relação a atual geração do Nexus 7:  câmera traseira, maior resolução de tela, mesmo processador do Nexus 4 e carregamento via Wireless. E o melhor de tudo isso é que o preço deste novo tablet será de apenas 199 dólares. 

10. ... Queda dos preços do atual Nexus 7

Com o lançamento da nova geração do tablet Nexus, esperemos uma queda nos preços do atual Nexus 7. Porém, alguns rumores sugerem ainda que o próximo Nexus 7 chegue ao mercado à 149 dólares e que as vendas do modelo antigo sejam cortadas. Caso isso aconteça, os atuais concorrentes do Big G no mercado de tablets, como Kindle Fire e iPad mini, já não terão frente, aliás o iPad mais barato sai por 300 dólares.

11. Notícias sobre o Google Glass

Google Glass video
A apresentação do Project Glass pode ser um dos pontos altos do I/O novamente. / © Project Glass

Google Glass não sai da primeira páginas dos sites de tecnologia ao redor do mundo, o motivo é porque estamos cada vez mais próximos do lançamento do dispositivo e, com isso, estamos mais próximos de interagir com um dos aparelhos mais curiosos da nossa época. Assim como aconteceu no Google I/O do ano passado, também estou apostando em uma apresentação ainda mais frenética com o objetivo de mostrar todas as possibilidades do Glass.

Porém, devido a toda a pesquisa investida pela equipe de Sergey Brin, neste ano teremos um contato mais real com esta tecnologia, visto que saberemos como funcionará, com quais comandos, entrada e saída de dados, enfim, parece que o projeto se tornou palpável finalmente.

Neste sentido, se eu fosse você, prestaria muito atenção nesta apresentação, pois prevejo um futuro tanto para mobile quanto para desktops onde muitas das referências usadas em novas tecnologias terão como base a experiência com o Glass, especialmente em termos de uso intuitivo das ferramentas. 

12. Nexus Q

A Google parece ter uma relação amor e ódio com o Nexus Q, lançado no Google I/O de 2012, mas que teve a venda descontinuada por problemas como a falta de recursos e software. Porém, as expectativas são de ver a orbe funcionando e deixando de ser apenas "peça" decorativa na Google Play Store. Na realidade, esta seria uma ótima oportunidade para a Google ressuscitar o dispositivo com uma nova roupagem, integrando diferentes dispositivos Android.

Google Glass
Ver o Nexus Q funcionando de fato como uma central para integrar dispositivos Android seria uma boa novidade no I/O. / © Google

Como sempre, o AndroidPIT fará a cobertura do Google I/O 2013, por isso, fique ligado aqui no site! Levando em consideração estes 12 tópicos, qual deles você realmente deseja ver no dia 15? Você incluiria mais alguma sugestão a está lista? Deixe-nos saber o que você pensa nos comentários abaixo.

31 Compartilhado

8 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi