O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 320 Compartilhado 93 Comentários

Aposto que este aplicativo pode aposentar outros três no seu celular!

Ah, o Google Keep! Lembro quando o Google o anunciou há três anos. Na época, tive o mesmo pensamento que você deve estar tendo agora: mais um app inútil de notas. Resolvi adotar o Keep e não penso em largá-lo tão cedo. Claro, se você me indicar um app tão bom quanto o Keep, vou experimentá-lo, mas antes, quero mostrar os motivos que me fizeram adotá-lo.

O aplicativo de notas perfeito

O Google Keep é o aplicativo equivalente ao Notas, do iOS, e também ao OneNote, do Windows Phone. Essa é a solução desenvolvida pelo Google para os usuários do Android, voltada para quem quer fazer anotações rápidas e até mais complexas. 

A primeira coisa que me chama atenção no Keep é o fato de tudo virar nota. Sim, fotos, rascunhos escritos à mão e textos digitados podem ser reunidos dentro do app. Aliás, você nem precisa se preocupar em rabiscar ou digitar alguma coisa. Dentro do Google Keep existe uma função que transcreve em texto palavras identificadas pela câmera do celular.

No Keep tudo vira nota

Sim, basta apontar para um livro ou cartaz - em qualquer idioma - para que o Keep converta aquilo que é visto pela câmera em texto (requer o Google tradutor instalado). Obviamente, essa função requer uma iluminação ideal para funcionar, mas funciona. Façam o teste.

googlekeepapp
O Keep é o aplicativo de notas desenvolvido pelo Google / © ANDROIDPIT

Adeus gerenciadores de tarefas e lembretes

Os benefícios do Keep não se limitam apenas as anotações. Se você utiliza organizadores de tarefas e aplicativos que criam lembretes com alertas, pode encontrar no Google Keep uma solução que reúne o melhor dos dois mundos. Você pode, por exemplo, criar um alerta para uma nota ou para um lembrete, que também podem ser transformados em listas.

Se no meio da sua lista você quiser fazer um check list, basta selecionar a função que adiciona os quadrados marcáveis na nota. Pronto! Imagens e anotações manuais também podem ser adicionadas em lembretes. Assim, você poderá inserir uma captura de tela do mercado ou loja que você irá e, em seguida, fazer sua lista de compras.

googlekeeplistsapp
O Keep mantém notas, lembretes e tarefas ornagizados / © ANDROIDPIT

Sincronização com todas as letras

Como qualquer outro produto do Google, o Keep mantém seus dados sincronizados com o Gmail. E não para por aí. É preciso dizer que o Keep não está limitado ao seu smartphone, visto que o Big G desenvolveu uma versão completa e muito funcional que roda em qualquer navegador de internet.

Você pode usar o Keep em seu laptop, desktop ou até mesmo no seu browser do celular. Se não gostar, basta excluí-lo e tudo voltará ao normal.

Você pode usar o Keep em seu laptop, desktop ou até mesmo no seu browser do celular
googlekeepweb
O Keep roda no navegador de internet / © ANDROIDPIT

A compatibilidade entre serviços do Google e aqueles de armazenamento em nuvem são pontos fortes do Keep, principalmente o modo colaborativo. Você pode adicionar um amigo para colaborar online com a sua nota, basta inserir seu e-mail e aguardar a aceitação do convite. A partir daí, vocês dois poderão escrever, alterar e editar uma anotação em tempo real.

O Google Keep converte notas e as envia diretamente para o Google Docs, o que para o meu uso foi essencial. Alguns  dos meus contatos não tinham o Keep instalado ou não podiam colaborar online, assim, conseguia enviar o link de compartilhamento do arquivo hospedado no Docs para que eles pudessem visualizar a partir de qualquer navegador de internet.

Vale a pena usar o Google Keep?

Pessoalmente, sim. O Google Keep foi capaz de aposentar apps que estavam instalados no meu smartphone e que faziam coisas iguais. A grande sacada do Keep é que ele não fica devendo em nada para o Wunderlist, para o OneNote ou, dependendo do seu nível de uso, até para o Evernote.

De qualquer maneira, baixe-o e experimente esse e outros recursos que a mim foram muito úteis. Se você já utiliza o Keep, por favor, deixe sua opinião sobre o app nos comentários abaixo.

Google Keep – notas e listas Install on Google Play

E aí, qual aplicativo igual ao Google Keep você me indicaria? Você usa aplicativos de notas, listas e tarefas no seu smartphone?

320 Compartilhado

93 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi