O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 177 Compartilhado 104 Comentários

O Google precisa publicar a sua "lista da vergonha" o quanto antes

Em maio último, a agência de notícias Bloomberg informou que o Google tem um ranking em que mostra quais são as fabricantes que mais demoram para atualizar o Android em seu smartphones. Na época, o assunto ganhou um certo buzz, mas depois arrefeceu. Será que não é a hora de voltar a ele e liberar a tal relação de uma vez?

O Nougat (7.0), a nova versão do Android, está prestes a ser lançada, mas muitos nem sequer ainda têm o Marshmallow (incluindo eu) em seus smartphones. Logo, é difícil ficar por dentro dos avanços do Android quando você se sente em uma linha do tempo paralela, onde a última versão do SO do seu aparelho foi lançada há dois anos. 

O mais preocupante é que as versões defasadas da plataforma deixam os dispositivos defasados. Não deveríamos esperar a chegada de uma brecha crítica de segurança para que as fabricantes coloquem a proteção dos seus usuários como o primeiro ponto da sua lista de prioridades. 

AndroidPIT Android Nougat 9734
É difícil se empolgar com uma nova versão do Android, quando você nota que está preso em uma edição defasada do SO/ © AndroidPIT

São muitos os motivos que fazem com que as atualizações demorem tanto para chegar. Mas também há bom sinais que mostram que o Google está fazendo avanços na direção correta. Mas, quando tantos de nós levamos quase um ano esperando o Android Marshmallow e quase um terço dos usuários do SO estão, ainda, "presos" ao KitKat, está claro que é preciso fazer mais.

google android fragmentation july 2016 4
Já se passaram dez meses desde o lançamento do Marshmallow e menos de 14% dos usuários Android desfrutam do sistema / © Google

Com a versão final do Android Nougat sendo lançada, provavelmente, em setembro, este é o momento perfeito para que o Google pressione as fabricantes de maneira mais visível, deixando claro que os usuários do seu sistema estão em primeiro lugar. Os lembretes educados já não são suficientes: a Big G precisa publicar a sua lista da vergonha.  

Opinion by Chris Marshall
A chegada do Android Nougat é o momento perfeito para o Google publicar a sua "lista da vergonha" 
O que você acha?
50
50
899 participantes

Supostamente, o Google tem a sua "lista da vergonha" preparada. Agora, ele precisa apenas reunir a coragem necessária para publicá-la e fazer com que os usuários saibam qual a real importância que cada fabricante dá ao processo de atualização do Android. Talvez essa seja a única maneira das mesmas sentirem a pressão necessária para acelerar o processo.  

E você, acha que um dia o Google e as fabricantes de smartphones vão resolver de vez o problema das atualizações do Android?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Lucas Goulart F. há 5 meses

    Acho que não. LG e Asus conseguem ser pior.

  • Wrecked Machines há 5 meses

    que bom vc venceu na vida

  • Nícolas Kim há 5 meses

    Isso tem pontos positivos e negativos. Eu mesmo preferia que a Motorola tivesse demorado mais a entregar o Android Marshmallow ao Moto X2, pois atualizaram antes de todo mundo mas com uma ROM toda bugada, com problemas sérios relacionados à consumo de energia e gerenciamento do processador. Essa lista alertaria para as pessoas fugirem das fabricantes que demoram a atualizar, mas não sei até onde isso é realmente um problema.

  • Emerson Morais há 5 meses

    para os fabricantes essa tal "lista da vergonha" só valeria alguma coisa se afetassem as vendas, Samsung é uma das campeãs em vendas de smartphones no mundo todo, e 90% desses aparelhos nunca passará de uma unica atualização, ou seja, só nós consumidores que podemos mudar isso

104 Comentários

Escreva um comentário:
  • Atualizações são importantes e agradáveis, mas particularmente me cansei de às vezes ter de trocar de aparelho só por esse motivo. A Samsung é a pior delas em relação às atualizações, fabricam aparelhos surpreendentes mas muito caros e se torna um absurdo o tempo todo pagar caro por smartphones da marca de nossa preferência, para termos um dispositivo atualizado. Ao contrário pra quem tem boas condições e coragem de pagar caro por um Samsung top e atualizado toda vez que o Google aualizar o Android, não terá motivos para reclamar nem da marca e nem de atualização.

  • Não sabia que o 5.X tinha se expandido tanto assim.

  • Não vai mudar nada essa lista, se você passa essa informação para um leigo ele vai cagar para isso, rodando Whatsapp e Facebook tá ótimo, e mesmo entre os mais entendidos, alguns preferem continuar em uma versão mais antiga por opção.

    CAV

  • O proprio Google poderia entrar nessa lista ao excluir o Nexus 5 para receber o Android N

    • Exato! dai vai ter nego vindo aki falar " mas o aparelho ja tem tal ano" Meu amigo nao importa quantos anos ele tenha o que importa é que ele tem hardware pra receber facil a atualizaçao

    • Se bem que o Nexus 5 ainda teve 3 anos de atualização, como os anteriores.
      Todos os aparelhos Android de OEM tem 2 anos, independente se for low, mid ou high-end. O que diferencia é a quantidade de atualizações que cada categoria recebe, que está diretamente ligado à agilidade com qual eles são distribuídos.
      Mas você tem razão, porque agora, ela decidiu que só 2 anos de atualizações do Android estão garantidas para os Nexus.

    • o Nexus 5 vai parar no marshmallow por causa da "obsolência programada". Então não chora porque ele já recebeu muita atualização

      CAV

  • Bom eu estou esperando MM para o J7, acho que quando sair vou comprar uma caixa de foguetes.

  • Vale lembrar que algums preferem não atualiza o aparelho, e que algums que estao com o KitKat, e por opção

  • Eu penso da seguinte forma, e acho estranho, a Google lança o Android 7, as fabricantes em vez de colocar os novos já com Android 7, não fazem isso, tipo assim. A Google lança o Android 7 agora, então os aparelhos vendidos e fabricados amanhã, já deveriam chegar na loja com o Android 7, pois além de não atualizar, eles vendem aparelhos com o sistema defasado.

  • Asus ZenFone 2 até hoje nada.

  • antes a samsung era péssima em atualizações do Android mas hoje em dia não tenho do que reclamar, meu s6 ja está com o marshmallow faz meses, e estou ansioso com o android 7.0

  • To com o meu moto g 2 no 4.4.4 ainda já testei o 5 e o 6,e retornei para o KitKat,melhor na minha opinião.

  • Eu tenho um Tab S2 4G 9.7' SM-T815Y no Android 5.0.2 e quero atualizar logo...

    • E já se prepare pra não ver nem a TouchWiz Grace UX muito menos o Android Nougat, pois seu "brinquedinho" corre sérios riscos.

  • Vcs podem ainda nem estar desfrutando do Marshmallow, mas eu já estou e faz tempo.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi