O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 19 Compartilhado 1 comentário

Google quer uma fatia maior da receita da Play Store

A Google Play Store teve, em maio, 350 milhões de dólares em receita (especula-se), desses, apenas 17 milhões e meio vão para a Google, 87 milhões e meio vão para operadoras e 245 milhões para os desenvolvedores de apps. A ideia é renegociar a fatia que vai para as operadoras.

O Galaxy S8 é o smartphone mais bonito que já fabricado.
O que você acha?
50
50
79 participantes
google play aniversario
Google fica com apenas 5% das receitas da Play Store. / © Google Play

Se a negociação der certo, a Play Store pode trazer até 500 milhões de dólares em lucros para a Google em 2014 de acordo com analistas. Ainda que seja uma quantia pequena para a Google, é significante para o Android, que como negócio não gera receita para sua criadora. Não é muito fácil analisar os números da Play Store, já que Google não libera dados financeiros de sua app store. Ao contrário da Apple, que durante o WWDC divulgou que já pagou 10bi USD para desenvolvedores desde o lançamento da App Store, dos queis 5bi USD foram pagos ano passaodo. Além disso, disse que esses 5bi USD são "três vezes mais do que todas as outras plataformas combinadas", e que as receitas de downloads de apps estão assim divididas: 74% iOS, 20% Android e 6% outras. Ainda que o Android não gere renda para a Google, o setor móvel gera, e muita. Seu negócio denbsp;telefones e tablets renderam ao Google mais de 8 bilhões de dólares somente no terceiro trimestre de 2012 (de acordo com o resultado financeiro apresentado pela própria empresa). É claro que grande parte desses 8 bilhões vieram de ads, princialmente de aparelhos Apple. A companhia vende aparelhos Nexus na sua loja, mas a maior parte das vendas é supostamente a preço de custo; além disso, também temos as vendas de filmes, música e livros, entretanto a Play Store ainda não é tão relevante nessas áreas.

Outro ponto importante é a Microsoft, que, de acordo com fontes, faz mais dinheiro com o Android que a Google, tudo devido aos vários acordos de licença de patentes que mountain View paga a Redmond. 

O que não entendo é por que uma parte das receitas da Play Store está indo para as operadoras. São elas quem mais lucram com o setor, cobrando por chamas, mensagens e tráfego de dados. Algo que me diz que a Apple não paga absolutamente nada pra a AT&T e outras.

Talvez agora que a Google esteja planejando lançar mais hardware próprio e que o Android está indo para além de celulares e tablets, a monetização do OS seja tão importante.

Alguém arrisca um chute para explicar tudo isso?

1 comentário

Escreva um comentário:
19 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi