Fazer o login

Registre-se para confirmar

Esqueceu a sua senha?

Faça o Login com o Facebook:

Ainda não tem uma conta no AndroidPIT? Criar conta

Google adquire direito sobre a marca Nexus no Brasil

Camila Rinaldi
3

Em 2011, a empresa Nexus Telecomunicações moveu um processo judicial proibindo a Google e a Samsung de utilizar a marca Nexus no Brasil, desde então, os dispositivos chegam ao mercado nacional usando pseudônimos, como é o caso do Samsung Galaxy Nexus que é comercializado no país como Galaxy X. Porém, segundo a equipe de comunicação da Google/Android, a situação mudou, e o Big G agora tem direito sobre a marca Nexus. Assim, em um futuro muito próximo, é possível que a gigante das buscas passe a vender dispositivos próprios através da Play Store.

nexus carbon teaser03
Google adquire direitos sobre a marca Nexus no Brasil! / © ANDROIDPIT

Até que enfim, parece que a Google vislumbrou o mercado brasileiro como uma das “meninas dos olhos” para o crescimento do Android. Na semana passada, o Magazine Luiza passou a oferecer o tablet Nexus 7 para a compra online a R$1,299 e, levando em consideração a homologação do Nexus 4 pela LG junto à Anatel, podemos dizer que a família Nexus está criando raízes no cenário local. Assim, nada mais justo que garantir o direito de marca, já que com isso a Google poderá subsidiar dispositivos, bem como colocar a venda na sua loja Android.

Sem grande alarde, no dia 28 de janeiro, a Google confirmou oficialmente a compra/licenciamento da marca:

O Google tem direito sobre a marca Nexus!

Com isso, as chances de ver um dispositivo Nexus na Google Play Store são maiores, já que a marca poderá subsidiar o aparelho por aqui também, como faz nos EUA e na Europa. Isso tornaria os smartphones e tablets da Google mais acessíveis aos consumidores brasileiros.

A questão Nexus Telecom

A Nexus Telecom, empresa de telefonia fixa, ganhou judicialmente o direito sobre a marca Nexus, em 2011, proibindo a Google de comercializar qualquer produto ou serviço Nexus no Brasil. A gigante das buscas, em parceria com a Samsung, lançou em dezembro de 2010, o Samsung Galaxy Nexus e teve que modificar o nome do dispositivo para poder oferecer o celular no país. Desde então, o chamado Galaxy X, é vendido sem subsídios da Google e pode ser encontrado em lojas autorizadas da Samsung.

Tópicos relacionados

Comentários

Escreva um comentário:
  • Marcelo Pinheiro 31/jan/2013 Link

    "A gigante das buscas, em parceria com a Samsung, lançou em dezembro de 2010, o Galaxy Nexus S e teve que modificar o nome do dispositivo para poder oferecer o celular no país. Desde então, o chamado Galaxy X, é vendido sem subsídios da Google e pode ser encontrado em lojas autorizadas da Samsung."

    Uma pequena correção... Na verdade, não existe nenhum Galaxy Nexus S. Existe o Nexus S e o Galaxy Nexus. No caso do Brasil, a disputa de nomes foi entre o Galaxy Nexus (GNex) e que ficou com o nome de Galaxy X. O Nexus S veio antes do Galaxy Nexus, na verdade.

    0
  • Fagner Pires 1/fev/2013 Link

    Houve uma pequena confusão na matéria Camila, na verdade o Galaxy Nexus que teve que mudar o nome para Galaxy X e não o Nexus S, e ele (Galaxy Nexus) fora lançado aqui no fim de 2011 e não em 2010 como ta registrado...
    Confere aí querida... :)

    0
  • Foto do usuário
    Admin
    Camila Rinaldi 1/fev/2013 Link

    @Marcelo e @Fagner, obrigado pela iluminação! Foi mal Pessoal, me enganei. O importante é que agora não terá mais este tipo de confusão, até que enfim, Nexus é Nexus por aqui também!

    :)

    0