O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 77 Compartilhado 41 Comentários

Android L: Notificações podem levar estilo dos cartões do Google Now

Conforme publicamos há alguns meses, a Google pode redefinir o atalho para configurações rápidas e utilizar o estilo dos cartões de notificação do Google Now na barra de notificações. A informação vem do Android Police, que reuniu algumas informações mais recentes sobre as novidades da UI do Android L, porém, nada aqui é oficial... pelo menos não até o Google I/O começar.

android L Quick settings teaser
© AndroidPIT

O investimento em uma nova UI para o Android já é esperado há algum tempo e depois que Sundar Pichai confirmou que veremos uma apresentação da nova versão do OS, mas teremos que aguardar alguns meses até o update ser liberado, é possível que muita coisa mude neste sentido. Fazendo uma análise sobre os últimos rumores relacionados ao Android L, parece mesmo que a Google está trabalhando em um painel de configurações rápidas mais elegante, com o objetivo de oferecer aos usuários uma experiência de uso mais profunda.

Hoje, a maioria das funções no painel de configurações rápidas podem ser ativadas e desativadas com um simples toque no Wi-Fi, Bluetooth, lanterna, brilho da tela, ou abrem o menu de configurações com um longo toque nas mesmas. Porém, as coisas podem mudar com o anúncio de uma nova interface para o painel de configurações rápidas.

android L Quick settings mockup 2
Este é um esboço daquilo que pode vir a ser o novo painel de configurações rápidas do OS Android! © Android Police

Ao que tudo indica, a partir da nova versão do software, ao clicar em um azulejo deste painel, o usuário será direcionado para uma interface com a informação especifica relacionada à telha determinada. Assim, se você pressionar o azulejo do Wi-Fi, o painel com as configurações do recurso irá se abrir no mesmo espaço, com a lista de redes e a opção para ligar ou desligar o wi-fi. Ou mesmo se você pressionar a porcentagem da bateria, vai ter uma rápida visualização dos dados de uso da bateria e assim por diante.

A vantagem desta implementação é que as notificações e definições rápidas podem ocupar o mesmo espaço visual, com um gesto na tela para trocar de uma para outra, em vez de um botão dedicado específico para isso.

Como funcionaria a nova barra de status

Quando o usuário puxa a barra de status para baixo, possui duas opções, uma é o acesso às notificações, outra o acesso às configurações rápidas. De acordo com o Android Police, o novo software deve se parecer muito com aquilo que vemos na imagem abaixo. Ou seja, quando puxamos a bandeja de notificação, os usuários serão saudados com uma sobreposição escura com cartões no melhor estilo Google Now. Agora, se o usuário acessa o menu de configurações rápidas, as notificações se juntam em uma pilha de cartões na parte inferior da tela.

android L Quick settings mockup 1
Este é um esboço daquilo que pode vir a ser a nova barra de status, de notificações e configurações rápidas do novo OS Android! © Android Police

Por fim, note o ícone de sino (que apareceu ontem no screenshots do Android L), no centro da interface de configurações rápidas. Segundo o pessoal do Android Police, isso representa um novo recurso do OS que permitirá aos usuários limitar ou prevenir interrupções de notificações.

Não sei quanto a vocês, mas se estes rumores se tornarem realidade, sinto que as mudanças que a equipe de Sundar Pichai está trabalhando para uma nova UI no Android stock são empolgantes. Mais do que um novo projeto de interface, teríamos uma experiência mais coesa com o sistema operacional, visto que os usuários não precisam saltar de tela em tela para configurar o aparelho.

E aí, você acha que esta pode ser uma das mudanças implementadas pela Google na nova versão do software?

41 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários
77 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi