O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 394 Compartilhado 119 Comentários

O Google Now Launcher vai sair da Play Store, e você não precisa se preocupar

Uma informação pegou muitos usuários de surpresa nesta última sexta-feira. Segundo informação do site Android Police, o Google irá retirar o Google Now Launcher da Play Store dentro de algumas semanas. O launcher é a preferência de muitos usuários, que provavelmente ficarão desapontados com o fim do aplicativo. Contudo, resolvi reunir aqui alguma alternativas para você não ter com o que se preocupar com a saída do Now Launcher de cena.

A informação veio do site Android Police, que teve acesso a um e-mail enviado internamente para funcionários do Google. O conteúdo desse e-mail informa que o Google Now Launcher será retirado da lojinha do Android nas próximas semanas. Logo, sobrará apenas o Pixel Launcher aos usuários.

No mesmo e-mail, o Google afirma que continuará oferecendo suporte ao app nos próximos meses, mas é esperado que o GNL não ganhe nenhuma novidade importante até se tornar obsoleto de fato. Esse suporte servirá mais para os fabricantes que utilizam o Now Launcher como base, integrando o Google Now entre as telas de início do sistema, como a Sony e a Motorola. Além disso, as fabricantes terão que remover esse launcher de novos dispositivos a partir de março, segundo informa o mesmo e-mail.

Nexus 5x pixel comparison
Pixel Launcher (esquerda) e Google Now Launcher (direita) / © AndroidPIT

O Pixel Launcher é um pouco limitado, e funciona apenas em modelos com Android 7.0 Nougat, ou seja, em poucos modelos atualmente. É claro que não existe o termo "limitação" quando falamos de aplicativos Android, visto que temos APKs e outras alternativas. Contudo, a notícia sobre o fim do Google Now Launcher pode ser ruim para usuários que não estão familiarizados com processos alternativos.

Abaixo, separei duas alternativas simples e que você pode recorrer para continuar usando um launcher diferenciado e intuitivo no seu Android:

Instale o Pixel Launcher manualmente

Você pode baixar o Pixel Launcher a partir do site APK Mirror. O arquivo é assinado pelo próprio Google, logo, as chances de danos ao aparelho são mínimas. Os papéis de parede não acompanham este launcher, mas você pode baixar o aplicativo oficial que trará os planos de fundo dos Google Pixel ao seu Android. As instruções para instalação e o arquivo APK estão neste artigo:

Este app se chama Planos de fundo, e pode ser baixado diretamente na Play Store. Ele é compatível com Android 4.1 ou superior:

Imagens de fundo Install on Google Play

Use um launcher alternativo

O Google Now Launcher foi liberado na Play Store em meados de 2013, mas, atualmente, ele não é mais a melhor opção que você pode encontrar por lá. Pesquisando, você encontrará launchers básicos e bem semelhantes ao GNL, ou até melhor. Encontrará também launchers mais completos, com mais recursos e funções de customização.

No artigo abaixo nós separamos 12 launchers gratuitos que podem servir como alternativa ao Now launcher. Você só precisa escolher o que mais te agradar:

Você usa o Google Now Launcher no seu Android?

394 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

119 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi