O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
214 Compartilhados 54 Comentários

Saiba como aproveitar os recursos do Google Now a um Toque no seu Android

Atualizado: Pesquisa por seleção de texto é adicionada à lista

O Google Now a um Toque é o recurso mais avançado do Google Now, e que realiza uma busca contextualizada com base nas informações que aparecem na tela do seu celular. Recentemente, a funcionalidade recebeu compatibilidade com a ferramenta de seleção de textos do Android. Saiba como ela funciona através da dica "Pesquisar com a ferramenta de seleção de textos", logo abaixo.

Destacar mudanças recentes

Como usar o Google Now a um Toque

Diferente do Google Now convencional, o Now a um Toque requer um dispositivo compatível, ou seja, seu celular precisa estar rodando com a última versão estável do Android. Para essa seleção de dicas, eu utilizei o Moto G4 Plus, mas outros dispositivos são compatíveis com o Now on Tap.

Se você quiser acompanhar as últimas notícias sobre o Now a um Toque e conferir mais informações sobre essa função e como ativá-la em seu celular, acesse o artigo abaixo:

É preciso que o seu dispositivo, além de compatível com serviço, esteja rodando com a última versão do App do Google, que pode ser baixado na Play Store através do botão abaixo:

Google Install on Google Play

1. Pesquisar com a ferramenta de seleção de textos

O Google Now a um Toque ganhou recentemente um recurso muito interessante. Agora, quando uma frase ou palavra é selecionada em imagens, vídeos ou textos, o serviço exibe uma opção para fazer a pesquisa pelo termo marcado na internet. Assim, se você selecionar "LG G5 SE" no meio de um artigo, por exemplo, o Now é automaticamente ativado e poderá trazer resultados relevantes.

Antes, ao selecionar uma palavra com a ferramenta do Android, o Now a um Toque precisava ser acionado separadamente para que o serviço pudesse contextualizar as informações e fazer as pesquisas. Agora ficou mais fácil, visto que basta selecionar qualquer tipo de texto.

nowaumtoquegriftexto
Ferramenta de seleção de textos do Android integrada ao Now a um Toque / © ANDROIDPIT

2. Saiba quem te ligou

O que diferencia o Google Now do Now a um Toque é que este último dispensa o uso da voz, ou seja, basta pressionar o botão home do sistema - físico ou virtual - para que seja feita uma leitura da sua tela e os resultados pertinentes sejam exibidos. Isso serve para palavras e números, como é o caso das chamadas telefônicas.

Se algum número te ligou e você perdeu essa ligação ou optou em não atendê-la, o Now a um Toque pode informar de onde partiu essa chamada. Nos testes que realizei, esse recurso funcionou melhor com telefones públicos, mas você pode tentar com números privados também. Basta abrir a tela da chamada não atendida e pressionar o botão home.

Além do local, quando possível, o Now a um Toque informa o endereço, redes sociais e até a rota entre sua localização e o endereço de onde partiu essa ligação.

nowquemteligou
Saiba quem te ligou com o Google Now a um Toque / © ANDROIDPIT

3. Descubra informações de artistas, bandas e músicas

Se você está ouvindo uma música ou assistindo um vídeo e quer encontrar mais informações sobre a banda ou o artista em questão, também poderá contar com o Now a um Toque. O mais interessante é que você não precisará sair do Spotify ou do YouTube, por exemplo, para fazer a busca pela internet. Basta pressionar o botão home que o serviço localizará as principais informações para você.

Como mencionei acima, este recurso funciona com qualquer serviço de streaming ou até mesmo com as músicas que você tem no seu celular. Abaixo, eu fiz um teste com o Play Música, que deu super certo.

nowontapmusicas
Encontre referências de músicas e artistas com o Now a um Toque / © ANDROIDPIT

4. Encontre lugares e restaurantes

Se você achou um restaurante interessante, mas não sabe qual é o seu endereço, telefone ou horário funcionamento, o Now a um Toque pode te ajudar. Para isso, basta que você tenha mencionado o local em alguma conversa, ou até mesmo encontrado-o no Facebook. No caso, eu escrevi MC Donald's, e tive como retorno o restaurante mais próximo da minha casa - há 0,5 km.

Caso eu queira prosseguir com a pesquisa, basta clicar no ícone do Google Maps exibido no card do Now a um Toque, que a rota entre minha casa e o restaurante será traçada. Se o local desejado for muito famoso é possível encontrar suas redes sociais, como canal no YouTube e conta no Twitter, por exemplo.

nowontapmacdonalds
Encontre restaurantes com o Google Now a um Toque / © ANDROIDPIT

5. Compre ingressos e assista trailers de filmes

Faça o teste: abra uma conversa no WhatsApp e digite o nome de um filme que esteja em cartaz no cinema. Assim, quando o Now a um Toque for ativado, você poderá ver a grade de programação das salas de cinemas, sites que vendem ingressos e trailers do filme desejado.

Caso o filme ainda não tenha estreado, os cards exibirão outros tipos de resultados, como o elenco completo, vídeos relacionados no YouTube e sites que disponibilizam a sinopse.

nowfilmesencontrar
Encontre filmes, trailers, sinopses e compre ingressos no Google Now a um Toque / © ANDROIDPIT

6. Crie rotas com base em vídeos e fotos do Instagram

Essa é uma das possibilidades que eu mais gosto no Now a um Toque. É possível encontrar o endereço e traçar rotas com base nas fotos e vídeos publicados no Instagram. Se a rota não for gerada pelo serviço, outras opções serão exibidas, como a página no Wikipédia relacionada, por exemplo.

Contas de artistas ou de usuários que utilizam o mesmo apelido em outras redes sociais também são identificadas. Vá até o perfil do usuário e ative o Now a um Toque a partir de lá.

nowenderecoinstagram
Encontre lugares e faça rotas no Now a um Toque através do Instagram / © ANDROIDPIT

7. Compartilhe uma captura de tela rapidamente

O Now a um Toque também pode servir como uma ferramenta para captura de telas. Para utiliza-lo desta maneira, basta acioná-lo na tela desejada e clicar no ícone de compartilhamento exibido na parte inferior esquerda do app. Em seguida, um guia com apps compatíveis para o envio do screenshot será exibido. Escolha um deles, como o WhatsApp, por exemplo, e envie.

nowscreenshots
Utilize o Now a um Toque como ferramenta para compartilhar capturas de tela / © ANDROIDPIT

De modo geral, tudo o que é exibido na tela do seu Android pode ser escaneado pelo Google Now a um Toque, desde que a imagem, vídeo ou palavra exibida seja pesquisável.

Você já utilizou o Google Now a um Toque? Conhece alguma outra dica que queria compartilhar conosco?

Os comentários favoritos dos leitores

54 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi