O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 183 Compartilhado 85 Comentários

Longe do Marshmallow: Aparentemente, todos os fabricantes amam o KitKat!

Quem dera se os lançamentos de dispositivos acompanhassem o fluxo das distribuições do Android. As atualizações por sua vez, estão cada vez mais distantes daqueles que não optaram por comprar os grandes lançamentos do ano. Prova disso são os dados divulgados pelo Google mensalmente, mostrando que o problema de fragmentação do Android está longe de ser resolvido.

Recentemente, comentei em um artigo que a compra de um smartphone Android deve ser planejada com calma (link para o artigo abaixo), principalmente quando smartphones intermediários estão envolvidos, visto que suas atualizações são incertas e dependem, na maioria das vezes, do interesse comercial do fabricante.

Os recentes dados divulgados pelo Google a respeito da distribuição do Android comprovam essa teoria: cada vez mais dispositivos são lançados com versões antigas de fábrica e ficam sem suporte do fabricante por um longo período.

Claro, os high-ends do ano recebem o update mais recente, entretanto, é possível que o foco do fabricante e de seus desenvolvedores esteja apenas nestes novos aparelhos, deixando os modelos lançados em outros períodos de lado. 

Confira abaixo os números de distribuição oficiais do Android em janeiro:

  Distribuição global
Android KitKat 4.4.4 35.5%
Android Lollipop 5.0/ 5.1 34.1%
Android Jelly Bean 4.1/ 4.2/ 4.3 23,9%
Android Gingerbread 2.3/ 2.3.7 2.7%
Android Ice Cream Sandwich 4.0.3/ 4.0.4 2,5%
Android Marshmallow 6.0 1,2%
Android Froyo 2.2 0,1%

As duas versões do Lollipop - 5.0 e 5.1 - devem ultrapassam o Android KitKat 4.4.4 em algum momento, quem sabe até o próximo relatório. Porém, não podemos ignorar o fato de uma versão lançada há quase 3 anos estar no topo entre as demais.

Particularmente, acredito que esse império do KitKat se deve ao fato da versão ter sido lançada com maior compatibilidade entre aparelhos equipados com 1 GB ou 512 MB de memória RAM. Com isso, o mercado internacional foi inundado com modelos intermediários e de entrada que, como todos nós sabemos, são os últimos na lista de prioridades de muitas fabricantes.

Qual versão do Android seu aparelho está rodando hoje? O fabricante do seu dispositivo é comprometido com as atualizações do sistema?

183 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

85 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi