O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
243 Compartilhado 196 Comentários

Queremos saber: se Google e Samsung se “divorciarem”, de que lado você fica?

Nas últimas semanas, um rumor vem ganhando cada vez mais força: a de que o Google pretende lançar em breve um smartphone 100% feito por ele. Ou seja, a empresa teria o controle tanto do software quanto do hardware. Isso, claro, não deixou as fabricantes parceiras que usam o Android felizes.

E diante dessa notícia, algumas dessas empresas já estão pensando em um “Plano B” no caso de um suposto “Google Phone” começar a roubar mercado: a Huawei já andou ventilando que estaria desenvolvendo um sistema operacional próprio;  e uma notícia divulgada pelo jornal sul-coreano Korean Times dá conta de que ninguém menos que a Samsung estaria pensando em abandonar o Android aos poucos, para se dedicar ao seu SO próprio, o Tizen. 

AndroidPIT flagship smartphones 4033
Além da Apple, o Google pode comprar briga com suas atuais parceiras / © ANDROIDPIT

Claro que isso pode ser apenas um balão de ensaio das empresas para fazer com que o Google recue da decisão de desenvolver um smartphone próprio. Afinal, competir com a própria companhia que lhe fornece o sistema operacional não é uma ideia das mais agradáveis. 

Mas, vamos imaginar o cenário de que a Samsung resolva se “separar” do Android de vez, comece a equipar seus dispositivos com o Tizen e passe a competir com o Google. Vocês já imaginaram o tamanho da queda de braço? 

Por que de um lado do corner, temos o sistema operacional mobile usado do mundo (quase 85% de participação) e que muitos estão acostumados. Do outro, a líder mundial do mercado de smartphones, com 22% de participação - sendo que no Brasil esse número sobe para 42% - e que tem uma força muito grande entre os consumidores.  

Logo, queremos saber sua opinião logo abaixo:

Se o Android e a Samsung resolverem se "divorciar" de que lado você fica?

Se quiser explicar os motivos da sua escolha, o campo de comentários é seu!

243 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • David CD há 8 meses

    Tô lendo muitos comentários dando credibilidade além do merecido para a Samsung. Mas quem era a Samsung antes do Android? Não era, e nem chegava perto de ser uma fabricante relevante no segmento mobile. Viu de longe, e babando o reinado inquestionável da Nokia. Mas aí veio o iPhone, que alcançou outros parâmetros na telefonia, e com o tempo veio o Android. Aí a Samsung veio no momento certo com a linha galaxy, e desde então virou tendência.
    Mas aí dizer que a Google vai sentir um baque, uma queda gigantesca se caso algum dia a Samsung siga um caminho bem longe da Google com o seu sistema próprio, aí é demais.
    Lembro como hj, a cagada da Nokia, com o seu symbian falido, eu era louco para ter um Android, no início, e a Nokia era forte ainda, ou seja, nenhuma marca vence o que é consolidado, atual, e moderno.

196 Comentários

Escreva um comentário:
  • Google tem vários conceitos em ajudar pessoas com serviços aplicativos.. o conceito base da Samsung seria vendas vender .....mais e mais....

  • Não uso SS pq não tem android puro, pq passaria a usar agora ???

  • Nem a Apple consegue se desvencilhar totalmente do Google, imagine a Samsung!!!

  • Seguir Samsung? Jamais! Faz Hardwares fodas, mas aplicações que não me agradam. O Touch Wyz é extremamente exagerado, escandaloso e nenhum pouco simples. Lembrando: essa é minha opinião, não precisa falar da mãe, manda tomar n sei aonde. Se vc pensa diferente, ok. Não tem problema algum, mas respeite.

  • Depois que abandonaram o S3 com pouquíssimo tempo de lançamento samsung nunca mais !

  • Com certeza ficaria com o Android! Temos que por em mente que hardware não é nada sem um bom software. Esse fator fez da Apple e Microsoft ser o que são hoje. O Google cresceu muito por causa do forte investimento e metodologia de trabalho, atraindo mão de obra jovem que sofriam com as restrições do IOS e com a dificuldade de interação e compatibilidades dos sistemas próprios dos fabricantes. A Samsung deu o tiro certo ao unir a qualidade e inovação dos seus produtos com um sistema da Google, sendo um dos primeiros fabricantes a trazer o sistema em seus smartphones. Hoje os fabricantes de hardware brigam entre si para trazer o máximo de tecnologia em seus aparelhos aproveitando todos os recursos que o sistema Android pode oferecer, e se a samsung fizer essa separação vai acabar dando um tiro no pé, pois além de investir uma enorme quantia em uma equipe para produção do seu sistema, terá que criar todo um ecossistema e parcerias com as grandes produtoras de aplicativos para brigar de frente com o IOS e Android.

  • Em smartphones, a Samsung sem o Android não é nada.
    Que isso seja só conversa.

  • Só eu achei meio obvia essa pergunta?

  • É o Windows Phone fazendo história...

  • O Windows Phone não foi pra frente devido ao boicote da Google e sem a Google fica difícil!

    • Carlos Cortegiano, por que acha que sem o Google fica difícil? Aplicativos? Não acredito que esse tenha sido o motivo principal.
      Você pode usar os serviços do Google via navegador e até substituir alguns aplicativos por outros.

      • Mesmo assim, muitos ainda acham mais intuitivo poder contar com um aplicativo que está ali, pronto para baixar e usar, do que ter que fazer isso via web browser.
        Ao meu ver, o problema do Windows é que o SO é personalizável mas até certo ponto, isto é, você não consegue fazer além do que o sistema te permite, mesmo que ele já te permita fazer muita coisa (já é melhor que o iOS, mas ainda está longe do Android nesse quesito). Até o Windows Phone 8.1, o SO, por mais funções que tivesse, ainda tinha aparência de um SO precário, simples até demais, um SO que não te passa confiança de algo completo, robusto, bem polido. E a questão dos apps também incomoda, mas se a pessoa estiver disposta de verdade a usar o SO, ela sempre dá um jeito. Quem reclama por causa dos apps é porque nunca esteve tão afim assim de utilizar o Windows Phone.

  • Rui, acho que faltou uma terceira opção na enquete.
    * Nenhum dos dois. Optaria para o que fosse melhor para mim!

    Eu votaria nela sem dúvidas. E o que é melhor para mim pode ser uma terceira via. Outro SO com outro fabricante.

    Vejo pessoas dizendo sobre o "fracasso do Windows Mobile" como exemplo do que pode acontecer à Samsung. Acredito que a maioria das pessoas que afirma isso não teve sequer contato com o sistema da Microsoft.
    Eu uso os três sistemas móveis: iOS, Windows Mobile 10 e Android.
    E, de acordo com minha experiência de uso, a classificação de "Qual o melhor SO?" a ordem é a descrita acima. O WM10 está melhor que o Android na versão Lollipop que uso.

    Se a Samsung conseguir que o Tizen seja consistente e seus aparelhos estejam bem alinhados com o sistema, pode ser uma boa opção.

    É isso Rui Maciel.
    Agora é esperar o bombardeio da galera...

  • Se a Samsung estiver mesmo trabalhando em seu próprio sistema operacional vai demorar um bom tempo até que fique fluído e consiga entregar uma boa experiência ao usuário, se conseguir é claro. É esperar pra ver o que acontece, mesmo assim não arriscaria, ficaria com o Android sem sombra de dúvidas.

    CAV

  • Será que depois do fiasco do Windows Mobile que não ganha mercado as empresas vão arriscar bilhões de dólares para desenvolver um SO que pode ser um furo na água?

  • se isso acontecer a Samsung virara uma nova nokia

  • Sei não. Se a Microsoft, que sempre foi a toda-poderosa da informática não conseguiu emplacar ainda com seu Windows mobile, tenho dúvidas se a Samsung o fará com seu sistema operacional próprio.

  • Minha resposta se resume a "Não curto a Samsung"

  • Apenas e tão somente por uma razão.
    Razão financeira. Grana.
    O Google disponibiliza seu S.O ok.
    Mas ela vende o seu S.O para às fabricantes.
    Para cada licença uma graninha. Ou vocês acham que é tudo de graça? Claro que não!
    Imaginem a Samsung colocando o seu S.O nos seus aparelhos. Imaginem o quanto em dinheiro ela vai economizar.
    Neste primeiro momento acho que o S.O da Samsung vai ser uma merda. Vai demorar para pegar, vão ter que fazer muitas melhorias, atualizações e eles querem saber de economizar.
    Os clientes vão ter que esperar melhorar, confiar na marca e a Samsung vai ter que ir levando, meio aos trancos e barrancos, mas é assim com certeza que a Samsung está pensando.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi