O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 220 Compartilhado 63 Comentários

Tudo o que o Google sabe sobre você está nessa ferramenta

Podemos dizer que o Google é conhecido por duas reputações. Uma delas é o fato da empresa ser uma das gigantes da tecnologia que oferece serviços de qualidade. Outra é a capacidade da empresa em vender dados privados com fins comerciais. Talvez, o que muitos não imaginam é que tudo o que o Google sabe sobre nós pode se resumir a página que conheceremos a seguir.

Por trás dos serviços tecnológicos está a perversidade

Como mencionei acima, basicamente, o Google tem uma fama de mau e de bom moço ao mesmo tempo. A questão da venda de dados pessoais já foi notícia pelo mundo de todas as formas imagináveis. Por mais que o Google negue e seja firme com algumas políticas de privacidade, é óbvio que uma empresa do tamanho do Big G precisa gerar algum tipo de receita a partir de seus serviços que, por sinal, são basicamente livres e gratuitos.

A estratégia do Google não é muito diferente daquilo que o Facebook faz, e nós percebemos a segmentação dos anúncios quando pesquisamos por algo na internet e somos perseguidos na redes sociais com propagandas sobre o tema. Basicamente, quanto mais essas empresas nos conhecem, mais retorno sobre o que nós gostamos ou temos interesse surgirão como num passe de mágica. 

A página "Minha atividade" é o portal da transparência do Google

Você já deve ter ouvido o termo "Não existe publicidade ruim". Podemos dizer que esse é apenas o lema da ponta do enorme iceberg que está visível para nós, visto que existem muitos segredos submersos nas águas turvas das gigantes da tecnologia. Para criar a publicidade perfeita, nossos hábitos e costumes são essenciais para que possamos ver todos os dias apenas aquilo que nos é relevante.

Aparentemente, o Google quis colocar um fim nessa imagem de explorador de informações e resolveu criar sua versão do portal da transparência. Nele, dados e todo o histórico do usuário são exibidos de forma bem organizada. A página Minha atividade concentra desde buscas no Google até os vídeos que foram reproduzidos e curtidos no YouTube.

androidpit tool myactivit
Ferramenta "Minha atividade" do Google / © AndroidPIT

O mais interessante dessa ferramenta é que ela exibe todas as ações que foram feitas com sua Conta do Google, desde aplicativos e serviços no smartphone até logins em sites e ferramentas usadas em computadores. Na minha guia, por exemplo, eu encontrei as pesquisas que fiz e os vídeos que assisti no YouTube, e tenho certeza que você também irá relembrar algumas coisas que andou fazendo recentemente.

É possível que o Google otimize essa ferramenta, assim, teremos acesso a novas informações ou mais detalhes das que já são exibidas. Um recurso bem legal do "Minha atividade" é a opção de excluir itens da lista, o que provavelmente implicará nos anúncios segmentados que são exibidos para nós pela internet - no que diz respeito as páginas do Google.

Vale lembrar que não é possível desautorizar o Google de salvar suas informações, visto que você concordou com os termos de uso e de privacidade da maioria dos serviços que estão no "Minha atividade".

O que você acha que o Google pretende com a liberação do Minha atividade? Será que a empresa quer colocar um fim sobre a fama de vilão da privacidade ou está tornando suas práticas mais transparentes?

220 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

63 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi