O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 114 Compartilhado 31 Comentários

Em breve, Google Fotos vai corrigir suas expressões faciais automaticamente

Quem nunca tirou uma sequência de fotos durante uma festa ou em outras ocasiões com amigos e familiares e, ao analisá-las, notou que não havia saído bem em nenhuma delas? Isso quase sempre acontece, principalmente nos retratos em grupo, quando não temos controle da câmera que está capturando a foto. Agora, uma patente do Google pretende pôr fim a este problema.

A gigante das buscas registrou uma patente que deve ser usada no Google Fotos, e que deverá mesclar dados de outras imagens para corrigir a expressão facial do usuário nas fotos de forma automática.

Esse tipo de recurso pode ser encontrado no Photoshop, por exemplo, ou até mesmo em aplicativos que editam imagens e tem como foco a face do usuário, como o Facetune. Entretanto, estes softwares exigem um trabalho manual, enquanto a função registrada na patente do Google pretende fazer todo esse trabalho de correção automaticamente.

O Fotos poderá armazenar informações sobre o usuário numa espécie de banco de dados interno, como acontece com o reconhecimento facial, e conseguirá substituir determinadas expressões faciais por outras. O banco será capaz de armazenar a imagem dos lábios do usuário, suas linhas de expressão, os olhos, o nariz e entre outros detalhes.

Google Photos Caching To FIx Photos
Registro da patente mostrando o recurso em ação / © What a Future

O mais interessante aqui é que, segundo informações do site Win a Future, que descobriu o registro dessa patente, será possível corrigir outras fotos usando essas informações armazenadas, e não apenas determinada sequência recente. Logo, se você tirou uma foto há três semanas e não saiu sorrindo nela como desejava, poderá corrigir esse problema usando o sorriso de outra imagem captura recentemente que você tenha gostado.

Se implementado ao Google Fotos, este recurso de correção facial com base num banco de imagens do próprio usuário será um grande extra para o app, que é um dos mais completos do momento. Recentemente, o Google divulgou alguns números sobre o Fotos, que bateu a marca de um bilhão de downloads na Play Store. Desse total, cerca de 500 milhões de usuários usam o app todos os dias e, juntos, fazem o upload de 1,2 bilhão de fotos diariamente.

E aí, será que esse recurso vai funcionar direito? Você já precisou usar algum aplicativo de imagem para corrigir expressões faciais?

Fonte: What a Future

Os comentários favoritos dos leitores

31 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários
114 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi