O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
600 Compartilhados 47 Comentários

Além de legal, novo app do Google é super útil para quem nasceu antes de 1990

Sempre carrego na minha carteira uma foto antiga da minha mãe aos 16 anos e, quando o Ricardo Leite me indicou o app Google PhotoScan pelo Twitter, não pensei duas vezes e fui provar a novidade. Antes, assisti ao vídeo promocional e pensei que a digitalização das fotos não seria tão boa quanto o teaser promocional mostrava. Contudo, o resultado foi muito melhor do que eu podia sequer imaginar.

Quantas vezes você já tentou digitalizar uma foto usando a câmera do smartphone? No drupo do WhatsApp da minha família sei que todos responderiam a essas pergunta com números de dois dígitos. E aliás, existem alguns bons aplicativos na Play Store que vão além das lentes das câmeras dos celulares. Contudo, este novo aplicativo do Google usa o um algoritmos de aprendizagem de máquina (machine learning) para montar a imagem e compensar reflexos e problemas com a iluminação.

google photoscan app 1
Fácil de usar, o PhtoScan pode ser uma mão na roda / © AndroidPIT

O app funciona em conjunto com o Google Fotos, quase como um serviço de suporte, e usá-lo é muito fácil. Depois de baixar e instalar o PhotoScan, ao abrir o aplicativo já estamos prontos para começar a digitalizar as fotos. Basta então clicar no botão para capturar a imagem, que lembra bastante o botão do Snapchat. Depois, o próprio sistema vai nos guiando pelos quatro cantos da imagem impressa para, ao final, unir todas as "peças do quebra-cabeças" em uma imagem.

Minha dica é achar um local plano, com luz decente e, de preferência colocar a foto sobre uma superfície de cor neutra. De acordo com o Google, você pode até scannear uma foto direto de um porta-retratos, em uma moldura de vidro.

google photoscan app hero
O app digitaliza a imagem e corrige as cores de forma decente / © AndroidPIT

Como disse no início deste artigo, tinha apenas uma imagem comigo no momento em que escrevi este artigo. Na foto acima, você vê a dona Beti, minha mãe, aos 16 anos. Na realidade, já estou doida para chegar em casa e digitalizar todas as minhas fotos da infância.

Como baixar o PhotoScan

O PhotoScan já está disponível gratuitamente para Android e iOS. E para começar a usá-lo agora mesmo o seu celular deve rodar com a versão Android 5.0 ou superior. Clique no botão abaixo para baixar o PhotoScan:

PhotoScan do Google Fotos Install on Google Play

E aí, você já tentou usar o PhotoScan? Você é dessa geração onde tudo já vem digitalizado?

Os comentários favoritos dos leitores

47 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi