O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
342 Compartilhados 59 Comentários

O Pixel Launcher é o que melhor justifica os novos smartphones Pixel do Google

O Pixel Launcher é o que irá diferenciar a nova série do Google, a Pixel, da anterior, a Nexus. Em menos de 10 dias, os novos Pixel e Pixel XL serão anunciados e, neste artigo, você confere tudo aquilo que já sabemos sobre o novo lançador do Google, que promete ser a alma dos novos smartphones da gigante das buscas.

O pessoal do Android Police dissecou o APK do Pixel Launcher e trouxe à luz algumas das principais características desta nova interface do usuário. Mas, antes de passar para as funções deste novo lançador do Google, vale lembrar que, assim como vimos a gigante das buscas construindo o próprio tablet, o Pixel C, também não teremos nos smartphones Pixel a famosa parceria com fabricantes que tínhamos com a linha Nexus.

Desta forma, não espero ver o Google respeitando o Android stock nos smartphones Pixel e Pixel XL, mas aproveitando para consolidar aquilo que há muito já vem tentado, ou seja, criar a sua própria skin, com ênfase no seu maior produto: a busca.

AndroidPIT pixel launcher 1
Neste momento, se pode ter uma experiência com o Pixel Launcher através de um APK ou do aplicativo Action Launcher 3, por exemplo / © AndroidPIT

Ícones circulares

Se você ainda não se deu conta disso, o formato dos ícones no Android não são unificados como no iOS. Assim, é normal termos ícones redondos, quadrados, no formato do logo do aplicativos e assim por diante. Contudo, no Pixel Launcher tudo será unificado em um design circular, muito parecido com o formato dos botões flutuantes de ação (FAB), como podemos perceber na imagem abaixo:

android nougat icones
Os atuais ícones (nas pastas) serão padronizados e receberão formatos circulares ! / © AndroidPIT; Android Police

Como podemos notar na imagem acima, alguns ícones apenas receberam um invólucro branco ao redor do atual logo do aplicativo, tais como o Play Livros, Música e Filmes. Já o Google Maps manteve as características visuais da sua versão quadrada, mas o corte passou a ser circular.

Além disso, de acordo com o pessoal do Android Police, alguns aplicativos funcionarão como uma espécie de widget, pois poderiam mostrar informações no próprio símbolo, como seria o caso do app do Calendário, que passaria a mostrar a data de cada dia. Para tanto, o ícone vem com 31 dígitos dentro do círculo.

Mas preste atenção, isso só é possível porque o Pixel Launcher e ao app do Calendário trabalham em conjunto. O lançador possui uma tecnologia identificada como DynamicIconProvider, que o permite acessar o aplicativo do calendário do Google de forma específica e solicitar os recursos necessários para montar a imagem final, exibindo a data atual. Logo, aplicativos de terceiros que não contenham tal característica não poderão fazer o mesmo. Aliás, se você possui um Mac, o recurso é basicamente o mesmo que temos no software do Calendário da Apple para computadores.

Como ainda não tivemos o anúncio oficial dos novos dispositivos Pixel, ainda é cedo para afirmar que tais novidades em relação ao design sejam exclusivas da nova série, visto que o Android puro carece muito deste tipo de unidade visual. Aliás, já escrevemos aqui no site sobre a falta de um suporte para ícones de forma nativa dos para o Google Now Launcher e espero que a equipe de desenvolvedores do Android não cometa este erro novamente.

Atalhos para funções e recursos

Falando em ícones com funções inteligentes, no Pixel Launcher os ícones oferecerão atalhos para funções e recursos do sistema. Essa função já havia sido apresentada na versão prévia do Android N para desenvolvedores, contudo, o Google removeu esta característica da nova versão final do sistema operacional. 

pixel launcher shortcut mockups
Pressionando um ícone podemos ter acesso rápido a algumas de suas funções / © Android Police

O objetivo deste recurso, identificado como Launcher Shortcuts, é permitir que aplicativos possam mostrar informações, ações rápidas e atalhos desde o ícone, sem ter que clicar e esperar o app carregar para tanto. Assim, pegando como exemplo o Google Drive, a partir do esquema montado pelo pessoal do Android Police, teríamos a chance de fazer o upload de um documento de forma rápido no Drive ao deslizar o dedo sobre o ícone do app.

Venho usando essa função há algum tempo com o Action Launcher 3 Plus e, apesar de ainda ser bastante limitada, posso ver um grande potencial aqui, especialmente para usuários do Android que não tenham um dispositivo com a tecnologia Fource Touch (ou 3D Touch, da Apple).

shortcuts action launcher 3 nougat
O app Action Launcher 3 Plus oferece o recurso de atalho nos ícones de aplicativos  / © AndroidPIT

Estes atalhos serão criados de forma dinâmica por um aplicativo e, em seguida, os usuários poderão fixá-los à tela inicial de forma permanente. Além disso, os desenvolvedores serão capazes de oferecer um backup automático dos atalhos utilizados pelos usuários em apps específicos, o que faz com que não precisemos nos preocupar em perder nossas configurações caso o programa seja removido de alguma forma.

Mudança na barra de buscas

Por último, mas não menos importante, temos a remoção da barra de busca do Google para um ícone muito melhor desenhado. Venho usando o APK do Pixel Launcher no Galaxy S7 Edge e, como podemos perceber abaixo, a UI fica muito melhor apresentada do que com a atual barra fixa de busca do Google:

AndroidPIT pixel launcher hero
Novo ícone lateral da busca do Google substituirá a barra fixa na tela inicial / © AndroidPIT

Contudo, aparentemente, a mudança será apenas visual, visto que a função de busca continuará a mesma. O que realmente será diferente é a nossa interação com a busca por voz, que necessitará de um segundo clique sobre o microfone.

A gaveta de apps

A gaveta de apps do Pixel Launcher também muda bastante daquela que conhecemos. Em vez do do botão central na parte inferior da tela, agora basta deslizar o dedo sobre a tela, de baixo para cima, para acessar a gaveta de aplicativos.

O processo é bem intuitivo e funcional como uma alternativa para não remover a gaveta de apps do Android. Na época em que os rumores sobre o Android Nougat indicavam que a gigante das buscas poderia optar por retirar esta opção da versão pura da plataforma, assim como a LG havia feito com o LG G5, por exemplo, fizemos uma enquete aqui no site. Para 46% dos 2.570 participantes, essa não seria uma boa ideia.

pixel launcher app drawer
O lançador do Pixel Launcher pode ser diferente daquele que temos no Android Nougat / © AndroidPIT

Venho usando essa opção nas últimas quatro semanas em dois smartphones e preciso dizer que essa foi uma excelente otimização do lançador, visto que para quem possui um dispositivo com uma tela grande, poder lançar a gaveta de apps sem ter que ser a partir de um botão especifica centralizado é muito melhor.

O Pixel Launcher justifica os novos smartphones Pixel

Levando em consideração que alguns destes recursos foram testados pelo Google durante a fase beta do Android 7.0 Nougat - mas que ficaram de fora da versão oficial lançada em agosto - de duas uma: ou tais funcionalidades chegam ao Android Nougat na versão 7.1, ou serão exclusivos da linha Pixel.

Se apenas os novos smartphones do Google vierem com essas funções, o Android puro estará ainda mais leve e simples, fazendo com que as fabricantes recebam um kit do Google muito mais fácil de adaptar às suas skins e, por consequência, teríamos o update do sistema, talvez, simplificado, por cortar processos da Big G no meio. Por outro lado, para contar com estas características, você teria que comprar um smartphone Pixel, ou depender de aplicativos de terceiros para ter uma experiência com alguns destes recursos, como o Nova Launcher, por exemplo.

Por enquanto, ver essas características desenvolvidas para os aplicativos do Google como estamos vendo, e uma UI focada nos serviços da gigante das buscas, o Pixel Launcher se parece muito com uma skin do Google, como temos nos smartphones de outras fabricantes, como Samsung e Sony. Logo, o Pixel Launcher é o que melhor justificaria o lançamento dos novos smartphones Pixel. O que me preocupa é que, em um futuro, ter uma experiência com o Android puro já não será mais possível devido à extinção dos Nexus.

Mas essa resposta será dada na próxima terça-feria, 04 de outubro!

E aí, você acha que estas funções serão realmente exclusivas do Google Pixel e Google Pixel XL?

Os comentários favoritos dos leitores

59 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi