O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 194 Compartilhado 117 Comentários

O Google estaria planejando o seu próprio smartphone ao lado da série Nexus

Ter o controle total no desenvolvimento do hardware e do software de um smartphone tem as suas vantagens, como a Apple já demonstrou. Isto permite um produto mais bem otimizado, com melhor desempenho. E, de acordo com o jornal The Telegraph, o Google abraçará esse conceito, trazendo um aparelho que ficará 100% sob seu crivo, fazendo companhia à linha Nexus. 

O LG G6 é o smartphone mais legal de 2017.
O que você acha?
50
50
2498 participantes

Os smartphones Nexus sempre foram considerados Android "puros", com a experiência real dos produtos Google. Mas, se olharmos bem de perto, a Big G não controlava totalmente os telefones e tablets da linha, já que os parceiros tinham maior controle sobre os componentes de hardware. 

Os dispositivos são bons, claro, mas o que aconteceria se o Google tivesse o controle total do desenvolvimento tanto do software quanto do hardware? Além de, provavelmente, trazer um aparelho com ótimo desempenho, a empresa ficaria na vanguarda de inovação, inclusive à frente dos fabricantes parceiros que usam o seu sistema operacional.

Recursos como o Projeto Tango, por exemplo, poderiam ser mais efetivos, ao invés de ficarem dependentes de modelos como Phab 2 Pro, que traz a tecnologia, mas foi fabricado pela Lenovo.

AndroidPIT Nexus family group shot
A série Nexus deve continuar / © ANDROIDPIT

Na verdade, o Google já deu os primeiros passos no caminho dos hardwares próprios, lançando o Chromebook Pixel (Pixel C), o Chromecast, o Chromecast Audio e, claro, o frustrado Google Glass.  

Além disso, o Google já tem as patentes necessárias para ter um "Google Phone" puro, já que a empresa foi dona da Motorola e ficou com uma boa parte de suas patentes, antes de revendê-la para a Lenovo. Além disso, Rick Osterloh, es-CEO da Motorola, foi trazido de volta à companhia, depois de ficar alguns meses na fabricante chinesa. Isso é um sinal e tanto. 

O que você deseja encontrar em um smartphone 100% do Google?

Mas, para desenvolver os seus próprios smartphones, o Google vai enfrentar alguns riscos. É possível que parceiros de longa data, como Samsung, Huawei, LG, HTC e outros, fiquem bem incomodados com esse plano, já que seria mais um concorrente de peso para enfrentar. Não por acaso, a Samsung já acenou que pode retomar o Tizen como sistema operacional para seus produtos. E, de acordo com rumores mais recentes, a Huawei pode ir pelo mesmo caminho.  

No entanto, para acalmar os ânimos e evitar um possível êxodo das fabricantes - e um novo caos no mercado de smartphones - Sundar Pichai, CEO do Google, já declarou repetidamente que a empresa continuará a cooperar plenamente com seus parceiros. Vamos ver o que virá pela frente.

E o você estaria disposto a comprar um smartphone "100% Google"?

Os comentários favoritos dos leitores

117 Comentários

Escreva um comentário:
  • Seria uma ótima ideia ver um aparelho feito completamente pela Google, acho que o Android seria mais otimizado!

  • não acho uma boa a Google com seu Android só faz sucesso por causa das parcerias que tem ...agora imagine cada empresa com seu SO o que seria do Android. ..A TW a muito tempo deixou de ser um problema pelo menos nos carros chefes e pelo visto nos seus intermediários ,as fabricantes modificam o Android pq acrescentam muito mais utilidades q o Android puro oferece ,tirando custo beneficio q inovação mais os MG oferecem .?

  • Se ela vier para o mercado brasileiro com aparelhos repetindo a fórmula de sucesso que utilizou para o Moto G, com ótima relação custo x benefício na época, tem tudo pra fazer sucesso.

  • Será que a compra da Motorola e o desenvolvimento dos Nexus foram apenas um balão de ensaio para o desenvolvimento do Google Phone? Interessante como o mercado vai se desdobrar com a entrada de um Player peso pesado para brigar! O que serão nossos aparelhos daqui cinco anos????

  • Eu acho que essa jogada da Google é uma burrada monstruosa.
    Os Nexus já são arquitetados/projetados pela Google, por mais que outras fabricantes sejam responsáveis pela produção (o que, no fundo, é bem melhor). Desde 2013, não vemos um Nexus digno de ser chamado de Nexus (em relação aos aparelhos anteriores), e poderiam muito bem focar em trazer a linha de volta à sua "luz", ao invés de trabalhar com mais uma opção.

    • Hum... vou fazer uma pergunta simples: quantos nexus, e quais versões você já manuseou? Me fale mais sobre a arquitetura e projeto específico dos modelos nexus feitas pela Google.

      • Olá, "Gar".
        Não sei bem qual foi o "ponto" que tentou alcançar, mas, ok.
        Já tive o finado Nexus S por alguns meses, tal como o Nexus 5. O que mais tive "experiência", foi com o glorioso Nexus 4.
        Esses (até o 5), verdadeiros Nexus.
        Desde 2014, com o Nexus 6 pela Motorola (que não era nada além de um Moto X 2014 esticado), a linha não se encontra mais.
        Ao invés de "focar" nisso, a Google parece estar planejando uma linha de smartphones, além dos Nexus, o que, ao meu ver, não é bom (necessário).

        Quanto à arquitetura e etcs(não sei o que isso tem a ver com o assunto em específico, mas)., aconselho buscar informações num site específico sobre tais tópicos. Não trabalho nos projetos para ter conhecimento sobre tais informações, infelizmente.

  • A experiência já foi mostrada com o Moto X 2013, o mais revolucionário celular Android da história.

  • Eu estaria. A questão é que não vejo a atuação do Google no Brasil, nem agora e nem a curto e médio prazo. O que ajuda em ser um telefone 100% do Google é o fato das atualizações serem mais frequentes e disponibilizadas com maior rapidez e a questão de otimização. Mas será que o Google tem uma equipe de peso e estrutura para desenvolver um smartphone totalmente dele??

    • Felipe, a estratégia usada é exatamente a contrária do que disse. Google planeja criar sua própria linha de aparelhos, porque vai fechar o cerco com relação a customizações do sistema Android, a ponto de selecionar que empresas vão ou não poder usar o sistema. Prova disso, é o avanço dos S.O. próprios da Samsung e Huawei, que já saíram do papel. Estes rumores que estou dizendo, são os que tive conhecimento enquanto ainda estava na Italia no começo do ano. E sim, Google tem estrutura pra criar seu próprio aparelho, sua própria grife e linha de modelos específicos, e uma tacada de mestre seria privar do sistema as grandes montadoras responsáveis pela popularização do Android, fazendo com que os usuários migrem para seus aparelhos porque só sabem mexer num android, e em mais nada diferente. TODOS os funcionários da Google, daqui do Brasil, da Italia, de qualquer lugar, pensam assim também. Pense nisso.
      Sou programador java mobile, desenvolvedor de apps por hobby e voluntario do projeto CyanogenMod.

  •   47

    Hummm agora faz sentido algumas das empresas lideres no seguimento Android (Samsung e Huawei) se mobilizarem para criar seus próprios sistemas

  • Podem esquecer, nada de bom vem para o Brasil... A não ser os lixos e caros. Então se querem esse, terá que importar.

  • logico

  • Esse smart feito totalmente pela Google não viria com o Android puro, pois como li em alguns sites é pra bater de frente com o iPhone, então teria que ter diferenciais que outras fabricantes não, mas se viesse com stock "mais do mesmo" uma vez que o que tem no Android puro chega aos outros por meio de atualização.

  • Pra mim tanto faz ele nao vem pro brasil mesmo !!!!!!!!!!

  • O Android Puro só tem a vantagem das atualizações e software otimizado que voa nos nexus por exemplo. Tirando isso não dá muitas opções de ajustes.

  • Aí finalmente teremos o casamento entre software e hardware que sempre foi necessário pro Android ficar perfeito :D. Se com a atual otimização alguns modelos são rápidos, imaginam quanto fizerem 100% integrados. O smartphone vai voar baixo.....

    Ps.: atualmente uso Android puro, e digo uma coisa, nada como um root e xposed que n possa resolver, adicionando qualquer função de custom ROM sem deixar o sistema pesado.(Minha opinião!!!!!)

  • O google tem respaldo pra fazer isso. A Motorola nasceu e morreu na mão dela, quem era a Motorola antes da Google comprar ela?

Mostrar todos os comentários
194 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi