Google Play Música: música e mais músicas da forma que você quiser

androidpit google play music hero 02
© nextpit

O Google Play Música é o representante do Google no acirrado mercado de músicas em streaming. Enfrentando pesos-pesados do calibre de Spotify, Deezer e Napster, o serviço da Big G traz praticamente todos os recursos de suas concorentes, incluindo o vasto acervo. Entre qualidades e defeitos, vamos mostrar aqui o que a plataforma oferece de bom e de ruim. 

Testado com Versão do Android Root Modificações Versão testada
LG G5 SE 6.0.1 Não v6 10.3018C

Funções & Utilização

Depois de dez dias testando o serviço a fundo, posso dizer sem medo: o Google Play Música é um dos melhores serviços de streaming de músicas do mercado e não fica nada a dever para rivais como Spotify e Deezer. E tudo por um preço bastante honesto para quem quer ter música 24 horas por dia. Confira os valores na seção "Relação Preço / Desempenho". 

Montar a sua lista de músicas é fácil. Basta digitar o nome do artista, álbum ou nome da música e toda obra da pessoa procurada aparecerá na tela, incluindo outros músicos com estilo similar. Quando você achar o que procura, clique nos três pontinhos do lado direito e escolha entre as diversas ações, entre elas a "Adicionar à playlist". Clicou ali, aparecerá uma tela perguntando para qual das suas playlists você deseja enviar. Escolha, clique e pronto!  

COMOMONTARPLAYLIST
Montar playlist é bastante fácil/ © ANDROIDPIT

Uma vez na sua playlist - que atende pelo nome de "Coleção de Músicas", você também pode executar uma série de ações, bastando apertar os mesmos três pontos do lado direito da tela. Reproduza as faixas aleatoriamente, em sequência, transfira para outras playlists, edite, compartilhe via redes sociais ou messengers. Enfim, o céu é o limite. 

EDITANDOAPLAYLIST
Uma vez na sua playlist, o céu é o limite/ © ANDROIDPIT

O sistema de sugestões  

O sistema de sugestões do Google Play Música é um das coisas mais legais do serviço. Ele está presente em quase todos os recursos da plataforma e seu nível de acerto na hora de sugerir artistas relacionados com as suas escolhas é bem legal. 

Dentro dessas sugestões, você pode encontrar funções interessantes como o um sistema de rádios online com músicas selecionadas por especialistas e projetadas para servir de trilha sonora durante diferentes partes do dia. Ou seja, para cada momento da semana, você pode ouvir uma seleção de canções em situações como "Divertir-se no trânsito", "Fim do expediente", "Malhar", "Dar uma relaxada" e por aí vai. 

RADIO1
O Google Play Musica monta estações de rádio baseados no momento do seu dia / © ANDROIDPIT

O sistema de rádios online também cria estações específicas baseadas no seu gosto musical. Eu, por exemplo, sou fã de bandas como Aerosmith, Led Zepellin e Beatles, além de cantores como Frank Sinatra e Etta James. Com isso, durante os meus testes, o Play Música, me sugeriu rádios tocando Bob Dylan, Van Halen, Marvin Gaye, Aretha Franklin, entre outros. Isso apareceu para mim tanto na página principal, quanto na opção "Coleção de Músicas", na aba "Estações". 

MEUGOSTOMUSICAL
Estações de rádio com artistas relacionados ao seu gosto musical / © ANDROIDPIT

E ao clicar no menu principal, você também pode visualizar as músicas mais buscadas e tocadas no serviço, além dos lançamentos. Mas, em ambos os casos, vale lembrar que eles não necessariamente correspondem ao seu gosto musical. 

Downloads

A exemplo do Spotify, o Google Play Música permite que o assinante baixe as músicas do acervo para ouvi-las no modo offline, ou seja, quando não há internet por perto ou uma rede Wi-Fi. Para executar o procedimento, basta ir até a sua playlist ou no álbum escolhido e clicar na flechinha cinza localizada no cabeçalho principal. Feito isso, o processo de download das canções é iniciado. 

DOWNLOAD3
Para fazer o download do álbum, basta clicar na flecha cinza indicada pela seta em vermelho/ © ANDROIDPIT

Nesse quesito, um diferencial bem bacana do Google Play Música é que ele dá ao usuário a opção de escolha do local onde ele quer armazenar as músicas que foram baixadas. Com isso, você pode escolher entre salvá-las na memória interna do smartphone ou no cartão microSD. Isso quebra um galho e tanto na hora de gerenciar o espaço disponível no telefone, já que você também tem apps, fotos e outros itens dentro do aparelho. 

DOWNLOAD2
O Google Play Música permite que você escolha o local de armazenamento das músicas / © ANDROIDPIT

A única ressalva na questão dos Downloads é que não é possível salvar uma única faixa a partir de um álbum buscado. Você precisa enviar a música  para a sua playlist e lá baixar a canção. O Spotify é mais prático nesse sentido, economizando cliques no processo. 

Importe sua biblioteca privada de canções para o Google Play Música sem pagar nada

Ainda que o streaming tenha chegado com tudo no mundo da música, é bem possível que você ainda tenha aquele seu iPod ou HD do PC cheio de canções e que seja difícil desapegar. E uma das grandes sacadas do Google Play música é justamente resolver esse problema. Isso porque ele dá ao usuário um lugar para armazenar, de graça, a coleção musical que ele já possui.

IMPORTARPLAYMUSICA
Importe sua coleção privada de canções para o Google Play Música / © Google

Dessa forma, o usuário poderá importar para o serviço de streaming em questão 50.000 músicas, para ouvi-las via streaming ou por download no smartphone, tablet ou outro computador em que os arquivos não estão armazenados. Sempre lembrando: "di grátis".

Para realizar a importação dos arquivos, siga os passos abaixo:

1- Faça o login no Google Play Música: Vá ao seu computador e acesse este link. Faça o login com sua conta do Google, se necessário. Você será direcionado à página inicial. Clique em “Concordar e Próximo”. 

2 - Para acessar seu armazenamento gratuito: clique em "Usar Padrão" (Standard);

3 - Adicione sua coleção musical:  O processo de configuração irá te pedir para registrar um número de cartão de crédito a fim de verificar seu país de residência, mas você não será cobrado por usar o serviço de armazenamento. Após esse passo, você terá que instalar o aplicativo Google Play Música para o Chrome, que proporciona o envio contínuo de arquivos de música. Você pode escolher enviar toda a sua biblioteca do iTunes e outros serviços ou selecionar pastas de músicas do HD. 

4 - Acesse suas músicas em qualquer lugar:  Você pode ouvir suas músicas via stream ou download em seu Android, iPhone ou tablet e também baixá-las. Todas elas também estarão disponíveis na web quando você estiver no seu computador. E quando você utilizar um computador ou telefone novo, suas músicas também irão junto. 

Acervo

O Google afirma que o Play Música tem 35 milhões de canções em seu acervo. São cinco milhões a mais que o Spotify e a Apple Music, por exemplo. Mas cinco milhões a menos que o Deezer e o Groove Music. 

Mas, a bem da verdade, é que trata-se de uma quantidade absurda de canções - seja qual for o serviço de streaming - e que vai atender a todos os gostos. Quase todos os artistas e álbuns que busquei foram encontrados. Ou seja, se quiser, você terá músicas inéditas até a oitava geração da sua família. 

Tela & Controles

O layout do Google Play Música é uma versão adaptada da Play Store. Falando assim, pode parecer que a adaptação será quase instantânea para quem usa a loja de apps do Google com frequência. Mas, ironicamente, é um pouco estranho. Isso porque sempre que usamos a caixa de busca para procurar uma música, a impressão que fica é que vai saltar um aplicativo na sua cara a qualquer momento.

É meio desconfortável, mas, claro, essa é uma impressão minha. E, vamos ser justos: não é nada que comprometa a experiência de uso. 

No mais, quando você se acostuma, todas as informações que você precisa aparecem na tela de forma rápida e simples:, caixa de buscas, atividades recentes, sugestões, rádios online, etc. Ao deslizar o dedo da esquerda  para direita na tela ou apertar a opção "Hamburguer" - aquelas três barrinhas do lado superior esquerdo do display - você terá acesso ao seu menu de usuário, onde pode ver sua lista de músicas, configurações, lançamentos, canções mais tocadas, etc. 

 

Velocidade & Estabilidade

No geral, o Google Play Músicas é rápido. A transição de músicas acontece de forma ágil e pode ser feita de diversas formas, seja no player ou simplesmente deslizando o dedo na tela, da direita para esquerda e vice-versa.

Dito isso, devo dizer que notei alguns pequenos engasgos do aplicativo quando ele troca de uma faixa para outra. Nada que comprometa a experiência de uso, mas ela está lá.

Além disso, em alguns momentos, a música simplesmente para de tocar e você precisa apertar o Play novamente. No começo, achei que fosse por causa de algum problema na internet ou do aparelho, mas isso aconteceu até mesmo em um ambiente Wi-Fi com conexão estável e em um aparelho robusto como o LG G5 SE. Mais uma vez: nada que comprometa o uso do serviço, até porque isso aconteceu poucas vezes e foi muito fácil de resolver.  

Relação Preço/Desempenho

O Google Play Música cobra uma mensalidade R$ 14,90, sendo que o primeiro mês é grátis, para avaliação da plataforma. Usuários que compraram smartphones ou tablets Samsung recém-lançados podem testar o serviço gratuitamente por três meses e depois passar a pagar o mesmo valor dos clientes regulares. 

O serviço oferece ainda o modo Plano Família, que permite ao titular compartilhar a conta com mais cinco pessoas. O preço é de R$ 22,90, sendo que o grupo terá acesso aos mesmos recursos das assinaturas individuais. E as sugestões de músicas também são feitas de forma individual. 

Um ponto negativo do serviço é que ele não oferece uma versão gratuita, como o Spotify, onde o usuário pode escutar as músicas, mas está sujeito à anúncios publicitários entre uma canção e outra. Ele tem apenas um período de testes de 30 dias para conhecer a plataforma. 

Veredito Final

No geral, o Google Play Música é um ótimo serviço de streaming de músicas e não fica com nada a dever a concorrentes como Spotify e Deezer. Tem ótimo acervo, um belo sistema de sugestão de músicas, espalhado em diversas opções da interface, rádios online bem bacanas e a possibilidade de fazer o download das canções para ouví-las no modo offline. E com o plus de poder salvá-las em um cartão microSD, algo que o Spotify não oferece, por exemplo. 

Claro que o serviço tem alguns pequenos defeitos. A navegação é um pouco confusa diante de tantas opções e você precisa de um tempo para se acostumar. Além disso, o apelo visual que remete a Play Store também causa um certo estranhamento. E ele também é acometido de pequenos travamentos. Mas, como dissemos antes, nada que comprometa sua experiência de uso. São problemas menores.

Por fim, em termos gerais, o Google Play  Música oferece uma bela experiência aos fãs de música, tanto pela possibilidade escutar suas canções preferidas, quanto pela possibilidade de descobrir novos artistas pelo seu ótimo sistema de sugestões. E a um preço bastante justo por tudo que ele oferece. 

Ir para o comentário (103)
Rui Maciel

Rui Maciel
Editor Sênior

Jornalista especializado em Tecnologia há mais de 10 anos, é fanático por Cinema e já "zerou" o Netflix. Mora em São Paulo e se apaixonou pela plataforma Android quando comprou seu primeiro smartphone com o sistema operacional - o Nexus S - em 2011. Mas sabe que cobrir o tema não teria a mesma graça se não fosse a rivalidade com a Apple.

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
103 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 16
    Conta desativada 31/01/2019 Link para o comentário

    uso freezer e o claro musica


  • 16
    Conta desativada 31/01/2019 Link para o comentário

    uso o deezer


  • Bruno L. V. Ferreira 10
    Bruno L. V. Ferreira 28/06/2017 Link para o comentário

    Experimentei quase todos. Os que mais me deixaram satisfeito foram o Deezer, Apple Music e Spotify, mas fiquei no Deezer.
    Google Play Música achei bem confuso. Napster foi o pior de todos, app travou muito, fechava do nada.


  • 2
    andrefbr 03/09/2016 Link para o comentário

    Como é o esquema de armazenar nossos mp3 na nuvem do Google Play Música? Vocês sabem? Como eles ficam dispostos lá? Os que são identificados no catálogo, ficam indisponíveis offline mesmo a gente fazendo o upload? Dá pra organizar as faixas/álbuns em pastas?

    É que tô procurando um outro serviço pra armazenar meus arquivos. O Minhateca tá me cansando.


  • Francisco Sousa 2
    Francisco Sousa 26/07/2016 Link para o comentário

    Ainda prefiro o Spotify


  • Carlos Alves 12
    Carlos Alves 15/07/2016 Link para o comentário

    Ainda não encontrei nada melhor que o Spotify.


  • Giuliano Nascimento 11
    Giuliano Nascimento 15/07/2016 Link para o comentário

    "Não há opção para ouvir as músicas gratuitamente", ou seja? #Next


  • 42
    Conta desativada 14/07/2016 Link para o comentário

    ainda prefiro o Spotify.


  • Roberto Oliveira 32
    Roberto Oliveira 14/07/2016 Link para o comentário

    Li todo o artigo, mas so vim comentar que o 9Lives do Aerosmith É UM PUTA DISCO! =D


    • 6
      Jhonatas Albuquerque 14/07/2016 Link para o comentário

      Vou ouvir no Spotify.

      Giuliano Nascimento


    • 6
      Jhonatas Albuquerque 14/07/2016 Link para o comentário

      Não tem Kkkkk me lasquei, 9lives é o nome?

      Giuliano Nascimento


    • 6
      Jhonatas Albuquerque 14/07/2016 Link para o comentário

      Voltei, tem sim, é nine lives. Kkkkk

      Giuliano Nascimento


  • Tiago Santana 17
    Tiago Santana 14/07/2016 Link para o comentário

    Eu tenho o Plano família do Google play music, acho um valor muito em conta e gosto Muito do App, só me incomoda uma coisa, as gravações de Ligações e áudio que gravo no dispositivo são reproduzidas pelo App, isso é um saco! Pode até ser que tenha alguma função no Android que evite isso, mas eu não conheço. Outro Aspecto importe desse tipo de App é o fato de Diminuírem e muito a Pirataria, isso foi sensacional! Bons serviços por preços Justo, é isso que os consumidores querem! Quem sabe as Tv's por assinatura aprendam com esses App's!

    Joseilton Malafaia


    • Edson Fernandes 3
      Edson Fernandes 22/09/2016 Link para o comentário

      Tiago, tem uma forma de evitar que esse problema de outros áudios, como gravações telefônicas e áudios do WhatsApp, apareçam no Google Play Music! Vá na pasta onde há os áudios que vc não quer que apareça e, na raiz dessa pasta, crie um arquivo de nome ".nomedia" sem as aspas claro. Pronto! Seu problema será solucionado. Eu utilizei o gerenciador de arquivos "Solid Explorer" para criar este arquivo.


  • 4
    Wamberto Nunes 14/07/2016 Link para o comentário

    Só uma correção, no Spotify pode sim salvar as músicas no cartão SD só ir em configurações armazenamento e escolher onde vc quer salvar seus arquivos de músicas.


  • Mark 32
    Mark 14/07/2016 Link para o comentário

    Já tive assinatura dos dois serviços ao mesmo tempo, porém não teve jeito, em termos de álbum o Google Play Musica é mais organizado, porém o Spotify é mais intuitivo, tem um visual bacana e rápido de mexer, sem falar no acervo maior. Além do mais fui um dos primeiros usuários do Spotify Brasil escolhido antes mesmo do serviço ser lançado oficialmente no país, sendo beta tester deles, e desde o início a empresa foi muito cordial comigo, fora o grande período que tive sem ter de pagar por assinatura, e de lá pra cá já se vão 2 anos fiel ao serviço! Então como primeira opção Spotify, como segunda Play Música.


  • Joseilton Malafaia 21
    Joseilton Malafaia 14/07/2016 Link para o comentário

    Spotify é modinha. Tipo iPhone. Questão de status, grife, nada mais...
    Quem quiser um app/serviço de música por streaming de verdade, bem pensado e projetado, vai de Google Play Music!

    Edson FernandesBruno Bornia


    • 6
      Jhonatas Albuquerque 14/07/2016 Link para o comentário

      Cara não fala bobagem. Usei o Google play music pornum ano, e mudei pro Spotify, gostei mais, é mais rápido, e mais intuitivo.

      Giuliano Nascimento


    • Carlos Alves 12
      Carlos Alves 15/07/2016 Link para o comentário

      Ainda prefiro o Spotify.


  • Renato Lima 26
    Renato Lima 13/07/2016 Link para o comentário

    prefiro o Spotify.

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.