O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
152 Compartilhado 58 Comentários

Quando a Google Play oferecerá pagamento com créditos de operadora no país?

A opção ainda não chegou ao mercado brasileiro, mas a Google Play já oferece a possibilidade de pagamento através dos créditos das operadoras em outras regiões, como a Índia, por exemplo. Desta forma, indianos já podem comprar aplicativos, livros, músicas ou alugar filmes usando o saldo da conta de telefone. E no Brasil?

De acordo com o site MediaAMA, a Índia passou a integrar a lista de países em que a Google oferece mais um serviço de pagamento na loja do Android: através do faturamento direto via operadora de telefonia móvel. A opção aparece logo abaixo dos cartões de crédito na loja e é válida para usuários de planos pré e pós-pagos. Ainda segundo o canal, esta decisão vai beneficiar mais de 240 milhões de usuários da loja naquele país.

Para poder oferecer tal opção, as operadoras e a Google entraram em um acordo, consequência de um debate que teve início em 2012. Esta opção veio da necessidade de se oferecer mais opções para usuários que não contam com cartão de crédito.

Este também é um problema que vemos no Brasil, e a Google vem, ao longo dos anos, tentando mudar tal situação, como quando introduziu a opção de compra do cartão de presente. Aliás, mesmo o cartão de débito é oferecido como opção de pagamento na Play Store nacional, mas o problema é que nesta modalidade, o usuário consegue cadastrar apenas os cartões da bandeira Elo. Ou seja, a oferta ainda é meio restrita.

Assim, muitos são os usuários que pedem pela integração do pagamento de apps e outros conteúdos via fatura da operadora. Entretanto, a Google não sabe dizer quando e se este serviço estará disponível para os brasileiros.

Se disponível, você usaria o faturamento direto via operadora para comprar apps?

Em contato com a assessoria de imprensa do BIG G no Brasil, não me foi informado nada sobre a possível oferta de mais uma opção de pagamento na loja. O que é uma pena, pois o fato de muitos proprietários de smartphones no país não terem acesso aos cartões de presente da Play Store, crédito ou débito, faz com que estes acabem baixando aplicativos pagos em sites piratas, colocando em risco a própria segurança.

Contudo, oferecer este serviço não está apenas nas mãos do Google, mas também nas da indústria de telecomunicações que, ao que tudo indica, não está se esforçando para tornar essa opção uma realidade. Além disso, as empresas de telefonia deveriam oferecer tal opção não apenas para a Google, mas qualquer outra empresa que preste tais serviços, como a Apple Store no Brasil, garantindo assim a neutralidade na rede.

Você acha que a opção de pagamento através do faturamento direto via operadora de telefonia móvel faria com que mais pessoas baixassem música e aplicativos de forma legal no Brasil?

Fonte: Google

58 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários
152 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi