O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
6 min para ler 4.857 Compartilhado 620 Comentários

Atualização da Play Store traz aba exclusiva para update de apps

Para contar com os novos recursos da Google Play Store e manter o aplicativo seguro e fluido, é preciso estar sempre com a última versão da loja do Android no celular. Neste artigo, você confere todas as grandes novidades adicionadas à Play Store nas atualizações mais recentes. Atualização: loja do Android ganha nova seção exclusiva para "atualização de apps".

Destacar mudanças recentes

Pegue um atalho 

Versão 7.7.17.O-all Versão 6.9.15.G-all
Versão 7.5.08.M-all Versão 7.0.12.H-all
Versão 7.3.07.K-all  

Google Play Store - Atualização para versão 7.7.17.O-all

Aba atualização: o recurso mais recente adicionado à Google Play Store passa a oferecer a aba "Atualização", na qual você pode ver aplicativos com update pendente ou aqueles que foram recentemente atualizados. O maior benefício disso, no entanto, está na aba vizinha: "Instalados". 

play store update tab
 / © AndroidPIT

Em "Instalados", será possível definir filtros de busca por aplicativos. Assim, temos agora a ordem alfabética, por atualização recente, usados recentemente e tamanho. Logo, você tem mais controle sobre o ecossistema de aplicativos instalados no seu smartphone e, por exemplo, pode remover os apps que estão ocupando mais espaço no seu dispositivo rapidamente.

play store install tab
Você pode conferir os apps por ordem alfabética ou tamanho / © AndroidPIT

Google Play Store - Atualização para versão 7.5.08.M-all

Aplicativos com desconto: depois de alguns testes, a equipe da Google tornou oficial uma nova função de venda na Google Play Store. A Google oferece agora aos desenvolvedores do Android a chance de mostrar liberar o download gratuito do app para os usuários por um tempo definido. A nova função já está descrita na página de suporte da loja e mostra aos programadores como fazer isso.

Ainda não existem muitos aplicativos pagos, neste momento, oferecendo tal recurso, pois o sistema de vendas estava disponível na versão beta para poucos desenvolvedores até agora. Quem quiser tornar o aplicativo gratuito, terá entre um e oito dias para fazer a promoção. Cada app poderá ter uma promoção a cada 30 dias.

De acordo com o pessoal do Android Police, os desenvolvedores sempre puderam mudar o preço dos seus aplicativos antes, mas agora temos funções que incluem suporte de forma que os preços são mostrados na Play Store. Ficando assim, muito mais fácil para o usuário encontrá-los.

google play store dias promocao
Agora você terá mais informação sobre o tempo de campanha gratuita dos aplicativos / © Android Police

Google Play Store - Atualização para versão 7.3.07.K-all

Uso de filtros: a Google Play Store passou a oferece aos usuários a possibilidade de realizar filtros para identificar os aplicativos que estes já possuem instalados nos seus smartphones a partir de listas como "Mais pesquisados". Assim, quando você clica em qualquer aba presente nesta lista, como "Top Apps" ou "Top jogos", poderá exibir os apps instalados no seu aparelho. Desta forma, você verá apenas os aplicativos que não possui.

Na realidade, esta é uma dessas funções com a qual todos ganham. Os usuários porque não precisarão percorrer toda a lista de aplicativos instalados para então chegar aos novos, agilizando assim o processo de busca por novos apps.

google play store apps filtors
Você já pode usar filtros na Play Store / © AndroidPIT

Já para o desenvolvedor, aplicativos de grandes empresas ou agências de desenvolvimento não deverão sobressair sobre aplicativos menores, aumentando assim as chances de download dos mesmos.

Assim, acessando a Play Store, você pode optar ou não por ver os artigos que possui instalados no celular ao clicar na opção "Exibir apps instalados". Deixando a opção desativada, no entanto, você verá só aquilo que poderá baixar das listas previamente montadas pela equipe da Google.

Google Play Store - Atualização para versão 7.0.12.H-all

Google passa a mostrar diretamente o espaço ocupado pelos apps: o sistema operacional Android possui muito espaço para melhorias e a Google Play Store é um exemplo disso. Todos os meses, os desenvolvedores da Google trazem novas opções e recursos à loja de aplicativos do SO e, talvez, essa última seja uma das mais funcionais. A partir da versão 7.0.12.H-all, os aplicativos passam a informar de forma clara e direta o tamanho, em megabytes, que irão ocupar no armazenamento do seu smartphone.

Além desta mudança, também temos uma diferenciação bem mais objetiva entre apps pagos e gratuitos, como mostra a imagem abaixo:

google play store update tamanho app
À esquerda, a atual UI da Play Store; à direita, a possível nova versão / © AndroidPIT; Rajan Verma (Android Police)

Contudo, este é um recurso que faz parte de um teste beta do Google e que ainda não é oficial. Por isso, alguns usuários da Play Store podem ver, outros não. Assim, quem não possui tal visualização, para saber o tamanho de download de um aplicativo na Play Store, precisa acessar a página do app e clicar em “Ler Mais” na descrição deste.

Google Play Store - Atualização para versão 6.9.15.G-all

Compartilhamento familiar e biblioteca da família: a Google resolveu estender o compartilhamento familiar para a sua loja de aplicativos do Android. Assim, os usuários do SO poderão compartilhar suas compras com usuários conectados na mesma rede. Depois desta atualização, passamos a ter a opção "Biblioteca da Família" abaixo do botão de instalação de aplicativos.

Quando essa opção estiver habilitada nas configurações da sua conta na Google Play, uma guia chamada "Família" será automaticamente criada ao lado da aba onde são exibidos todos os jogos, apps, filmes e livros instalados/comprados. O usuário titular da conta pode adicionar até seis pessoas para compartilhar o conteúdo comprado.

google play store familia bra
Opção da Biblioteca da Família aparecerá após uma atualização do Google Play / © AndroidPIT

Cada usuário pode utilizar uma forma de pagamento individual ao usar cartões de créditos ou vale-presentes. Contudo, o administrador da biblioteca pode definir um único método de pagamento para ser utilizado por todos.

Outro detalhe importante é que o titular deve ter 18 anos ou mais, enquanto os membros da Biblioteca da Família precisam ter acima de 13 anos de idade. É preciso lembrar também que o compartilhamento familiar é válido somente entre usuários que residem no mesmo país.

Filmes e livros podem ser compartilhados e acessados através de dispositivos Android, iOS e na versão Web do Play Filmes e do Play Livros. Já os aplicativos e jogos só podem ser compartilhados apenas entre usuários do Android.

Como contar a última versão da Google Play Store

Para contar com a última versão da Play Store no seu Android, faça o download do APK mais recente através desse link. Contudo, a versão mobile da loja de aplicativos do Android também recebe constantes atualizações a partir do Google, basta aguardar pelo update remoto. 

Se você ainda tem dúvidas, confira nosso tutorial sobre como instalar a Google Play Store no seu smartphone.

 


O objetivo deste artigo é reunir em um só lugar todas as novidades recentes adicionadas ao aplicativo da Google Play Store. Desta forma, a atualização e republicação desta matéria se fará necessária com o tempo.

4.857 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

620 Comentários

Escreva um comentário: