O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
Escrito por:

Google Play Store não funciona? Veja o que pode ajudar

Atualizado: Nova solução para problemas relacionados à CyanogenMod

Escrito por: Lia Martos — há 1 mês

Quase todo usuário de Android já entrou em pânico com a mensagem "a Google Play Store para de funcionar". Por isso neste artigo, reuni uma série de medidas que podem solucionar este tão temido problema. Devido ao grande número de comentários sobre problemas relacionados à CyanogenMod, adicionamos um tópico sobre a instalação dos GApps após instalar a ROM.

Confira o nosso índice de soluções:

1. Acerte a data e hora do Android

Para poder utilizar a Play Store, o Google verifica a data e hora do aparelho. Esta informação deve sempre estar correta, para não causar inconvenientes com o aplicativo. Preste atenção principalmente com a entrada e saída do horário de verão. 

Para arrumar a data e hora do seu dispositivo vá em Configurações > Data e hora > Definir data > Definir horário. Ou automatize esta opção no seu celular.

Playstore
Pode parecer algo simples, mas a data e hora do seu dispositivo podem alterar as configurações da Play Store / © ANDROIDPIT

2. Certifique-se de ter uma rede Wi-Fi estável

Ao configurar um dispositivo novo ou ao reconectar sua conta com a Play Store depois de uma restauração de fábrica, certifique de que você o faça com uma rede Wi-Fi estável e não com seu plano de dados. O processo demora alguns minutos, e se estiver numa conexão instável, podem aparecer mensagens de erro como "Não é possível estabelecer uma conexão confiável com o servidor.

Pode ser um problema temporário ou talvez seu dispositivo Android não esteja habilitado para serviços de dados." Se mesmo com uma rede estável o problema persistir, realize o seguinte tutorial do nosso fórum:

3. Limpar o cache

Na maioria dos casos, já soluciona a questão limpar o cache do aplicativo da Play Store. Trata-se de um depósito temporário de arquivos. Para limpá-lo, você precisa abrir as configurações Android e ir para o tópico “Aplicativos”.

Em seguida, selecione “Todos” e procure a Google Play Store. Clique sobre ela e pressione o botão “limpar cache”. Quando abrir de novo a Play Store, ela deverá funcionar novamente.

google play nao funciona limpar cache
Chegando até a Play Store nas configurações, apague cache / © ANDROIDPIT

4. Limpar os dados

Se a primeira dica não tiver funcionado, tente apagar os dados da Play Store. Isso significa praticamente “resetar” o aplicativo. A opção é encontrada em Configurações > Aplicativos > Todos > Play Store > Limpar dados.

google play nao funciona limpar dados
Chegando até a Play Store nas configurações, limpe os dados do aplicativo / © ANDROIDPIT

5. Elimine qualquer tipo de Proxy ou VPN

Apesar de muitos usuários não perceberem, visto que conectado por um proxy ou VPN no Android pode-se acessar diversos serviços online e sites, este tipo de recurso costuma alterar as configurações da Play Store fazendo com que ela deixe de funcionar. 

Para desabilitar um proxy ou VPN, vá em Configurações > Wi-fi (ou Wireless e Conexões de rede) > Altere sua conexão atual e remova qualquer tipo de proxy.

Desconecte-se de qualquer VPN através da configuração nativa ou via aplicativo de terceiros.

6. Remover e reinserir a conta do Google

Vá até as Configurações > Contas, clique em Google e escolha a sua conta Google. Se tiver mais de uma, escolha a que está conectada à Play Store.

Clique nos três pontos do canto superior direito da barra de ação e selecione “Remover conta”. Confirme a sua escolha e reinicie o seu smartphone. Reinsira a sua conta Google pelo mesmo caminho.

7. Desinstalar atualizações da Play Store

Isso também pode ajudar. Por vezes uma atualização entra em conflito com a versão atual do app. Para desinstalá-la, siga os passos acima e, em vez de clicar em “limpar dados”, clique em “Desinstalar atualizações”.

google play nao funciona desinstalar atualizacoes
Chegando até a Play Store nas configurações, desinstale as atualizações / © ANDROIDPIT

8. Apague o cache do Google Play Services

Se a sua Play Store depois desses passos ainda não estiver funcionando, apagar o cache do Google Play Services pode ser a solução. Para isso, vá a Configurações > Aplicativos > Todos > Google Play Services > Apagar cache.

google play nao funciona play services
Apagando o cache do Google Play Services / © ANDROIDPIT

9. Ativar o gerenciador de download

Se você tiver desativado o gerenciador de downloads, a Play Store também não irá mais funcionar. Para ativá-lo de novo, vá a Configurações > Aplicativos > Todos > Downloads. Clique em “Ativar” em seguida. Se aparecer apenas a opção “Desativar”, ele obviamente já está ativado e você não precisa fazer nada neste tópico.

google play nao funciona gerenciador downloads
Ative o gerenciador de downloads / © ANDROIDPIT

10. Redefinir o smartphone

Se nada disso tiver funcionado, restaurar a configuração original pode ser a única saída. Com ela, todos os seus dados serão perdidos, por isso você deve fazer um backup antes.

Para redefinir o seu celular, vá a Configurações > Fazer backup e redefinir > Configuração original > Redefinir telefone. Seu smartphone será reiniciado e redefinido. Terminado o processo, use o backup.

google play nao funciona reset fabrica
Redefinindo o celular às suas configurações originais / © ANDROIDPIT

11. Apague os arquivos hosts (dispositivo com root)

Se você tem o Root habilitado no seu dispositivo, utilize um gerenciador de arquivos root (como por exemplo o ES File Explorer ou Root explorer) depois acesse a pasta /root/system/etc e apague o arquivo hosts.txt.

12. Instale os GApps após instalar a CyanogenMod

Como muitos já sabem, a CyanogenMod (CM) é um sistema operacional de código aberto baseado na plataforma Android, que tem como objetivo melhorar a performance de alguns aparelhos e personalizar as ROMs distribuídas pelos fabricantes.

Muitos instalam esta ROM customizada para receber as vantagens da última atualização do SO. Contudo, os aplicativos Google ou GApps não vem pré-instalados com a CyanogenMod, gerando assim erros na Play Store e no Google Play Services; por isso, é preciso baixá-los separadamente.

Desenvolvedores independentes da CyanogenMod disponibilizaram pacotes com as GApps, o que torna o download mais conveniente. Basta buscar o que compatibiliza com a sua versão da CyanogenMod. Apesar de o passo-a-passo exato variar, o modo de instalação geral é o mesmo que  o da CyanogenMod.

  • Copie o arquivo gapps.zip para /sdcard/
    • Usando adb: adb push filename.zip /sdcard/
  • Acesse o modo recovery do seu smartphone
  • Escolha "Install zip" ou "Apply ub=pdate" e navegue no arquivo
  • Reboot do menu recovery de volta para o Android.

Esperamos que esta nova dica tenha ajudado a fazer a sua Play Store funcionar novamente. Você conhece outra dica não mencionada aqui?

Apaixonada por tudo que é novo, tecnologia, cultura e por este mundão. Tropeçando pelo mundo desde 2009 e curtindo cada momento. Viciada em Youtube e tutoriais e aprendendo todos os dias um pouco mais sobre o amplo universo Android.

176 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi