O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 9 Compartilhado 1 comentário

Google Play Store: visão geral das mudanças

A Google não mudou apenas o design da sua Play Store, várias funções também foram modificadas. Muita coisa está diferente e algumas configurações foram eliminadas completamente. Nem todos gostaram. Veja aqui os detalhes das mudanças.

GPlay1
Veja o que mudou na Play Store. / © AndroidPIT

Visual GG

Na nova Play Store tudo ficou maior do que antes. Na página inicial já notamos a diferença: as categorias de apps são apresentadas em cartões. Por um lado o visual é agradável e simples; por outro, pequenas telas podem sofrer com os grandes cartões.

GPlay3
Ícones muito maiores. / © AndroidPIT

Outro detalhe ligado ao visual: se um app tiver um nome longo, ele é cortado e apenas com o mouse sobre ele é que se vê o texto completo. Tudo tão grande e ainda sem espaço para letras?

GPlay2
Títulos longos cortados. / © AndroidPIT

Acesso mais rápido a todas as seções

Isso a Google fez bem: se você se encontra numa subseção da Play Store, por exemplo em Filmes ou Apps, basta passar o mouse na seta do menu à esquerda para escolher rapidamente outra seção, como Livros.

Novas páginas de produtos

A Google reformulou completamente as páginas dos produtos: tanto apps como filmes, livros ou música. Aqui também a ótica é extra-grande, e muito espaço valioso é desperdiçado. Apesar disso, na minha opinião a interface é bem promissora.

gplay4
Também as páginas de produtos (aqui o app da IMDB) foram reformuladas. / © AndroidPIT

Também novo: as imagens das prévias se tornaram bem maiores ao se clicar sobre elas. Dessa forma, você vê mais detalhes, desaparecendo elementos que atrapalhavam a visualização.

Camera stock Android Nexus 4 gravar videos
Mais espaço para capturas de tela. / © AndroidPit

Lista de desejos e cartões de presente

Muitos esperavam longamente por isso: sua lista de desejos é visível na interface e também os créditos do Google Play podem ser descontados diretamente na página inicial.

“Meus Apps” deixa saudades

Na Play Store antiga se podia selecionar apps instalados por dispositivos, e também desinstalá-los pela página da internet. Tudo isso não é mais possível, e essas funções que eram muito úteis foram eliminadas.

Camera stock Android Nexus 4 gravar videos
Um caos: a nova visão dos "meus apps". / © AndroidPit

Escolha de dispositivo

Você pode agora escolher em qual dispositivo deseja instalar um app. Infelizmente, a pequena lista só pode mostrar três dispositivos por vez. Para o usuário médio isso não deve representar um problema, mas usuários avançados precisarão procurar mais até achar seus aparelhos. E aqui uma grande novidade: na lista de dispositivos, o Google Glass está disponível! Podemos esperar então apps já adaptados aos óculos da Google e não mais dependentes de um portal específico.

Camera stock Android Nexus 4 gravar videos
A escolha de dispositivos (Google Glass incluído) / © AndroidPit

Sem escolhas na avaliação

Também aqui a Google reduziu drasticamente as funções. Antes as avaliações podiam ser selecionadas através de diferentes critérios (por exemplo: “mais úteis primeiro”), e agora isso não é mais possível. Se por exemplo você quiser saber como um app roda em certo dispositivo, é preciso buscar manualmente pelas avaliações.

Camera stock Android Nexus 4 gravar videos
Má notícia: não se podem mais selecionar avaliações. / © AndroidPit

Conclusão

A Google Play Store se tornou mais simples e clara após a reformulação, mas também perdeu funções bastante úteis. Espero que a Google escute e atenda às reivindicações dos usuários, que no primeiro dia da mudança já são numerosas.

E você? Achou mais alguma função nova?

9 Compartilhado

1 comentário

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi