O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 28 Compartilhado 17 Comentários

Google Play: vírus substituía ícones de apps para roubar dados

De acordo com a empresa de segurança FireEye, uma permissão até então tida como inofensiva pela equipe da Google estava dando uma brecha para que hackers escondessem um vírus em forma de ícone falso no sistema. O problema foi descoberto no final do ano passado, mas apenas agora chegou ao conhecimento dos usuários.

Google Play Store Permissoes virus
Suposto vírus se passava por falso ícone para roubar dados dos usuários! / © AndroidPIT

Antes de mais nada é preciso dizer que um pacote de correção foi enviado pelo Google há dois meses para fabricantes de smartphones e tablets Android. Porém, sabemos que a capacidade de atualização destas empresas nem sempre é rápida e eficaz. O problema maior é que os usuários do Android não são avisados ​​sobre a concessão destas permissões ao instalar um aplicativo. Bom, pelo menos não até o momento.

Segundo a FireEye, foi criado um aplicativo capaz de modificar ícones na área de trabalho do Android, tornando-os aptos a levar usuários a páginas de phishing (fraude eletrônica). A questão é que o sistema de segurança da Play Store permitiu que o programa fosse aceito mesmo contendo tal código malicioso.

A FireEye comprovou a falha usando um Nexus 7, rodando a versão 4.2.2 e identificaou que os ícones poderiam ser modificados para direcionar os usuários para páginas falsas. O grande perigo disso é que hackers tenham a chance de modificar o ícone de um aplicativo bancário, por exemplo, e fazer com que os usuários divulguem informações confidenciais em um site falso criado por eles.

Um Nexus 7 rodando com a ROM da CyanogenMod também não passou no teste, bem como um Samsung Galaxy S4 rodando Android 4.3 e um HTC One com a versão 4.4.2. Todos classificaram as permissões de ler e modificar configurações como normais.

Vale mencionar que durante os testes, a empresa carregou o aplicativo na Google Play, mas o mesmo foi removido sem que outros usuários utilizassem o app.

28 Compartilhado

17 Comentários

Escreva um comentário:
  • Um vírus no meu celular modificou todos os apps da google incluindo a play store, não consegui remove-lo nem com hard reset, o celular fica instalando aplicativos sozinhos.

  • Olá Julio respondendo a sua pergunta: já comprei nas 2 lojas, são excelentes, a Kabum então é super rápida na postagem e envia e-mails avisando o status da entrega. Nota 10. Só quem não ajuda são os correios... Aproveito para desejar boa Páscoa a todos!

  • enquanto estiver gente trabalhando para prejudicar as pessoas isso sempre vai existi.

  • Até a CM no Nexus 7 não passou no teste? . Então o S3 com CM11 não passaria tbm?

  • Resumindo, não instale nada que não seja da Play Store.

  • Julio sobre a loja Kabum ja realizei varias compras a ultima foi o Samsung S4 Active e tudo ocorreu normalmente. A entrega e pelos correios e ainda vc pode rastrear. E muito bem embalado e meu smat esta perfeito. Espero ter ajudado

  • Tenho um bom antivírus no meu lg l5 dual e não me preocupa isso.

  •   20

    João Paulo e Jefferson

    Pelo que vi foi uma atualização oficial mesmo, mas que deu um receio eu estar lendo essa matéria e a câmera mudar, isso deu kkkk

  • Junior Mariano, nos precisa, foi atualizado a pouco tempo oficialmente o apk de câmera, e pra quem ainda não tem, está disponível na Google Play.

  • Junior Mariano será que esse homem, já foi contemplado??? kkkkkkkkk Seria muito azar né não?? E logo depois desse artigo!!! Vamos ficar atentos ainda mas atentos, pelo menos eu irei!!!

  • alguem ja comprou no KaBum? ou Balão da Informática?

  •   20

    Falando em substituição de ícones, meu app de câmera do Nexus 5 acabou de atualizar e mudar o ícone ... Devo me preocupar?

  • Depois dessa não me sinto seguro com o moto g.

  • Camila Rinaldi
    • Admin
    • Equipe
    16/abr/2014 Link para o comentário

    então, há dois meses a Google já liberou uma atualização aos usuários, a questão é se a sua fabricante liberou o update para o seu dispositivo. Do meu ponto de vista, as grandes fabricantes como Samsung, Motorola, Sony, LG, Huawei, ZTE Alcatel, enfim, já tiveram mais que tempo suficiente para atualizar seus dispositivos que rodam com Android 4.0 ou superior. Acredito, inclusive, que a própria Google tenha atualizado o aplicativo da Play Store para tanto. A questão é que tivemos uma falha de segurança boba e isso não deveria acontecer assim tão facilmente!

  • Que safadeza, pagar cara por aparelhos vulneráveis desde de quando já poderiam vir equipados por seus fabricantes com um anti vírus eficaz.

  • Nao entendi muito bem, ainda estamos vulneráveis ao esse vírus? Já foi solucionada essa "brecha"? Tenho um Moto X 4.4.2

  • no moto g foi feito algum teste para detectar esse virus?

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi