O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 22 Compartilhado 4 Comentários

Google pode abandonar Intel e projetar seus próprios processadores

A Google pretende abandonar a Intel e projetar seus próprios processadores, baseados na arquitetura ARM. Atualmente, a big G representa 4% da receita da Intel, sendo seu quinto maior cliente. Uma fonte ligada à Google afirma que a empresa estaria planejando começar a projetar seus próprios chips para servidores baseados na arquitetura hoje comum em smartphones, e então substituir seus antigos Intel. 

O LG G6 é o smartphone mais legal de 2017.
O que você acha?
50
50
2418 participantes
google intel
Google estaria planejando projetar seus próprios chips / © AndroidPIT

Esse funcionário da Google, que preferiu não se identificar por se tratar de assuntos estratégicos, disse que, construindo seus próprios projetos, a Google poderia gerenciar melhor as interações entre hardware e software e entregar produtos cada vez melhores aos usuários. A empresa situa-se entre as maiores compradoras de processadores para servidores do mundo. Deixar de comprar chips da Intel poderia causar efeitos desastrosos nesta, já que especula-se que caso isso realmente ocorra o domínio de mercado da Intel poderia ser ameaçado.

No entando, é fato que a Google não iria realmente fabricar seus próprios chips. No caso, a empresa apenas projetaria o dispositivo e em seguida enviaria para fabricação em outras empresas, como Samsung ou TMSC. As vantagens de projetar seu próprio chip estão principalmente na otimização e, possivelmente, o uso mais racional de energia. Apesar de fabricar bons processadores, a Intel necessariamente projeta dispositivos de uso mais geral do que perfeitamente otimizado para as necessidades de uma empresa específica como a Google. 

Assim, a ideia principal seria reduzir a dependência da empresa em processadores Intel x86, além de permitir que o Google adapte seu hardware para as suas próprias necessidades. A Apple já se afastou de projetos de processadores de uso geral no iPhone e iPad, agora parece que o Google está se preparando para fazer o mesmo com sua infraestrutura.

Fonte: Bloomberg

22 Compartilhado

4 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi