Atualizações: o Google precisa dar nome aos bois!

AndroidPIT best smartphones 9
© nextpit

Em maio, informamos que a Google tem um ranking interno das fabricantes de smartphones baseado em o quão efetivas elas são em entregar atualizações de sistema. O problema de atualizações lentas e fragmentação é algo que nós temos dado bastante importância nos últimos meses. Se a Google realmente se importa com a fragmentação do Android, agora é a hora de tornar pública essa lista da vergonha.

Com o Android Nougat batendo à porta, muitos de nós ainda nem temos Marshmallow nos nossos smartphones. Fica difícil se sentir conectado aos avanços do Android quando se está preso em uma linha do tempo alternativa, onde a última versão disponível está duas versões à frente da sua. Mais preocupante ainda é a falta de updates que acabam por deixar alguns dispositivos vulneráveis. As fabricantes não deverias esperar outro Stagefrightexploit para considerar a segurança do Android como uma prioridade.

AndroidPIT Android N Nougat 2476
Qual a graça do Nougat quando nem o Marshmallow chegou ainda? / © NextPit

Existem muitas razões pelas quais as atualizações demoram tanto, razões que já sofremos.

Já vimos vários argumentos e provas de que a Google está na direção certa e se esforçando melhorar, mas enquanto muitos de nós estamos esperando o Marshmallow há quase um ano e quase um terço dos usuários ainda está preso no KitKat, fica claro que ainda há muito o que fazer.

androidpit fragmentation august 2016
Depois de 10 meses do lançamento, apenas 14% dos telefones têm o Android Marshmallow / © Google

Com a versão final do Android Nougat chegando em apenas alguns meses, esse é o momento perfeito para a Google pressionar os fabricantes, deixando claro que os usuários importam. Apenas encorajar e "dar um jeitinho" não é mais suficiente, a Google precisa envergonhar publicamente os culpados.

É mais interessante às fabricantes que as pessoas comprem novos modelos ao invés de manter os antigos. As margens de lucro ganham com isso, mas os consumidores perdem.

De acordo com informações, a Google tem uma "Lista da Vergonha" pronta. Ela precisa ser publicada para que os consumidores possam decidir o quanto as atualizações rápidas são importantes na hora de escolher a marca. Só assim as fabricantes sentiram na pele a pressão para trabalhar mais em prover um suporte melhor aos usuários.

Você acha que os consumidores têm o direito de conhecer essa lista? E saber qual a posição da fabricante nela afetaria a sua próxima compra?

Ir para o comentário (54)
Chris Marshall

Chris Marshall
Redator

Chris é formado em Língua Inglesa e Filosofia, mas sempre se interessou por tecnologia. Ele recentemente passou a usar o Android, e está impressionado com as maravilhas do Galaxy S6. Aqui no AndroidPIT, ele pretende compartilhar com os leitores os frutos de suas pesquisas sobre o mundo tecnológico.

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
54 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 13
    Thiago da Gama 16/08/2016 Link para o comentário

    sim, transparência é tudo


  • 26
    KARALBPIN 13/08/2016 Link para o comentário

    Atualmente uso LGG3 e Asus Zenfone 2 e nenhum dos dois ainda foi atualizado.


  • 99
    Conta desativada 13/08/2016 Link para o comentário

    Se maioria das fabricantes continuar lançando tantos aparelhos em um ano...
    Será difícil atualizar!


  • 11
    José Zanolini 13/08/2016 Link para o comentário

    Né dona ASUS? Um flagship como o Zenfone 2 com 4gb de RAM e Android 5.0!
    Passaram 5.0.2, 5.1, 5.1.1, 6.0, 6.0.1, vai lançar o 7 e até agora nada...


  • Thiago Fonseca 18
    Thiago Fonseca 13/08/2016 Link para o comentário

    Para acabar com a fragmentação do Android, o Google devia obrigar a todos usarem o sistema vindo de fábrica ou 90% puro (e também abolir essas modificações de operadora que atrasam mais ainda)


    • CAV 57
      CAV 13/08/2016 Link para o comentário

      Daí vira um Windows 10 Mobile da vida (não que isso seja ruim, claro, mas não significa que isso seja coisa boa, também).
      E tem um outro problema: tem muita gente (mais do que você imagina) que está acostumada com as interfaces e customizações proprietárias, e não estão dispostas a abrirem mão disso.
      Isso que você falou já era pra ter sido posto em prática lá em 2008, 2009, quando o Android ainda estava começando, e até a Samsung usava o Android do jeito que ele foi concebido (quem conhece o GT-I7500, ou o primeiro Galaxy sabe do que eu digo).
      Hoje, isso seria mais complicado, porque você estaria mexendo em interesses alheios, políticas internas das empresas parceiras da Google nessa empreitada chamada Android.
      Eu não digo para abrir mão das interfaces, já que elas são o diferencial do Android perante o resto. Eu digo para que a Google construa o sistema de modo a ela poder gerenciá-lo em qualquer dispositivo sem que componentes de hardware diversos ou customizações proprietárias gerem problemas. Em outras palavras, a TouchWiz, LG UX, Xperia UI, etc, poderia continuar existindo, mas a Google é quem deveria tomar pra si a responsabilidade de manter todos os aparelhos atualizados (assim como a Microsoft já consegue com o Windows, se bem que a coisa é mais rígida por lá e a liberdade das OEMs é beeeem menor, por isso é mais fácil). Deixe atualizações de apps ou de firmware pras fabricantes cuidarem (como já acontece com os drivers no sistema concorrente), mas o resto, tem que ser a Google.

      Denys M.leonardo webert


      • 17
        ditom 13/08/2016 Link para o comentário

        Ou seja, desistam do Android que a tendência é piorar??


      • CAV 57
        CAV 14/08/2016 Link para o comentário

        Pode ser.
        Eu acredito que as coisas vão continuar do jeito que estão. Pode melhorar alguma coisa, mas será insignificante.
        Se existe o desejo em ver o Android funcionando de forma mais coerente, a mudança precisa começar pelo próprio consumidor, que precisa ser mais consciente e mais do que nunca saber o que está comprando, e isso só se consegue com conscientização.
        Se continuar existindo mais consumidores tolos do que consumidores conscientes, a realidade não vai mudar.


    • 16
      Bruno 13/08/2016 Link para o comentário

      concordo com vc Thiago, acho que ainda dá tempo da Google fazer isso.
      as modificações deveriam ser opção ao usuário, não uma obrigação. acho que como proprietária do sistema, ainda que seja de código aberto, ela teria sim autonomia pra mudar essa situação atual que não beneficia o usuário.


  • Paulo José 20
    Paulo José 13/08/2016 Link para o comentário

    O bom também era as fabricantes deixar no seu site uma versão stock do sistema para quem não gosta de modificações!!
    Se eu não né engano o cara lá da Asus do marketing em uma entrevista falou que já colocou em pauta várias vezes, mais essas empresas não escutam nem eles mesmo!!
    Era uma boa isso, aí você escolhia qualquer marca pois sempre ia ter o cell atualizado!!

    Conta desativada


    • 45
      Conta desativada 13/08/2016 Link para o comentário

      E vem capado das funçoes. Não é só tirar os apps. Vc pagaria o mesmo que outra pessoa e fica com o inferior.

      Fabricio A.M.


    • 45
      Conta desativada 13/08/2016 Link para o comentário

      E vem capado das funçoes. Não é só tirar os apps. Vc pagaria o mesmo que outra pessoa e fica com o inferior. O stock tem coisas que foram criadas pelos fabricantes.

      Fabricio A.M.


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 13/08/2016 Link para o comentário

    E o Nutella é um dos melhores nomes para o Sistema Android 7.0


  • Spike Spiegel 33
    Spike Spiegel 13/08/2016 Link para o comentário

    Eu não acho isso vá resolver alguma coisa. Pra alguma coisa mudar devia-se tocar na parte mais sensível do ser humano... O bolso! Mas o problema é que grande maioria das pessoas continua comprando de marcas que tem a péssima de não atualizar seus aparelhos, se as pessoas deixassem de comprar aí sim algo mudava!

    CAV


    • CAV 57
      CAV 13/08/2016 Link para o comentário

      O problema é que quem se informa sobre tecnologia ainda não é a maioria. Se bobear, está bem longe disso.
      Consumidor ignorante é o pior tipo que existe. E são neles que as fabricantes tipo Samsung se concentram.

      Conta desativadaHiago Dalmolin


      • 99
        Conta desativada 13/08/2016 Link para o comentário

        Isso mesmo


      • Fernando Bruno M. 12
        Fernando Bruno M. 15/08/2016 Link para o comentário

        A grande a maioria esmagadora das pessoas não estão nem aí se o celular usa ao KitKat ou o Marshmallow. O app funciona? Ótimo!

        E essa mesma maioria pode ter um Nexus 6P na mão, mas quando ver alguém com um Samsung ficará com inveja. Porque ela não sabe ou não tem paciência de ficar personalizando ou mesmo ficar baixando app pra ter funções mínimas que o Android puro não tem. Entusiastas são minoria e continuaram sendo, vide o sucesso que o iPhone faz e mesmo com a queda, em mercados com os EUA a migração foi para o Note 5 e agora está sendo para o Galaxy S7. Boa parte das pessoas não tem tempo e paciência de ficar personalizando, querem ligar e usar.


  • 45
    Conta desativada 12/08/2016 Link para o comentário

    Tem muita gente que não se importa com a versão mais recente do SO. Mesmo o 2.3 ainda tem suporte aos apps.

    ditomConta desativadaFabricio A.M.CAV


    • 99
      Conta desativada 13/08/2016 Link para o comentário

      Também isso


  • 15
    Conta desativada 12/08/2016 Link para o comentário

    Importante mesmo é ter a pressão do Google na forma de clientes como sugere o autor. Se o Google conseguir perder o receio comercial desse tipo de abertura de informação, o ganho será geral para consumidores e até mesmo para as fabricantes (por mais que elas não gostem inicialmente). Se os usuários tiverem as versões mais atuais doo SO com certeza estarão mais fiéis à plataforma.

    Quanto às fabricantes tem como elas praticarem a obsolescência programada focando apenas no hardware.

    E da parte da Google, além de praticar maior clareza para essa "lista da vergonha", podem fornecer uma engine de atualização ágil e modular de forma que as fabricantes não tenham mais argumentos técnicos para não atualizarem seus SO alinhados com o Android Stock!!
    Sei até que já estão trabalhando em algo nesse sentido, porém em iniciativas ainda experimentais Mount View. Mas com o poder da Google, ela pode muito bem focar mais forte nisso se pretende resolver o problema da fragmentação de fato.


  • Felipe Lima 28
    Felipe Lima 12/08/2016 Link para o comentário

    Enquanto isso não impactar os números finais do Android, seja financeiramente ou em número de dispositivos, o Google não se importará e muito menos fará pressão às fabricantes. Essa "lista da vergonha" não é nada, é apenas o google querendo fazer o mínimo para se mostrar contra ao abandono de aparelhos em um sistema antigo.
    Para o usuário final, a versão do SO só impacta com real importância se grandes aplicativos deixem de funcionar em o sistema de seu aparelho, coisa que até hoje é algo muito raro de se ver, enquanto isso vamos continuar vendo eles(google) empurrando isso com a barriga.

    CAVJonny E.


  • 21
    Conta desativada 12/08/2016 Link para o comentário

    Vocês realmente acham que precisam divulgar uma lista para saber quais fabricantes atualizam rápido e quais não atualizam???

    Jonny E.


    • CAV 57
      CAV 13/08/2016 Link para o comentário

      Nenhuma OEM é "flor que se cheire".
      A Samsung vai bem de atualização de software, mas já não vai tão bem assim na atualização do Android.
      A Motorola vai bem na atualização do Android, mas já não vai tão bem assim nas atualizações de software.
      A Sony e a HTC são razoáveis nas atualizações do Android e nas de software (nessa última, não tenho certeza)
      O resto, já sabe, né?
      Por isso, quem gosta de atualização, deve investir nos "puros": iDevices da Apple (pra quem curte iOS e pode pagar por isso), Nexus da Google (pra quem curte Android, "puro" e gosta de receber atualizações mensalmente), ou Lumia x50 da Microsoft (pra quem curte Windows 10 Mobile, não se incomoda com apps ou a falta deles, e está disposto a importar um).

      ditom


  • Franklin Gonçalves Pereira 17
    Franklin Gonçalves Pereira 12/08/2016 Link para o comentário

    A fragmentação ainda é um dos grandes pecados do Android. Google deveria olhar e pressionar mais as fabricantes a manter seus dispositivos atualizados, uma vez que cada vez mais os consumidores estão mais exigentes.


  • 45
    Conta desativada 12/08/2016 Link para o comentário

    Para mim obsolência programada é bobagem. Mesmo atualizando por vários anos, o iPhone continua com boas vendas. As pessoas trocam antes do tempo de suporte acabar. o iPhone 7 deve sair com iOS 10 e ir ao 13 ou 14, mas o povo trocará antes disso.
    A maioria troca com menos de 24 meses de intervalo. A própria evolução dos aparelhos que trazem novos atrativos (display, SoC, câmera etc) já chama atenção do povo.

    ditomCAV


    • CAV 57
      CAV 13/08/2016 Link para o comentário

      Exatamente.
      Quem exige atualização por mais de 24 meses é quem compra um aparelho quando este já tem certo tempo de mercado, ou quem realmente fica com o aparelho por mais de 24 meses, mas esse pessoal aí é a exceção, não a regra (tá, se fosse a regra seria bacana, claro, mas não é o caso).

      ditom


  • Josué dos Santos J. 25
    Josué dos Santos J. 12/08/2016 Link para o comentário

    Dar nome aos bois seria bom se o Google proibisse das fabricantes de atualizar os "tops" de linha como punição, dai eles iriam atualizar todos que fossem compatíveis, e não passariam com vergonha, pois as vendas também cairiam.


    • CAV 57
      CAV 13/08/2016 Link para o comentário

      Isso iria trazer mais problemas pra Google do que solucionar o problema.


  • 45
    Conta desativada 12/08/2016 Link para o comentário

    Fico com a impressão que LG e Asus estão bem atrasadas, até bem mais que a Samsung.
    Na lista do MM, vc acha uns que sairam com KK. S5, S5 duos, S5 neo, S5 new edition, s5 mini, Alpha, A3, A5 e A7.


    • 20
      Bruno Monin 12/08/2016 Link para o comentário

      O A7 2016 tá rodando Lollipop.


    • CAV 57
      CAV 13/08/2016 Link para o comentário

      S5 Neo não saiu com o KitKat, e sim com o Android 5.1.1 Lollipop.


  • Telmo Franco 19
    Telmo Franco 12/08/2016 Link para o comentário

    Na minha opinião o Google é quem perde com isso, imagina que tem gente no Android 2.2 ainda..colocando essa porcentagem em números reais a coisa é bem grande, como disse o amigo acima...rodando Pokémon tá valendo.. então..essa galera aí bemmm lá traz não tem Pokémon nem muitos app da Playstore..
    Quando a Google começar a obrigar os desenvolvedores a limitar cada vez mais a versão do Android..os celulares defasados ficarão nas prateleiras..
    Aí sim eles tomariam vergonha na cara..
    Por que imagina você comprar um smartphone que com 1 ano de uso vai ter uma série de app não funcionando..
    Imagina a Google obrigando o whatsapp só rodar em Android Marshmallow..
    Rapidinho esses putos iriam rebolar pra atualizar tudo.
    Empresário e foda..só se mexe quando vê prejuízos. Quem gosta de tecnologia somos nós...


    • CAV 57
      CAV 13/08/2016 Link para o comentário

      Daí a Google se ferra.
      Vira um Windows 10 Mobile da vida, onde quem não recebeu a nova versão é quem ficará "puto", deixará de comprar aparelho de OEM, e as OEMs vão pressionar a Google. Os desenvolvedores vão ficar com raiva do SO e vão começar a priorizar SOs concorrentes, e nessa, até o Windows 10 poderia se dar bem
      Entendam: a relação da Google com as OEMs e conturbada, porque há interesses envolvidos em ambas as partes.
      Se a Google não for quem for controlar as atualizações, podem esquecer! As coisas vão continuar do jeito que estão por um bom tempo!


  • Phelipe B. 67
    Phelipe B. 12/08/2016 Link para o comentário

    Não só dar nome aos bois. Google precisa mudar muita coisa aí em seu relacionamento com as fabricantes.


  • 18
    Diego Silvares 12/08/2016 Link para o comentário

    Teve a mesma reportagem a apenas 02 semanas atrás. Está faltando assunto AndroidPIT??


  • 45
    Conta desativada 12/08/2016 Link para o comentário

    Era simples fazer assim: para aparelhos que saem com MM

    - entrada: N
    - intermediário : N e O
    - inter premium/top : N, O e P

    - patches de segurança ao menos 2x /ano para as últimas 2 versões de SO

    Acho que se cada um dos fabricantes tivesse um portifólio com uns 8 aparelhos já estaria bom. Não sou a favor de 1 por categoria, nem também lançar 20 modelos ao ano.

    CAVGabrielSaymon SilvaLeonardo Aielo TassiAder MarceloAndersonJunior Fornazi


  • 73
    Jairo rios 12/08/2016 Link para o comentário

    Se pelo menos as OEMs liberassem os patches mensais de segurança já ficaria feliz.


    • CAV 57
      CAV 13/08/2016 Link para o comentário

      A Samsung vem liberando todo mês, até pro Galaxy S5, de 2014.
      É aquela coisa: aparelho "vip" terá tratamento vip por algum tempo. Se o aparelho não é vip, terá outro tipo de tratamento. É assim que funciona.


  • 45
    Conta desativada 12/08/2016 Link para o comentário

    Os fabricantes deveria recolher das lojas os modelos de 2012/13... Ninguém vai comprar a esta altura aparelhos tipo s3 mini, m2 aqua, moto g1 etc ... Os que hj custam 600-900 são melhores, mais novos e com versão se SO mais recente que estes.


    • Jefferson F. 21
      Jefferson F. 12/08/2016 Link para o comentário

      Vai sonhando meu caro amigo. É só dar um passei pelo varejo, principalmente dos centros menores e o que vc mais irá ver, são modelos de 2013/2014 anunciados como "grande lançamento", geralmente Samsungs, Sonys e Lgs e por preços ridículos que financiados em mais de 12x custam preço de bom intermediário hoje ou até de Tops de linha. O grande publico compra seus gadgets nesses varejistas e são poucos que se interessam em saber sobre lançamentos, atualizações, compras online e muito menos importação.

      Paulo JoséBruno Monin


    • Paulo José 20
      Paulo José 13/08/2016 Link para o comentário

      Mais se eles já venderam, porque eles vão recolher!!
      Deveria ter um esquema de atualizar o stock das lojas que compraram e por sinal são muitos!!!

      Jefferson F.


  • Thiago19 40
    Thiago19 12/08/2016 Link para o comentário

    Meu smartphone parou no lollipop pq a fabricante decidiu que ele nao merece mais aatualização. Creio que se uma pessoa realmente espera ter seu smartphone atualizado hoje em dia ela tem que comprar um top da Sony, ou um iphone, e se quiser atualizações rápidas comprar somente iphone. Pq nenhuma fabricante de Android vende celular pra receber atualizações por 2 anos. A Motorola ate atualiza mas solta um sistema repleto de bugs, o que muitas vezes da vontade de jogar o smartphone no lixo depois de atualizar, enquanto isso nas lojas os smartphones vendendo tem 3 anos ou mais de lançamento.

    ditomPaulo JoséConta desativadaFrancisco Dornelles


    • 73
      Jairo rios 12/08/2016 Link para o comentário

      Se esqueceu da linha Nexus?

      Thiago19Ader Marcelo


      • Thiago19 40
        Thiago19 12/08/2016 Link para o comentário

        Esqueci, mas os últimos lançamentos não chegaram oficialmente...

        Franklin Gonçalves Pereira


  • 45
    Conta desativada 12/08/2016 Link para o comentário

    Parece que o Note 7 será o 1º da Samsung a receber o N. Quase certeza que o LG V20 sairá já com N, a Sony iniciou programa de teste do N para os que têm X Performance assim como fez para donos de 2 variantes do z3.


    • raphael m. 24
      raphael m. 12/08/2016 Link para o comentário

      quem tem o sony z3 podem participar do programa beta para testar as prévias do android


  • Victor Lima 78
    Victor Lima 12/08/2016 Link para o comentário

    a culpa.nao é da Google em si...ela manda as atualizações pras fabricantes e operadoras...

    Denis


    • Denis 57
      Denis 12/08/2016 Link para o comentário

      Concordo... o problema não está em quem faz o sistema operacional e sim em quem fabrica o hardaware e tem que adaptar/alterar/modificar o sistema por causa das coisas que eles implementam.

      Victor Lima


    • CAV 57
      CAV 13/08/2016 Link para o comentário

      O problema pode ser este: ela mandar a atualização para as fabricantes ou operadoas.
      Se ela quiser resolver o problema, só há uma solução: ela mandar a atualização para os aparelhos das OEMs diretamente, e não pras OEMs ou operadoras antes. (daí vocês vão falar "Ah! Mas isso é utópico, não existe!" É só darem uma olhada no Windows, e vocês verão que, mesmo operacionalmente trabalhoso, é algo possível).
      Pois qualquer outra alternativa será paliativa, ou seja, pode ser difícil pra pôr em prática, mas muito fácil de "largarem a mão" no primeiro obstáculo.


  • 20
    Bruno Monin 12/08/2016 Link para o comentário

    Galera não tá ligando mais pra isso não. Rodando Pokémon tá valendo. kkkkkkkkkk...

    CAVJonny E.LeonardoAder MarceloJosival SousaConta desativadaえもうちゃんFrancisco DornellesThiago19Bruno da Silva Santos


  • Eslim Fahl 14
    Eslim Fahl 12/08/2016 Link para o comentário

    Só acho q o Google, deveria exigir das fabricantes que mantenham seus dispositivos atualizados, afinal de contas um sistema mais atual é mais seguro.

    Franklin Gonçalves Pereira


    • CAV 57
      CAV 13/08/2016 Link para o comentário

      Só palavras não adiantam.
      Empresas não vivem de palavras. Vivem de $$$$.
      E mesmo que a Google injete $$$$$, se o custo operacional pra tudo isso for alto, as OEMs vão "arregar", não adianta.

      Bruno da Silva Santos


  • 24
    Mario R. 12/08/2016 Link para o comentário

    Eu acho que se a Google mostrar a lista da vergonha essas fabricantes vão ficar com vergonha, vão ficar magoadinhas com o Google e irão começar a focar em seus próprios sistemas operacionais, só de raiva!


    • Bruno da Silva Santos 31
      Bruno da Silva Santos 12/08/2016 Link para o comentário

      Acho que as fabricantes já têm conhecimento sobre essa lista, são sem-vergonha mesmo...

      CAVLeonardo

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.