O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 79 Compartilhado 32 Comentários

O Google mostra como fazer publicidade mobile sem ser invasivo

Uma das brigas mais a antigas entre internet e usuários é a publicidade. De um lado, sites e redes sociais dizem que essa é a sua mais importante fonte de receita e não podem abrir mão delas. Do outro, internautas reclamam que elas podiam ser menos invasivas e que muitas atrapalham a experiência de uso da página. Mas eis que o Google – um dos principais interessados no debate – desenvolveu um formato interessante que pode ditar a tendência da publicidade online nos próximos anos.

Trata-se de um formato que a empresa desenvolveu para o Google Maps e cujo o grande destaque é não ser invasivo.  A publicidade aparecerá diretamente no mapa, com o logo das anunciantes localizadas em seus respectivos endereços, claro.

A grande sacada deste tipo de publicidade é que, ao clicar no ícone da empresa, um card é aberto. E nele encontramos - além do endereço, horário de funcionamento, etc - anúncios do estabelecimento, com ofertas diversas de produtos e até descontos de ocasião. E dentro deste mesmo card é possível ainda buscar por itens do seu interesse, sem precisar ir até o site.  

GOOGLEMAPSDEF
O novo formato de publicidade do Google Maps: menos invasivo e com possibilidade de descontos / © Google

Além disso, o ícone facilita a identificação do estabelecimento, já que sempre é mais fácil lembrar de um logo do que de um endereço, não? Ficará algo parecido com o que temos no Waze, mas com uma aparência que não lembra tanto um desenho do Cartoon Network.

Ou seja, temos aí um tipo de publicidade que não invade o espaço do usuário e, ainda assim, se faz presente a partir de outras representações que não apenas aquele anúncio que fica estatelando em nossos olhos. Ou aqueles vídeos com auto-play constrangedores. 

Opinion by Rui Maciel
Os sites precisam de publicidade para viver, já que o consumidor não está disposto a pagar por conteúdo
O que você acha?
50
50
313 participantes

Responsivo é a palavra de ordem

Sabendo que o mundo mobile é o caminho para manter sua gorda receita em publicidade online, o Google quer mudar de vez a forma como interagimos com os anúncios em nossos smartphones ou tablets. E um dos grandes passos da empresa foi a criação de formatos responsivos, que de adaptam à tela do aparelho, sendo reproduzidos em tamanhos diversos. 

Com isso, em breve, não teremos mais aqueles anúncios em forma de pop ups, que explodem nas páginas e atrapalham demais a navegação por elas e, muitas vezes, acabam criando uma reação de cadeia, com “zilhões” de outras propagandas invadindo o nosso telefone. 

GOOGLEADSDEF
Os novos anúncios responsivos do Google: mais orgânicos aos sites / © Google

Além disso, o layout desses novos anúncios está mais agradável de visualizar. E essas mudanças passam até mesmo pelo maior número de caracteres que os anunciantes poderão inserir em cada peça, além de customizar a URL. 

Em resumo: com essas mudanças do Google pode ser que, muito em breve, nós possamos ficar livres da publicidade invasiva que tanto nos atormenta atualmente. Teremos peças mais orgânicas aos sites e ferramentas e que podem até mesmo nos ajudar achar aquilo que procuramos a um ou dois cliques de distância. Afinal, esse é o objetivo da publicidade online, não?

79 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

32 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi