O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
Opinião 396 Compartilhados 51 Comentários

O Google quer aproximar os usuários do iOS e do Android com o Duo

Após alguns meses desde sua primeira aparição no Google I/O, o Big G resolveu liberar oficialmente seu novo aplicativo dedicado para videochamadas, o Duo. O app chega com a promessa de atrair usuários que utilizam mensageiros instantâneos que não contam com essa função, além de se tornar um dos principais concorrentes do FaceTime. A solução do Google, ao contrário da Apple, é multiplataforma e poderá aproximar usuários de ambos os sistemas. Mas será que o Duo pode realmente se tornar uma referência em videochamadas?

A batalha entre o Google e a Apple encontra um novo campo com o anúncio do Duo. O app de videochamadas está destinado a fazer com que os usuários da Apple saiam das suas selas e abracem o robozinho verde. Como uma alternativa direta ao FaceTime, o Duo possui uma vantagem significativa em relação ao FaceTime: está disponível em ambas as lojas, Play Store e Apple Store. Usuários, seja do Android ou do iOS, podem lingar uns para os outros. Quase como a queda de um muro de Berlim tecnológico, o Duo unifica os usuários, face-a-face, para além das divisões entre plataformas móveis.

CM
Chris Marshall
Quase como a queda de um muro de Berlim tecnológico, o Duo unifica os usuários.
O que você acha?
426 participantes
50
50

O Google está dando bastante ênfase no Duo, desde sua divulgação até a ansiedade gerada entre os usuários, causada pela demora na liberação do mesmo. O app oferece uma interface agradável, com poucas interferências visuais e um botão para iniciar uma vídeo-chamada logo na tela inicial. O Facebook Messenger, por exemplo, conta com recurso de videochamadas em vários países, mas, o botão para este recurso não fica tão evidente como acontece no Duo.

Com relação aos contatos, o Duo os exibe numa única lista em ordem alfabética, assim como acontece no Skype. A grande vantagem aqui é que o usuário não precisará se preocupar com o sistema operacional ou modelo do telefone de seu remetente, visto que o Duo é compatível com todos os SO. Além disso, o Google terá chances de passar o WhatsApp, que ainda não liberou o recurso de videochamadas para seus usuários - embora uma prévia tenha aparecido recentemente em versões betas para Android.

Duo teste bra
As ligações no Google Duo são perfeitas em Wi-FI, mas usando uma conexão de dados limitada, o app pausará a chamada / © AndroidPIT

Por enquanto, o Duo ganha no quesito multiplataforma e na expectativa que o Big G conseguiu gerar entre os usuários. Contudo, as videochamadas não é um recurso muito popular. Certa vez, o Google sugeriu - de maneira sutil, claro - que a culpa pelo atraso na propagação das ligações por vídeo era culpa da Apple, que limitou a função para usuários do iOS.

Com isso, antes do usuário fazer uma chamada por vídeo existe uma preocupação sobre a plataforma do remetente e se realmente a mesma irá funcionar. Não é atoa que muitos usuários nunca fizeram sequer uma vídeo-chamada em seus smartphones. Agora, se a questão da diferença do SO é o único problema que impede que isso aconteça, só saberemos após o lançamento do Duo.

Até o momento, o Duo está disponível para pré-registro na Play Store. Usuários americanos, contudo, já conseguem utilizá-lo. Com relação ao Allo, o app voltado exclusivamente para mensagens instantâneas, ainda não existem informações oficiais sobre o seu lançamento mundial.

E aí, você acha que o Duo irá quebrar essa barreira entre os sistemas e se tornar o app preferencial para videochamadas entre os usuários?

51 Comentários

Escreva um comentário:
  • O duo parece bom

  • Se conseguir implementar nesse app, além das vídeo chamadas, um bate papo por mensagens e envio de arquivos, talvez, ele possa abocanhar uma parte dos usuários do whats. Se criar um app pra cada item desse q eu mencionei, será mais um aplicativo do Google fadado ao fracasso.

  • cadê o app ? Kkk algumas horas nee! será que se eu baixa na apk mirror será q tem servido no Brásil

  • Disponibilizou agora (18:06)

  • Google Duos já disponível no Brasil

  • Messenger, Hangouts, G+, Allo, Duo....
    Estou perdido.

  • Desculpe mas não me convenceu, continuarei firme e forte com o Skype por mais um tempo.

  • Já está ativando! por sinal já estou usando é achei muito bom.

  • A Google não escolhe um mensageiro padrão, hangouts, google plus, messenger e agora mais dois, é claro que esses não irão vingar pq ela concorre com ela mesma fica vomitando aplicativo novo de 6 em 6 meses

    • 32

      WhatsApp?? Google???

    • Não é questão de concorrer com sigo mesma mas sim dar várias possibilidades de aplicativos para o usuário escolher o quê lhe agrada mais esse é o diferencial do Android e a liberdade de escolha cada usa o app que gostar mais tem os mais simples para quem não quer coisas de mais para perder tempo e tem os que querem mil funções em um app, na minha opinião o Google está de parabéns ótimo trabalho que eles fizeram

  • Baixei o apk e já está funcionando. Ele é bem simples, fácil de usar e não travou até agora. Não sei, acho que "caras" mais parrudos como Facetime, Skype e até mesmo WhatsApp não tem muito com o que se preocupar. Pelo menos não por enquanto.
    Acho que a Google tem muito mensageiro espalhado como Hangouts, Google+, Messenger...agora o Duo e o vindouro Allo. Muita coisa. Eu reveria a estratégia de mensageiros na empresa, sinceramente...

  • Até agora não liberaram na play Store..... Ainda continua só para registro....

  • Acho que se vier nativo do sistema, por ser leve, ele ira fazer um boom legal.

    Mas quero ver logo nos desktops. Nada de navegador p n pesar ainda mais o chrome.

  • Consegui registrar com o apk

  • Alguém por favor me explica pq não allo e duo na mesma aplicação pra ver se dessa vez algum mensageiro do Google emplaca?

    • Porque aí seria um hangout 2. Se o foco é simplicidade, talvez seja interessante pensar, pelo menos a princípio, em apps diferentes. Sendo um app só, por exemplo, ele poderia ficar rotulado como mensageiro que faz vídeo chamada e nem ser testado por muitos. Sendo um app de vídeo chamadas com baixo consumo de dados, o app vira concorrente direto do Facetime, mas com um 'plus': a integração entre iOS e Android. Muitos usuários Apple ficam presos ao mundo Apple para falar com outras pessoas em vídeo chamadas de baixo consumo, já que o Facetime é restrito. Hoje iOS não é mais unanimidade e cada vez mais vemos ex usuários Apple migrando para o Android. Com o Duo, quem usa o Android vai poder falar com qualquer usuário (de Android ou iOS) com a mesma facilidade e simplicidade do app da Apple. Ponto pro Google, na minha opinião.

  • Finalmente! Esperei bastante para falarem sobre o Duo... Que ele bata de frente com seus concorrentes e agite esse mercado...

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi