O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 28 Compartilhado 5 Comentários

Google remove 60 mil aplicativos da Play Store

No dia 30 de setembro de 2012, escrevi um artigo aqui no AndroidPIT Brasil falando sobre o fato de que a Google Play Store atingia a marca de 700 mil aplicativos para download igualando, assim, o market Android ao iTunes, a loja de Apps da Apple. Para minha surpresa, ontem o site Phone Arena reportou que 60 mil aplicativos foram removidos da Play Store em fevereiro devido a baixa qualidade. Infelizmente, o motivo da remoção não é supresa para nenhum usuários Android, é?

Eu queria ter alguns recursos do iPhone 7 no meu Android.
O que você acha?
50
50
1413 participantes
Google Play
Já está na hora de usuários Android serem mais valorizados pela Google Play Store. / © Under Linux

Todos sabemos das limitações dos aplicativos desenvolvidos para Android, posso citar vários dos artigos que coloquei no ar tocando no calcanhar de Aquíles do robozinho verde, porém, nada explica melhor o meu ponto de vista quanto a matéria sobre o workshop do desenvolvedor do app Go!Chat, Luis Santos, durante o Droidcon, na Espanha. Santos levantou uma questão muito importante: "NÃO EXISTE AMOR NOS APLICATIVOS ANDROID!"

A prova disto é que, apesar da grande maioria dos 60 mil apps terem sido removidos pela própria Google, um grande número deles foi retirado pelos próprios desenvolvedores. Acontece que, ao contrário da App Store da Apple, não existem muitas restrições para que alguém "suba" um app  no market Android. Que fique bem claro que a Google otimiza cada uma das novas versões da Play Store no quesito segurança, porém, segurança não está diretamente relacionada à qualidade.

Um dos meus amigos passou meses desenvolvendo um aplicativo para iOS, gastou bastante dinheiro com pessoal técnico e teve muita dor de cabeça com as inúmeras exigências feitas pela Apple com relação à qualidade do aplicativo. Depois de investir muito tempo e dinheiro, o app hoje já pode ser baixado no iTunes. Mas por que a Apple faz isso? Porque valoriza o seu produto. Aliás, as vezes penso que a empresa que deu nome à Steve Jobs coloca produtos acima de usuários.

Minha crítica à Google Play é que não cobra tanto esmero dos desenvolvedores e, assim, desvaloriza o seu produto, o Android.

Google Play Store 4 0
Play Store muda IU e aproxima o usuário de uma melhor experiência com os demais serviços da companhia. / © AndroidPIT

Ontem, a gigante das buscas anunciou oficialmente a nova versão da Google Play Store e apresentou um design mais objetivo, deixando de lado o desenho impessoal da loja e trazendo algo mais próximo daquilo que é a realidade do usuário Android, visto que muito do novo design tem como referência o serviço Google Now. Talvez, estejamos vendo uma mudança na mentalidade dos gestores da Google, gostaria muito de ver o empenho do Big G em oferecer serviços de qualidade - como o YouTube, Gmail e Chrome - também voltado para a cobrança de melhores apps para Android. Ou será que a Google tem medo da concorrência?

Você também acha que falta amor nos aplicativos desenvolvidos para Android? Deixe-nos saber a sua opinião nos comentário abaixo.

Fonte: Phone Arena

5 Comentários

Escreva um comentário:
  • Infelizmente ainda ha muitas apps no android que deixam muito a desejar, mas ainda assim, prefiro android do que IOS da apple em que tudo e limitado e controlado.

  • caros colegas temos muitas variantes para se analisar e elas não se atem apenas ao dinheiro ou mesmo a qualidade aplicada, mas sim ao amor "exalado" dessas empresas em relação ao usuário/comprador/juri.
    sobre pagar: -muitos nem pensam nesta possibilidade (já que existe tantos apps grátis ou mesmo apk em abundância na rede para se por as mãos) e aqueles que comprariam acabam por desistir no meio do caminho. (play store)
    - não tenho muito conhecimento sobre a loja, mas pelo que sei é rápido e fácil. (app center IOS)
    sistema e molde: - neste quesito não se a muito a falar...
    android= controle quase absoluto
    IOS= o máximo que se consegue é liberar para colocar apps fora da loja e se limita nisso basicamente

    Coloquei estes dois pontos apenas para destacar no que se superam. E em base acredito que o android apesar de falhar ele tem grande possibilidade de se levantar enquanto o IOS é dito como melhor por muitos por ter "super-apps", mas que é conhecido no mundo android por se limitar.
    em conclusão a apple não falha porque se limita no seguro, em sua área de conforto e acredito que no dia que tentar inovar nesse meio ela ira cair para nunca mais se levantar!

  •   60

    eu acho qu só estão esquecendo uma coisa, quando tu PAGA por algo, mas que justo que cobrar por qualidade, mas quando algo é de graça, exigir qualidade comparada á algo pago, eu acho demais, pois ninguem trabalha de graça, e tudo que tem qualidade , em alguma parte é cobrada , simples assim, não acho justo esse comparativo de um sistema que sempre foi livre, onde os desenvolvedores mostram os seu trabalhos e com o tempo e o retorno do publico em geral vai aprimorando o seu trabalho, muitas vezes com pouquissimos recursos, com um sistema que te cobra até para respirar perto dele , como é o caso da apple, ja citei em outro post e repito aqui, se o google arrumasse a questão de formas de pagamentos na loja, o lucro com certeza aumentaria, e os desenvolvedores teriam um maior retorno,e os apps teriam uma qualidade maior, isso é um fato .
    eu acho que temos que ter essa noção, se querem que fique igual a loja da apple, coloca tudo pago, nada de graça como é lá, alguem vai querer?

  • Com certeza falta amor da parte dos desenvolvedores de Apps para Android, existem varios aplicativos com virus, bugados, com meses sem atualizações e isso demonstra uma falta de zelo tanto do desenvolvedor como da própria Google... Nessa parte o SO da Apple leva vantagem, os apps na App Store são atualizados sempre e os bugs sao de imediatos corrigidos os desenvolvedores e a propria Apple se preucupam de verdade com a qualidade e a segurança dos aplicativos... Tanto eu como todos os usuarios do SO Android queremos uma melhora significativa na Loja e nos Apps do nosso querido R.V (robozinho verde).
    Abrçss ;)

  •   28

    Creio que agora que o Android já esta bem estabelecido, esta mesmo na hora de acabar com esta "festa da uva" que acontece na Play Store. A prioridade agora deve ser a qualidade dos aplicativos, já que o SO esta cada vez mais estável, não existe o porque de manter amadorismos ou mesmo relaxo. A tendencia correta seria a mesma cobrança da apple, mas para isto deve-se dar aos desenvolvedores uma certa garantia de um possível retorno financeiro. Dando mais flexibilidade para a compra na loja, disponibilizando formas alternativas de pagamento, talvez uma estrategia desenvolvida por regiões. Eu, se fosse, desenvolvedor, da forma que esta, desenvolveria um aplicativo com todo meu esforço para o IOS, e disponibilizaria uma versão qualquer gratuita para Android, a não ser se houvesse uma pressão da empresa por qualidade e que o meu retorno me desse motivação para me empenhar.
    Mas a Google com certeza tem muito mais experiência que eu neste assunto. Creio
    que vamos ter um grande reviravolta na Play Store, que pode não agradar a todos, mas que vai melhorar as condições para desenvolvedores e usuários.

    Abraço.

28 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi