O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
26 Compartilhado 3 Comentários

Google Sky Map - Para aqueles que amam Astronomia

Nosso firmamento sempre foi fonte de fascínio e encantamento desde os primórdios da humanidade. Os povos da Gália (hoje, boa parte do que conhecemos como França) temiam que o céu pudesse cair sobre suas cabeças. Até hoje muitas pessoas elevam seus rostos aos céus para rezar. Estamos em 2011 e o conhecimento que temos do que está lá no céu é, ainda, pífio. É claro que já se sabe muito, mas o universo é muito maior que tudo o que já acumulamos através de tantos anos de estudos feitos por astrônomos. O Google Sky Map nos possibilita ao menos ter contato com o que já se sabe de nosso universo.  

Eu acho a versão flat do Galaxy S7 melhor do que o Galaxy S8 de bordas curvas.
O que você acha?
50
50
1988 participantes

Avaliação

Versão testada Versão atual
1.6.4 Varia de acordo com o dispositivo

Funções & Utilização

Com o Google Sky Map você pode ver estrelas de um outro ponto de vista. O Google Sky Map mostra constelações de estrelas que se situam justamente para onde você aponta o seu smartphone Android. Sim, é justamente o que você está pensando:  o que você vir em sua tela corresponde justamente à constelação atual e sua localização. O sensor de movimento integrado ao aplicativo que torna isso possível.

Além do reconhecimento automático com GPS, pode-se configurar o modo manual clicando na tela uma vez e depois clicando no botão do canto inferior à direita. Uma paisagem estelar inteira se abrirá diante de você como um mapa e você poderá viajar por todo o universo apenas deslizando o dedo.

Tocando-se na tela, o menu se abre no lado esquerdo. A partir dele é possível selecionar entre exibir ou ocultar os diferentes níveis do Google Sky Map:

  • Estrelas
  • Constelações
  • Messier (um total de 110 objetos astronômicos tais como galáxias, globulares, nebulosas, aglomerados estelares compostos pelo astrônomo francês Charles Messier na segunda metade do século XVIII)
  • Planetas
  • Linhas de quadrículas de camadas (que determinam uma posição no espaço semelhante ao princípio da latitute e da longitude)
  • Horizonte de camada

Desta maneira, você poderá ver constelações que outras pessoas também estão vendo em outros lugares. Existe ainda uma função um tanto quanto estranha: o "Modo Noite", que se esconde atrás do botão Menu de seu smartphone. Ao ser ativado, este modo altera a cor da tela para vermelho sobre fundo negro. Acredito que o modo padrão já é bastante suficiente para visualizar o que se deseja.

O melhor do Google Sky Map é, sem dúvida, sua função de pesquisa. Aperte Menu, em seguida Pesquisar e será possível buscar planetas, signos astronômicos e tudo mais que o aplicativo oferece e que se sabe que se encontra no Universo. Se você escolher o modo automático, o aplicativo assinala sua posição com um círculo de cor vermelha e uma pequena flecha. Indica, com isso, em que posição você deve manter seu Android para ser capaz de ver a estrela específica a qual você está procurando. Se, ao contrário, você selecionou o modo manual, você será transportado até a estrela. Trata-se de uma viagem pelo céu!

Em poucas palavras:

Google Sky Map é mais que um aplicativo em sua fase beta, porém faltam-lhe algumas funções. Seria genial, por exemplo, se fosse possível conhecer mais detalhes sobre uma certa estrela quando se toca nela. De qualquer maneira, a função de pesquisa está tão bem arquitetada que é um verdadeir prazer viajar pelo céu com o Google Sky Map.



 

Tela & Controles

O Google Sky Map funciona muito bem. Tudo o que você tem que fazer é movimentar seu Android e o Google Sky Map se encarrega de fazer todo o resto. A navegação também funciona muito bem, inclusive quando está configurada para modo manual.

A tela é nítida e cores diferentes são utilizadas para representar diferentes constelações, estrelas, etc. Os planetas apresentam o mesmo aspecto que têm na realidade.

Velocidade & Estabilidade

Executa-se o Google Sky Map sem grandes problemas. O app é, também, bastante rápido e não trava. Há alguns anos fizemos um teste e era necessário deduzir algumas informações, pois não era possível vê-las com nitidez. Evidentemente, o Google trabalhou para resolver tais inconvinientes.

Relação Preço/Desempenho

O Google Sky Map pode ser adquirido gratuitamente. Basta fazer o download do aplicativo no nosso Market.

Screenshots

Google Sky Map - Para aqueles que amam Astronomia Google Sky Map - Para aqueles que amam Astronomia Google Sky Map - Para aqueles que amam Astronomia Google Sky Map - Para aqueles que amam Astronomia
26 Compartilhado

3 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi