O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
24 Compartilhado 19 Comentários

Google pode trazer teste de apps para a Play Store

Comprar um app na Play Store pode ser arriscado se você não conhece o estúdio responsável ou como o aplicativo funciona; hoje já é possível "devolver" o app e pegar o seu dinheiro de volta. Entretanto, uma solução muito mais prática seria poder testar o aplicativo antes de comprá-lo. Pois de acordo com informações, a Big G estaria testando essa possibilidade há mais de um ano.

play store apps pagos
O reembolso já é possível dentro do período de 2 horas. / © ANDROIDPIT

Ainda não há confirmação dessa notícia pela Google, nem é claro como funcionaria. De acordo com o The Information, o usuário poderia testar o app sem baixá-lo completamente, ou seja, baixaria algumas funções específicas para testar. Isso poderia ser feito por HTML5, por exemplo, assim o usuário economizaria no consumo de dados e poderia conhecer o aplicativo sem precisar se comprometer. A empresa App.io já faz versões demo de apps em HTML5, então essa é uma solução possível.

Se confirmado, essa função seria muito parecida com algo que vários desenvolvedores já fazem: ter uma versão básica e gratuita do aplicativo, ao mesmo tempo que oferece uma versão completa, premium paga. A única diferença talvez seja que o teste tenha um tempo limitado, ou seja, o app expire depois de um período. Isso também já acontece com alguns aplicativos, que são gratuitos por determinado período e depois cobram uma taxa. Logo, a solução de usar HTML5 ou algo parecido para que não seja necessário baixar todo o app pode ser apenas para diminuir o consumo de dados, o que é um problema grande em países emergentes. 

Só acho que se a Google quer realmente aumentar o consumo de apps pagos no Brasil, deveria começar a aceitar outras formas de pagamento.

Qual a melhor forma de testar aplicativos da Play Store?

Os comentários favoritos dos leitores

19 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi