O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 174 Compartilhado 111 Comentários

Google vende Motorola para Lenovo

A Google vendeu a Motorola para a Lenovo. A notícia foi confirmada por ambas as partes. O valor do negócio é de 2,91 bilhões de dólares, bem menos que os 12,5 bilhões com os quais a Big G comprou a Motorola Mobility menos de 2 anos atrás.

Motorola logo lenovo
Será que as cores serão mantidas? / © Motorola; Google; Lenovo/AndroidPIT

Quando os rumores apareceram, há uma hora atrás, confesso que, mesmo a fonte sendo o poderosíssimo The New York Times, duvidei muito: por que a Google venderia uma empresa que comprou há apenas pouco mais de um ano? E por um quarto do valor? Então vieram as confirmações; tanto Larry Page, CEO da Google, quanto Dennis Woodside, CEO da Motorola, confirmaram a venda, além da Lenovo divulgar uma nota em seu site.

Moto G Android 4 4 2
Será que as atualizações do Android serão tão rápidas sem a Google por trás? / © AndroidPIT

De acordo com Page, a venda permitirá que a Lenovo (a maior fabricante de computadores do mundo) faça a Motorola crescer até se tornar um jogador importante no mundo Android, falou muito bem de Woodside, e do foco em criar um portfólio pequeno de produtos excelentes - o Moto X e o Moto G, no caso. Também citou as patentes adquiridas na compra da Motorola, cuja maioria permanecerá com a empresa de Mountain View, mas serão licenciadas à Lenovo.

lenovo s6000 androidpit
Qual o futuro dos estranhos tablets conversíveis da chinesa? / © lenovo

A Lenovo já conta com suas linhas de tablets Android, Windows e conversíveis: Yoga Tab, IdeaTab e ThinkTab, a última comprada da IBM em 2005. Resta saber se elas serão mantidas paralelamente, ou a marca Lenovo será exclusiva a computadores e servidores, já que Larry Page comentou que a Lenovo planeja manter a marca Motorola, ou seja, ainda termos muitos Moto pela frente: talvez um Moto L? A venda ainda depende de aprovação das autoridades americanas e chinesas. A China está realmente investindo em smartphones: primeiro a Google perde Hugo Barra para a Xiaomi, agora a Lenovo compra uma OEM inteira.

O que esperar da Motorola by Lenovo? Finalmente os chineses conquistarão o mercado americano?

 

111 Comentários

Escreva um comentário:
  • google fez burrada...
    "o que importa é o market, pra mim, a google só ta de olho na sansung"

  • comprei um moto x, mas temo por não receber a atalização para o kitkat, em parte meu primeiro e ultimo motorola...
    o jeito e migrar para o xperia.

  • Amigos,
    sempre ouvir falar que computadores lenovo são muito ruim!!
    Sem falar no suporte.
    Acho que essa foi realmente uma má noticia.
    a sensação que se tem é q a motorola ficou sem rumo!

  • Eu acredito que, pela negociação da venda, a Lenovo se tornará a maior em breve e fará aparelhos bem melhores que qualquer outra fabricante. Todo mundo fala da linha Nexus que é do Google e tal. A linha Nexus até (4 e 5) não é do Google, assim como os outros não eram. O sistema é do Google, mas o fabricante é a LG que só fez porcaria até o G2. Se a Lenovo fosse a fabricante do Nexus 5, como chegaram a cogitar no início do ano passado, hoje todo mundo estaria falando bem dessa transação.
    Vamos aguardar.
    Eu acho que a Lenovo só tende a melhorar sua própria linha com a aquisição da Motorola e esta só tem a ganhar com o tamanho e estrutura da Lenovo. Se o Moto X foi o melhor aparelho de 2013 sem ter o melhor hardware e sem dever nada aos outros tops de linha das outras fabricantes, fico imaginando o X2. Vai humilhar todos.

  • Eu ate continuaria com a motorola desde que as atualizações continuassem de forma regular e que os aparelhos continuassem seguindo a mesmo linha de designer clean que se vê na linha moto e como já víamos nos nexus sem logos da marca na parte da frente e sim apenas na parte de trás seguido uma linha bem clean tanto no software como no aparelho em sí isso deixa o aparelho com um toque bem sofisticado coisa que seria ótimo Samsung e LG seguirem nada de botão home ou logos da marca em todos os lados do aparelho até a Apple viu que botão home já era uma coisa sem sentido nos dias de hoje e para não mudar o design do aparelho q já e marca registrada achou logo uma utilidade q realmente vale a pena.

  • Tenho um Razr i e meu próximo aparelho seria um Moto X, Seria...
    Vou partir para a linha Nexus, apesar de não gostar muito da LG.
    Que pena, Google. Que pena...

  • meu a google tava de olho nas patentes da motorola so isso a motorola ñ deve ter dado lucros esperado eles venderam e ficaram com as patentes e tem o acordo com a Samsung tbm q provável q a samsung tenha asseso a essas patentes o acordo da google e Samsung pode ser mais lucrativa ? ou não ?

  • Resumindo, obrigado Lenovo por tirar o incômodo do Moto X no caminho do meu Nexus 5 !!!

  • Google viu a Motorola falindo.. comprou.. deu uma recauchutada.. lançou dois celulares pra fazer caixa e manter a marca viva e revendeu... para manter mais empresas dependentes do android na praça. Genial.

  • pobre do meu moto G acabei de comprar

  • talvez com outro nome (por isso o fim dos nexus), por isso que venha Samsung com Android puro!!

  • talvez com outro nome (por isso o fim dos nexus), por isso que venha Samsung com Android puro!!

  • talvez com outro nome (por isso o fim dos nexus), por isso que venha Samsung com Android puro!!

  • conserteza a google comprou a motorola so para ter patentes dela pra dps vender, juntar dinheiro e comprar a Samsung mobile para que so se vendam nexus na sua própria marca.

    • Cara não tem como comprar a Samsung se ela tem valor de mercado de aproximadamente 190 bilhões mas da metade do que o próprio google vale que e aproximadamente 249 bilhões

  • to pasmo !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Motorola sempre inovando e aprontando kkkkk

  • A motorola estava na contramão das outras fabricantes. Oferecia os seus aparelhos focados na experiência do usuário, preço atraente e atualizações rápidas. Não consigo ser otimista nessa situação. O meu G fica desanimado. :/

  • Moto G também tem uma versão GPE. Caso o Google mate a Linha Nexus, e continue só com a Google Play Edition, tudo começará a fazer sentido, mais vamos aguardar para ver eles vão decidir. Veja no fórum do Moto G como fazer o flash da ROM Google Play Edition no Moto G: http://goo.gl/hXW85p

  • Em 2012 quando o Google comprou a Motorola, lembro-me de ler um artigo ao qual dizia que a principal motivação da compra da divisão mobile da Motorola seria a aquisição das patentes deste segmento que seriam incluídas nesta compra. O Google realizou essa negociação a fim de proteger o Android de possíveis quebras de patentes e evitar longos e demorados processos, assim como acontece com a Apple e Samsung. Pelo visto isto foi verdade e o Google vendeu somente a Motorola se reservando todas as patentes adquiridas na época. Espero que a Lenovo tenha em mente o mesmo pensamento do Google ao fabricar e vender seus dispositivos, a nós mortais, resta-nos esperar!

Mostrar todos os comentários
174 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi