O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
141 Compartilhado 86 Comentários

Gráfico mostra o quanto a Samsung perdeu sem o Note 7 em 2016

Você pode conversar sobre inúmeros temas com seus amigos antenados em tecnologia, como os capítulos da série Stranger Things, a volta da Nokia, ou sobre as atualizações do Android. Mas, acredite, nenhum assunto rende tanto quanto falar sobre o Galaxy Note 7. É claro que isso tem um motivo bem simples: no fundo, todos nós gostamos da Samsung e ficamos chateados com o ocorrido. Um gráfico recente, contudo, nos mostra que a marca sul-coreana é a principal "chateada" quando o assunto é o seu finado dispositivo.

Primeiramente, o gráfico

apteligen note7 grafic
Vendas globais de smartphones lançados durante o segundo semestre de 2016 / © Apteligent

Samsung perdendo para a Sony

O instituto de pesquisas Apteligent, resolveu consolidar os números dos smartphones lançados durante o segundo semestre do ano mundialmente. Basta olhar com atenção alguns pontos dessa pesquisa para tirarmos conclusões bem interessantes de como foi a segunda parte do ano para algumas fabricantes.

O fato mais notável é a queda vertiginosa da então líder desse cenário, a Samsung, que perdeu muito com a retirada do seu exemplar mais aguardado por inúmeros usuários ao redor do mundo, o Note 7. Esse movimento é um tanto óbvio, já que sem um novo lançamento no mercado, qualquer marca amargaria em números de vendas. Então, encontramos a primeira informação "chocante" dessa pesquisa: o Xperia XZ é o best seller do segundo semestre.

O Xperia XZ é o best seller do segundo semestre, segundo a pesquisa da Apteligent

Lembro quando fui ao lançamento desse aparelho aqui no Brasil, convicto de que a Sony iria colocá-lo à venda por algo em torno dos R$ 4.999,00, que era a referência que tínhamos do último topo de linha da marca, o Xperia Z5 Premium. Também importado, o Xperia XZ chegou por R$ 3.999,00, que não é um valor baixo, mas está abaixo da média quando falamos de smartphones Xperia.

Além disso, o dispositivo vem com o pacote básico de 2016, como USB Type-C e processador Snapdragon 820. Olhando para o gráfico, conseguimos notar que a Sony teve poucos momentos de queda durante a trajetória do XZ após seu lançamento.

AndroidPIT sony xperia xz 0443
Xperia XZ / © AndroidPIT

Google Pixel... quem diria

Quando o Google anunciou o Pixel muitos usuários divergiram de opinião, sobretudo sobre o novo foco do Google em novos usuários - de iPhones principalmente - e também com relação ao preço e a limitação do produto. Bom, indo pelo gráfico da Apteligent, notamos que os modelos do Google também seguem bem em números de vendas nos países em que eles são comercializados.

Por sinal, o Google Pixel e o Google Pixel XL superam o smartphone eleito por muitos sites e a imprensa especializada como "o melhor do ano", que é o Moto Z, da Lenovo. O gráfico mostra que, curiosamente, o Lenovo com conceito modular decaiu um pouco durante o período da Black Friday, no final de novembro.

AndroidPIt google pixel XL 9787
Google Pixel XL / © AndroidPIT

Nem tudo está perdido para a Samsung

De forma alguma a Samsung está por baixo, até porque a empresa sul-coreana vende inúmeros modelos Galaxy e está preparando um portfólio bem interessante para 2017, segundo alguns rumores. Aliás, a terceira informação do gráfico é a mais interessante, já que ela mostra que existem mais unidades do Galaxy Note 7 no mundo do que LG V20 e HTC 10 Evo.

A HTC, por sua vez, sequer aparece além da linha base do gráfico, enquanto a LG se mantém como a penúltima colocada do ranking. Só para constar, s LG lançou uma campanha forte de divulgação do V20, talvez a mais forte e ampla em comparação com os demais dispositivos que estão nesse ranking. O dispositivo foi o primeiro a ser lançado com o Android 7.0 Nougat de fábrica, antes mesmo dos Pixel aparecem pela primeira vez. Pois bem, acho que nada disso adiantou muito, não é mesmo?

AndroidPIT lg v20 0799
LG V20 / © AndroidPIT

Podemos olhar o gráfico de diversas formas, observando também a variedade de aparelhos interessantes que são lançados pelo mundo e que não chegam ao Brasil. Outro dado bacana é o aumento na venda do OnePlus 3T, mostrando que a OnePlus agiu certo ao tirar o OnePlus 3 de circulação antes do previsto.

O que você dos resultados deste estudo? Em qual fabricante você está apostando para o próximo ano?

141 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

86 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi