O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
7 Compartilhados Sem comentários

Hands On: Cyanogen, AOKP e MIUI Jelly Bean ROMs

 

Se você possui um telefone ou tablet “rooteado”, hoje é o seu dia de sorte. Por quê? Porque a CyanogenMod, a AOKP e agora também a MIUI estão oficialmente liberando a versão Jelly Bean do Android compatível com diversos aparelhos. Três dos desenvolvedores Android mais populares nos acertaram com o que gostamos de chamar de "Da Bean", todos ao mesmo tempo. Com a comunidade de desenvolvedores em plena transição para a Jelly Bean, você sabe que ROM deve “flashear”? Quais são as diferenças entre elas? Para quais dispositivos estão disponíveis? Para responder a estas perguntas, dividimos uma a uma e analisamos as três ROMs.

CyanogenMod

A CyanogenMod é a chefona das ROMS para Android. Na maioria dos casos, sempre que você ver uma ROM do Android para telefones populares ou tablet, é muito provável que tenha o trabalho da Cyanogen por trás. As versões em desenvolvimento, também conhecidas por Nightlies, da CyaonogenMod 10 foram liberadas recentemente, ou seja, é uma ROM com base na versão Jelly Bean e que está disponível para os seguintes dispositivos (por enquanto):

  • Samsung Galaxy S3 (modelos norte-americanos)
  • Variantes do Galaxy Nexus
  • Variantes do Nexus S
  • Nexus 7 (apresentando problemas... eu esperaria para baixar)
  • Asus Transformer e Transformer Prime
  • Variantes do Samsung Galaxy S (Vibrate, Captivate, Internacional e i9000b)
  • Samsung Galaxy S2 i9100g
  • Tablets P3 e P5

(Será necessário um Insecure Bootloader)

Para “flashear” esta ROM, você naturalmente deve ter acesso “root” em seu dispositivo. ROMS CyanogenMod são conhecidos por seu desempenho, estabilidade e os recursos adicionais que você não vai encontrar em ROMs stock AOSP. Você nunca poderá piscar em falso enquanto estiver “flasheando” um dispositivo com algo da equipe CyanogenMod.

Se você é proprietário de um dos dispositivos relatados acima e está interessado em usufruir dos recursos da CM10, você pode baixar as ROMS aqui.

AOKP (Android Open Kang Project)

A AOKP é outra ROM muito popular que incide sobre o desempenho, a estabilidade, a customização e a velocidade do dispositivo. Uma seção da ROM chamada “Controle de ROM” permite que você personalize a interface do usuário, a barra de navegação, a tela de bloqueio, a barra de status e muito mais. Para todos os fãs de “flash” é muito frequente se verem entre a CyanogenMod e a AOKP. As novas Nightlies Jelly Bean estão disponíveis para os seguintes dispositivos (por enquanto):

  • Galaxy Nexus
  • Nexus S
  • Nexus 7
  • Galaxy Tab 2
  • T-Mobile Galaxy S2
  • T-Mobile Galaxy S3

Mais uma vez, você precisa de acesso root para usar a AOKP. Se você tiver qualquer um dos dispositivos listados e está interessado ​​em experimentar esta incrível ROM, você pode baixá-la aqui.

MIUI

Esta ROM, como a maioria das ROMS, também é baseada no trabalho do time da Cyanogen, mas não se parece em nada com qualquer outra ROM Android que você já viu antes. Os desenvolvedores chineses completamente reformularam a interface do usuário do Android, o que resultou em um Android híbrido com uma pitada de iOS e uma abundância de recursos exclusivos. É suave, é diferente e é muito customizável. Até agora, a MIUI Jelly Bean está disponível para os seguintes dispositivos (por agora. A MIUI ICS, que está disponível para muitos mais dispositivos.):

  • Galaxy Nexus
  • Nexus S
  • Nexus 7

Mais uma vez, o acesso root é necessário para usar esta ROM. Se você possui um dos dispositivos acima e tem interesse em experimentar a MIUI Jelly Bean, você pode baixar a ROM aqui.

Diferenças

Então, quais são as diferenças entre cada ROM? Isto é tão difícil de escrever e muito mais fácil de mostrar, é por isso que vamos usar o vídeo do nosso colega Eric McBride para mostrar um pouco de cada ROM em três diferentes dispositivos Galaxy Nexus e em um Transformer Prime. As ROMs da CM10 e AOKP são muito parecidas, mas bem diferentes na maneira como oferecem as opções de personalização para o usuário. A MIUI parece muito diferente (em muitos aspectos como o iOS), mas naturalmente usa o Android acima de tudo. É muito di´ficil recomendar apenas uma delas. Todas são ROMs impressionantes e se você é um crackflasher, sugiro tentar as três. Agora, pessoalmente, a AOKP é excelente devido às opções de personalização. Se você é novo no Android, vá de CM ou AOKP, pois a MIUI pode confundir um pouco no início).

Aqui segue o vídeo mostrando um pouco de cada ROM, rodando em três dispositivos Galaxy Nexus (e a CM10 no Transformer Prime. Link do Youtube aqui):

Conclusão

Lembrem-se, elas são versões alpha, logo, são instáveis. Ao usar podem surgir erros e mais recursos/dispositivos estarão disponíveis nas próximas semanas. Dito isto, todas parecem estáveis ​​o suficiente para o uso diário.

Além disso, lembre-se que essas não são as únicas opções, como Bugless Beast, Black Bean e muitas outras ROMs que também valem a pena conferir. Há tantos desenvolvedores incríveis por aí, por isto não tenha medo de experimentar novas ROMs.

O que vocês acham dos novos lançamentos JB? Você já teve a oportunidade de testar algum destes? Qual você prefere usar?

Deixe-nos saber o que você pensa nos comentários abaixo!

Imagem: knowyourmobile.com

Sem comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi