O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
196 Compartilhado 105 Comentários

Hangouts: o que já está morto, não pode morrer de novo

É um pouco difícil de entender a estratégia do Google para seus aplicativos de mensagens. Hangouts, Allo, Messenger e Duo coexistem e estão instalados em mais de um bilhão de smartphones, mas, uma minoria de usuários optam por utilizá-los com maior frequência. O Hangouts vem pré-instalado no Google Pixel, embora o mesmo fique um pouco escondido em meio ao software. Recentemente, a API para chats em vídeo do app foi encerrada publicamente pelo Google, o que deve enterrar o mensageiro de vez.

O Hangouts está condenado a morrer? O Google está dando alguns sinais que sim, aos poucos. O principal ponto disso é a API que permite que terceiros possam manipular e desenvolver funções que se integrem às chamadas de vídeo que, segundo o Big G, será encerrada em breve. Relatórios mais recentes mostram que o Hangouts deve se tornar um aplicativo dedicado ao setor empresarial. Máscaras de efeitos em realidade virtual, por exemplo, devem desaparecer do app caso isso aconteça.

Opinion by Eric Herrmann
O Hangouts nunca foi um aplicativo "super cool".
O que você acha?
50
50
773 participantes

Não tenho argumentos contra o Hangouts, mas, basicamente, ele nunca foi um aplicativo popular. De acordo com a política de serviços do Google, o mensageiro deve vir pré-instalado em novos smartphones Android de todos os fabricante. Contudo, o WhatsApp segue como uma preferência entre os usuários.

Uma razão básica que explica essa falta de popularidade é que o Hangouts nunca foi um aplicativo 'super cool'. No começo, apenas quem usava o Google+, ou tinha uma conta na rede social, podia trocar imagens com outros usuários Hangouts. Demorou um pouco até que essa restrição foi melhor trabalhada pelo Google.

A popularidade do Hangouts teve seu maior pico quando o app ganhou integração com SMS, embora essa não fosse sua principal característica. Algumas estatísticas da Play Store mostram que o Hangouts é realmente um app usado por poucos usuários:

  Hangouts WhatsApp Facebook Messenger
Downloads > 1 bilhão > 1 bilhão > 1 bilhão
Avaliações em média 2,5 milhões em média 49,3 milhões em média 37,6 milhões

E vejam bem, o Hangouts é um app cheio de vantagens, como, por exemplo, a possibilidade de usá-lo em vários dispositivos e plataformas. Você também pode usar voz ou vídeo para se comunicar pela internet, além de ser possível trocar o tipo da ligação rapidamente (de voz para vídeo, por exemplo).

Novos aplicativos, esperanças renovadas

O Google atualizou sua política de uso em outubro de 2016, removendo a necessidade dos fabricantes de instalarem obrigatoriamente o Hangouts em seus novos smartphones. Agora, ao invés disso, o aplicativo Duo passou a representar o mensageiro oficial do Google. Esse padrão está vigente desde 01 de dezembro de 2016.

AndroidPIt google pixel XL 9797
No Pixel, o Hangouts vem desativado  / © AndroidPIT

Parece que o Google tem uma certa dificuldade para se estabelecer no campo dos serviços de mensagens. Até agora todas as apostas da empresa nesse segmento falharam. Falta de investimentos não é, visto que temos, inclusive, um assistente de inteligência virtual em meio ao Google Allo.

O Hangouts não pode morrer ...

Na real, o Hangouts nunca se sequer viveu. O serviço passou despercebido em seus primeiros anos de vida devido ao marketing fraco do Google. Foi renovado mais tarde com novas funcionalidade, mas seu estágio de estagnação era avançado. Desde então, o app mal consegue respirar e está presente nos celulares apenas pelo simples fato de ser um "bloatware". Poucas pessoas estão conscientes sobre suas funcionalidades.

O Hangouts se estabeleceu melhor no setor profissional. O Google percebeu isso, mesmo que tardiamente, e quer mudar seu foco levando o produto para esse público. Diariamente, percebo que o Hangouts está realmente presente no uso profissional das pessoas. O app tem mais a oferecer em termos de sincronização, multiplataforma e integração com outros serviços em comparação com o Skype, por exemplo.

Para uso comum, honestamente, o Hangouts se tornou algo inútil. Meus contatos, por exemplo, não utilizam e, quando utilizam, é porque se trata de um pequeno apreço por essas ferramentas tecnologias alternativas que surgem todos os anos (sou assim também, confesso). O Hangouts não tem uma função ou recurso matador e, aparentemente, o Google já não está mais disposto a reverter isso.

Você usa o Hangouts? Se sim, irá sentir falta do app?

196 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

105 Comentários

Escreva um comentário:
  • Só usava para SMS.

  • Gosto do Hangouts e seria uma pena se acabasse.
    Acredito que o que faltou para o sucesso do app foi um investimento adequado por parte da Google.
    A Google quer atirar pra todo canto criando mensageiros e, por fim, nenhum acaba vingando.
    Olhe o iMessage que, no ecossistema da Apple, é o Hangouts no ecossistema da Google.
    Um faz um tremendo sucesso e o outro não vingou.

  • Uso esporadicamente no trabalho, mas nunca é bom ver uma opção indo embora...

  • Para o Google se firmar nesse segmento, deveria seguir os passos do Facebook, comprar algum outro que já está firmado como o telegram.

  • Uso o Hangouts diariamente no trabalho e com amigos. Se acabar vai fazer muita falta.

  • Eu usava ele, mas depois fui parando, ninguém mais usava!

  • Os aplicativos da Google não são multiplataforma, por isso não vingam.

  • "What is dead may never die"

  • O problema do Google é falta de foco e investimento nesses apps.
    Uma vez que temos Wathsapp, Telegram e Messenger, ninguém vai usar o Allo ou Hangouts só por conta deles serem do Google.

  • Eu uso LINE

  • Eu uso Hangouts, e vou ficar com saudades.

  • Foi é um app muito divertido, mas com a tecnologia cada vez avancada e com novos recursos. E acredito que esta morto!!

  • Faço uso frequente, muito útil simples e eficiente e permite privacidade além é claro dá opção de opção de usa lo diretamente no desktop

  • A respeito disso, ninguém quer saber do Allo, as pessoas querem o Google Assistant (Não é por isso que baixaram o Allo?) em todos os celulares, mas eu acho que virá para todos os smarts, Se já vai vir para as Android TVs... Mas agora o Hangouts tem usuários, assim como o G+, mas quase ninguém sabe...

  • Foi o melhor aplicativo de vídeo conferência que eu já utilizei, mesmo com pouca banda a qualidade é incrível. uma pena que o modismo prefere utilizar outro serviço com péssima qualidade, infelizmente por falta de meus amigos se socializar com ele, fui obrigado a baixar e utilizar um serviço de péssima qualidade. A Google deveria ter vínculado o máximo de sincronismo com hangouts, assim podia estar no topo.

  • atualmente uso para falar raramente com algumas pouquíssimas pessoas do G+ que eventualmente não querem passar ou não tem whatsapp

  • Uso o Hangout único e exclusivamente em ambiente de trabalho. Nesse ponto, ele é realmente indispensável.

  • É um bom app, pena n ter o marketing certo pelo big g, era pra vir como único mensageiro de SMS nos smartphones e já vir ativado para conversas on-line (já q todos cadastram o email para utilizar o aparelho).

    Sendo assim, o hangouts seria muito mais conhecido e funcional. É uma pena q esse bom app esteja com os dias contados.

  • Erik, não concordo com a escolha do título para essa postagem e obviamente minha opinião é diferente.
    O Hangouts pode não ser o mais popular, mas imagina as situações comparadas a outros mensageiros:
    1- Não te deixa na mão se o seu smartphone descarregar;
    2- Até usuários assíduos de produtos Apple cedem ao Hangouts para webinar com compatibilidade completa:
    3- Está dentro do Gmail, mais prático que isto é difícil!

    Fico muito P da vida quando alguns portais de notícia afirmam algo de forma imperativa, estes perdem a credibilidade.

    O Olhar Digital foi outro destes, ao dizer em uma reportagem que as TVs 3D foram uma decepção, como assim?! Eu tenho 2 3D, compro discos bluray 3D, tenho uma biblioteca 3D, equipamentos de ponta e do nada vem alguém dizer que acabou.

    Perderam credibilidade pra mim.

  • Uso o Hangout para ligações a outras operadoras, telefone fixo... Uso créditos e as ligações são efetuadas com meu número... Essa funcionalidade também está presente no Skype, mas me adaptei bem ao Hangout!

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi