O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 15 Compartilhado 2 Comentários

HoloEverywhere: um bate-papo com seu principal desenvolvedor

Há algumas semanas, Caspar (nosso product manager) e eu tivemos a ideia de entrevistar Sergey Shatunov, o principal desenvolvedor do HoloEverywhere, a mesma biblioteca usada para criar o nosso aplicativo do AndroidPIT. Para quem não conhece, o HoloEverywhere (HE) é uma biblioteca Android que pode ser integrada aos seus projetos para fornecer componentes com o design Holo para versões mais antigas do Android, as quais não possuem a interface de usuário Holo.

Eu queria ter alguns recursos do iPhone 7 no meu Android.
O que você acha?
50
50
307 participantes
AndroidIceCreamSandwich
 © HoloEverywhere

Uma das razões para entrevistar o Sergey é o fato de o HE ser um open source project, ou seja, qualquer pessoa no mundo pode contribuir, seja adicionando um código, seja fazendo o relatório de um bug, etc.

Preparamos uma lista de perguntas não-técnicas para ele, de maneira que a entrevista se tornasse acessível também aos leitores com pouco (ou nenhum) conhecimento sobre programação Android. Os tópicos são relevantes para todos os usuários do Android, e alguns podem até se sentir estimulados a aprender como desenvolver um software e mesmo um aplicativo Android.

Google kNow contatos ligacoes
Projeto demo do HoloEverywhere: à esquerda, alguns widgets do HoloEverywhere; à direita: SlidingMenu. / © HoloEverywhere

AndroidPIT: Como você descreveria o HoloEverywhere para a sua avó?

Sergey: Essa é difícil de responder. Minha avó é uma pessoa muito distante da tecnologia. Eu tentaria fazer algumas analogias com a vida dela, mas acho que não conseguiria descrever o objetivo do meu trabalho. Mas isso pode ser engraçado, vou tentar…

AndroidPIT: Quando começou a trabalhar para o projeto e quanto tempo investe nele por semana?

Sergey: O HoloEverywhere começou como uma biblioteca simples, apenas com widgets básicos do tema Holo feitos por Christophe Versieux (WazaBe). Algum tempo depois, descobri o projeto quando precisei de um aplicativo simples para Android 2.1. Eu já era usuário de longa data do ICS, e meus olhos doíam sempre que via um aplicativo projetado para o Gingerbread. Nunca pensei em como os aplicativos podiam ser feios. Esses gradientes inúteis, a confusão dos ícones e o comportamento instável do programa. O pessoal do Google estava cansado disso e lançou o novo design Holo, que é bem mais bonito numa grande lista de dispositivos.

Meu tempo de dedicação à biblioteca é bem peculiar. Às vezes posso ser bem preguiçoso para fazer as coisas andarem. Outras vezes, trabalho noite e dia sem pausa. Tudo depende basicamente da minha namorada, não de mim :) Mas eu tento trabalhar! Às vezes acho algo interessante para a biblioteca, decido adicionar apenas uma coisinha e… UAU 3 da manhã!? Em média, trabalho de 10 a 15 horas por semana.

Google kNow contatos ligacoes
HoloEverywhere: as listas dos widgets do Holo disponíveis. © HoloEverywhere 

AndroidPIT: O que o motiva a trabalhar de graça?

Sergey: Nada, acho. Simplesmente escrevo a biblioteca de que preciso e compartilho o meu trabalho com os outros. Não peço nada em troca: apenas escrevo o código, ou soluciono bugs, ou mesmo escrevo bugs :) No final das contas, quem vai me dar algo se eu também não der? Sou um apoiador dos softwares open source, talvez seja um fã do Richard Stallman.

AndroidPIT: Qual é a sensação de ter tantas pessoas usando o seu projeto?

Sergey: O Gingerbread ainda está vivo, e a culpa é do estranho sistema de upgrade do Google. Claro que fico feliz pelo HE ser útil para algumas pessoas, mas não gosto do fato de que os desenvolvedores precisem do HE.

AndroidPIT: O que você faz quando não está trabalhndo para o projeto? Você tem outro trabalho?

Sergey: Não, ainda sou estudante e freelancer, mas já fui convidado para trabalhar em diversas empresas: até o Google me queria. Mas eu não quero ficar preso numa companhia fazendo um trabalho estúpido sem crescimento pessoal. Os programadores são pessoas criativas. Quero criar algo novo: novos aplicativos, novos conceitos, uma nova revolução. Alguns podem dizer que o Google é o lugar ideal para pessoas criativas, mas eu não acho.

Google kNow contatos ligacoes
O projeto num tablet. © HoloEverywhere 

AndroidPIT: Qual é o seu projeto preferido que usa o HoloEverywhere?

Sergey: Bem, claro que é o AndroidPIT! :) Também posso recomendar os aplicativos Unix Admin e TimeAct To-Do, que são muito úteis para mim.

AndroidPIT: Quais são os seus conselhos para desenvolvedores que querem se envolver com software open source?

Sergey: Busque soluções que irão testar o seu conhecimento. Você e apenas você deve criar soluções. Não seja um estúpido robô de busca. E claro, leia as diretrizes antes de criar algo, do contrário irei visitá-lo nos seus sonhos e fazer algo malévolo. Você não quer isso, certo?

Obrigado ao Sergey pela entrevista! Boa sorte no futuro!

Você tem interesse em aplicativos para desenvolvedores? Que bibliotecas Android você usa?

2 Comentários

Escreva um comentário:
15 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi