O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 26 Compartilhado 44 Comentários

Homem mais conectado da terra compartilha seu conhecimento sobre wearables

Conhecido como o homem mais conectado da Terra, Chris Dancy leva a tecnologia pessoal para outro nível. Ele se tornou uma referencia mundial em wearables, usando centenas de sensores, dispositivos vestíveis e aplicações que monitoram sua vida. A analise de todos os seus dados lhe permite controlar sua rotina e melhorá-la em vários aspectos, como na saúde e no bem-estar. Confira um bate-papo que tivemos com ele.

Quantified self é um expressão em inglês que representa o auto-monitoramento através da tecnologia. Como o homem mais conectado no mundo, Chris Dancy pode falar muito sobre si, como quantos passos deu neste mesmo dia no ano passado, quantas ele dorme, quantos emails enviou e o clima onde ele está. Todos os seus dados estão salvos e sincronizados. Esse rastreamento lhe permitiu viver melhor, e agora ele quer compartilhar suas experiências com os vestíveis com o resto do mundo.

Você pode reconhecer Dancy do programa Dark Net, do Showtime, que ele estreou no ano passado. Para você ter uma ideia sobre o quão interessante é sua rotina tecnológica, assista ao vídeo abaixo:

O que esperar dos wearables em 2017?

O campo da medicina evolui e mudou seu foco no que diz respeito a gestão de doenças ao bem-estar. Sobre as tecnologias vestíveis, Dancy diz que o objetivo desses gadgets é contribuir com a prevenção de alguns problemas. Ele acredita que esse processo deve melhorar em 30 anos.

Dancy diz que estamos na "era dos wearables". Esses devices devem ficam mais baratos e serão onipresentes, e estarão à serviço do bem-estar do usuário. A era onde eles se tornarão imprescindíveis, contudo, deve chegar dentro de três anos. Então, a tecnologia será incorporada em nossas roupas e nossos smartphones. Depois dessa etapa, será a vez dos digestíveis.

Tomando controle os dados de sua saúde

Estar ciente de seus próprios dados sobre sua saúde pode gerar uma série de benefícios. Ter uma idéia sobre o quanto você está sedentário, por exemplo, pode ajudar o usuário a desenvolver hábitos mais saudáveis. É claro que pode se rum pouco difícil para pessoas com pouco conhecimento. Segundo Dancy, começar com opções "óbvias", como fazendo listas com metas, pode não ser necessariamente o melhor ponto de partida.

Ao invés disso, a primeira coisa que o usuário deve fazer é estar ciente de todos os dados sobre sua saúde que são coletados pelo seu dispositivo. Aplicativos como o Samsung Health e o Saúde, da Apple, recolhem um número imenso de informações cobre o usuário, que geralmente não está ciente disso.  O Saúde, por exemplo, exibe uma lista de informações sobre o que é registrado, e quando esses dados são recolhidos.

Esteja ciente sobre os dados que seu telefone coleta de você

Aplicativos pedômetro são uma maneira comum de começar dados de controle sobre os próprios níveis de atividade, mas as métricas de vaidade, como contagem de passos não realmente dão uma boa visão de seu bem-estar geral. Dancy diz que não há informações sobre a sua saúde e felicidade escondendo à vista de todos, se você sabe onde olhar.

“Você é onde você gasta a maior parte do tempo”, diz ele, sugerindo que as pessoas precisam manter um olhar mais próximo da sua localização (check-ins), no consumo da bateria e no uso emoji. Com estes, você pode ver padrões de comportamento que se correlacionam fortemente com a sua saúde. Olhe para o seu Facebook e check-ins do Foursquare para ver se você está indo para um parque com menos frequência, ou restaurantes não saudáveis com mais freqüência. 

Abra as estatísticas de consumo de bateria no telefone para ver quais aplicativos você gasta mais tempo usando. É possível que o seu humor pode ser menor durante tempos quando você usar determinadas aplicações mais do que outros. E, finalmente, verificar aos emojis recentemente utilizados, pois eles podem ser um indicativo da sua saúde emocional.

Transformando dados em bem-estar

Em teoria, rastreamento e quantificação de todos os seus hábitos de saúde poderiam ser realmente úteis. Mas, por muitas vezes, eles nos levam a depressão e a ansiedade, em vez de positividade e resultados. Um monte de aplicativos são projetados para nos dizer o que estamos fazendo errado, ou apenas fazer você se sentir mal sobre sua inatividade quando você não está batendo suas metas de fitness. Dancy chama isso de “shamification” em vez de gamification, pois essa abordagem pode ser desmotivadora.

Não é interessante ser quantificado sempre, pois isso pode reforçar ainda mais a ideia de que o usuário é um "humano que faz" e não um "ser humano". Com base no seu conhecimento, e tendo em vista essa questão da avaliação, de ser como um estimulo ao usuário, Dancy nos indicou alguns apps que podem ser saudáveis para o seu uso:

Moves

O aplicativo grava automaticamente sua caminhada diária, como ciclismo e corrida, e exibe sua atividade diária em círculos simples, como calorias ou distância percorrida. Além disso, ele pode visualizar o seu dia na forma de uma linha do tempo, reconhecer lugares que você foi e rastrear suas rotas em um mapa.

moves app screenshots
See your daily activity on a timeline. / © Moves
Moves Install on Google Play

Sleep Cycle

Este aplicativo  sente o seu movimento e acompanha seu ciclo de sono durante toda a noite, a fim de acordá-lo durante o momento ideal da fase de sono, então você acorda sentindo-se descansado. O aplicativo irá mostrar-lhe um gráfico de sua qualidade de sono todas as noites e dizer-lhe qual local e dia da semana você dormir melhor durante. Você também pode acompanhar como a ingestão de café, comer em excesso e estresse afeta seu sono, bem como, para que você possa alterar os seus hábitos de sono melhor.

Sleep Cycle alarm clock Install on Google Play

Você pode seguir o Dancy em seu Twitter (@ChrisDancy), ou olhar seus dados pessoais obtidos em apps através deste link.

26 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

44 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi