X

Fazer o login

Registre-se para confirmar

Esqueceu a sua senha?

Faça o Login com o Facebook:

Ainda não tem uma conta no AndroidPIT? Criar conta

HTC zomba da Nokia na cara dura!

Camila Rinaldi
6

Parece que é tendência entre as fabricantes zombar das outras em propagandas cada vez mais objetivos. Desta vez, quem resolveu se assanhar foi a HTC que, em um infográfico inicialmente inofensivo, terminou atacando diretamente uma das maiores concorrentes do mercado de smatphones quando o assunto é câmera para dispositivos móveis: a Nokia.

No ano passado, publicamos aqui no AndroidPIT um infográfico "Smartphone dos Sonhos", onde reunimos algumas das melhores especificações já utilizadas em telefones inteligentes, na opinião da maioria dos editores do site, a Nokia levou o troféu no quesito câmera, com a PureView Nokia 808 41MP. Isso mesmo, uma câmera para smartphone com 41MP, algo simplemente imbatível. Porém, não para a HTC.

Se utilizando de uma narrativa sobre a evolução das máquinas fotográficas para celulares, em um infográfico intitulado “A história da Fotografia”, a fabricante taiwanesa começou falando do processo fotográfico “Daguerreótipo”, criado pelo francês Louis Daguerre, em 1837, passando pela popularização da fotografia e, enfim, chega às câmeras na era móvel. Depois de “gongar” o iPhone 4S, dizendo que a Apple trouxe uma tecnologia que a HTC já havia lançado há um ano - câmera de 8MP do HTC Droid Incredible - os publicitários da taiwanesa pegaram mais embaixo e citaram uma passagem de um artigo review feito por um redator do Gizmodo, que afirmava que toda essa quantidade de megapixels “não ajudava em nada”.

Na imagem abaixo, você confere as palavras usadas pela HTC no infográfico “A história da Fotografia”:

Logo abaixo do comentário sobre a câmera PureView Nokia 808 41MP, a empresa manda: “A HTC lançará uma nova experiência em som e câmera em 2013.” © Blog da HTC

De acordo com o site Pocket-lint, a fabricante HTC planeja o lançamento de uma câmera de 4.3 "ultrapíxels" com sensor Foveon X3 capaz de detecta as cores vermelhas, verdes e azuis em três camadas diferentes. O resultado seria como se tivéssemos três câmeras diferentes em apenas uma. O objetivo é criar imagens de alta qualidade, mais nítidas e mais claras, tornando-as mais reais, ou seja, com mais detalhes que as câmera de 13 MP atuais. E, ao que tudo indica, a HTC planeja que esta nova "experiência de câmera"  venha com o lançamento do mais novo carro chefe da companhia, o M7.

Sinceramente, para ter o culhão de vir a público e zombar de uma corrente do calibre da Nokia, a HTC deve estar desenvolvendo algo realmente inovador, algo que, como ela mesmo passou com o infográfico, mude a história da fotografia (para mobile)!

De qualquer forma, vamos descobrir por nós mesmos no dia 19 de fevereiro, quando espera-se que a HTC anuncie o seu aparelho de última geração em eventos simultâneos em Nova York e Londres.

Na sua opinião, a HTC está trabalhando em algo que fará brilhar os olhos ou este ato foi algo deliberado, sem noção das consequências de tais afirmações? Deixe-nos saber o que você pensa a respeito no comentários abaixo.

Imagens: Blog HTC

Tópicos relacionados

Artigos relacionados

Notícias / Hardware
81 há 1 semana

Nokia: dois fiascos e a saída do mundo Android - pela porta dos fundos

Notícias / Atualizações
13 há 1 dia

Nokia X: trio original recebe update e a China recebe o XL 4G

Notícias / Hardware
28 há 3 semanas

A. Sauvage: designer de moda cria nova forma de recarregar celular

Comentários

Escreva um comentário:
  • FabioSalate 6/fev/2013 Link

    Ahahahahahahahah

    0
    0
  • Gustavo 6/fev/2013 Link

    Hmmm...vindo da HTC, que sempre teve característica conservadora nesse sentido, acho que tem fundamento sim, parece um tiro mirado. Geralmente surgem coisas realmente interessantes após inputs dessa natureza feitos por empresas com certahistória progressiva como ela. Vamos ver...

    0
    0
  • Uilliam Almeida 6/fev/2013 Link

    á HTC zobou da Nokia.agora vamos ver si eles da HTC vao conssegui fabrica uma camera melhoor do que a da Nokia de 41MP...
    Essa eu to quase pagando pra vef.

    0
    0
  • Deathdoor 6/fev/2013 Link

    É ridícula essa HTC, ridícula.
    Fala como se ela quem projetasse os sensores, nada mais que compra já prontos. E o PureView não é sobre forçar pixels, é sobre usá-los com inteligência, e veja só, TODOS no mercado estão seguindo pelo caminho que a Nokia inaugurou tentando usar técnicas semelhantes sem copiar diretamente (porque é feio...), inclusive... a HTC. Está insinuando um sensor que utiliza um mesmo arranjo diferenciado de fotosensores do PureView e supersampling.
    Cadê a inovação? Vai adicionar no telefone um processador de imagens? Dela? Óbvio que vão, vai encomendar de alguém já pronto, como um da Broadcom por exemplo.

    Se a HTC se esforçasse e fizesse algo a altura ou até melhor, palmas para ela, sem problema, mas não... tem que copiar o visual descontraído dos Lumia e dizer que ela quem foi original. Não dá para aceitar isso quieto sem se revoltar, e agora quer fazer o mesmo com a câmera?
    Isso se chama desespero, estão vendo que estão morrendo perderam a noção.

    0
    0
  • Foto do usuário
    Admin
    Camila Rinaldi 6/fev/2013 Link

    Também estou bastante curiosa para ver se a HTC vai sustentar essa crítica à Nokia - e a praticamente todas as fabricantes -, já que como bem lembrado pelo @Panino, não é inovador integrar um tecnologia que já existe, é interessante, mas não inovador.

    0
    0
  • Deathdoor 6/fev/2013 Link

    @Camila
    Ainda não estou suficiente revoltando com esse infográfico.
    Entenda, não há problema nenhum em você se inspirar em um concorrente se ele estiver indicando o caminho certo a seguir. A linha Lumia é exemplar, e HTC conseguiu em certos aspectos melhorar aquele design fazendo um aparelho mais fino. Isso é bom, melhora a oferta para o consumidor, não deixar ninguém dormir no ponto, mas desde o início a HTC começou errado!
    Quando anunciou a série WP atual já foi implicando com a Nokia. Mesma sendo chata, tudo bem, estava se concentrado na finura dos aparelhos, pelo menos nisso, porque na parte de ser colorido o Lumia 620 anula essa "conquista" deles.

    A principiou parecia apenas uma cutucada ocasional, mas pelo visto a HTC declarou guerra a Nokia. Eu não me incomodaria se fizessem isso de forma honesta.
    Parem para pensar, a série Lumia ainda é a melhor oferta de WP disponível. Tem a melhor combinação de hardware e software, ambos de qualidade, a Nokia faz melhorias exclusivas no no sistema além de adicionar o ecossistema dela, cheia de produtos exclusivos. Para ter o aparelho perfeito só falta adicionar a câmera matadora que quase chegou lá com o 920 e a captura de áudio Rich Recording. A HTC está passando por sérios problemas de participação de mercado, ela precisa reverter isso rápido e a maior rival é a Nokia que ofusca todas que tentam ser bem sucedidos com o WP. No desespero criou essa campanha absurda.

    Essa câmera ao que parece pega de base o conceito do 808. Já começam se inspirando e seguem fazendo um malabarismo para distorcer a realidade. Dizem que mp não é tudo, mas essa câmera tem muitos mp. Parece que ela vai ter sensores sobrepostos, e vai usar isso como truque para dizer que tem menos do que realmente tem. Deve usar supersampling, que todos zombaram quando a Nokia usou, hoje é a solução para o granulado aceita por todos como o futuro das câmeras de celular. Ela faz isso diminuindo a rival, ao mesmo tempo que se aproxima dela cria uma imagem falsa para tentar se afastar e diferenciar.

    Agora, presta atenção naquele infográfico ridículo! Na parte das câmeras de telefone.
    Fala da primeira "câmeraphone" feita pelo Philippe Kahn, que não foi um produto comercial, foi só prova de conceito. Eles frizam que foi um fato infeliz ele tirar a primeira foto da filha recém nascida. Que ideia louca é essa de que é ruim você registrar em foto os seus filhos? Argumento retardado. E câmeras já existiam em PDAs se não me engano, tanto é que o primeiro celular comercial com câmera foi o Kyocera VP-210, como o próprio infográfico afirmar em 1999.

    Em 2004 cita o crescimento das câmeras nos telefones...
    Em 2006 vem o absurdo, mostra imagem de um monte de telefones, nenhum da Nokia, e afirma que a qualidade NÃO melhorou. É piada não é? Percebe como eles simplesmente omitem a Nokia?
    Depois segue para dizer que em 2010 lançaram o primeiro telefone com câmera de 8mp pela Verizon... no mesmo ano a Nokia lançou o N8, com 12mp, elementos e lentes de câmera de verdade, tanto é que até hoje é a segunda melhor câmera de telefone perdendo apenas para seu sucessor.
    Eles tem algumas conquistas, 3D? Tubo bem, mas tirar foto enquanto filme, isso é mérito de quem? Deles ou do fabricante do sensor encomendado?

    No final só cita a Nokia para dizer UM ÚNICO resenhista, do Gizmodo hater notório da Nokia, disse que os megapixels extras "não fazem diferença". Como não?!

    É isso que não pode, quer competir, fazer melhor, contar para todos o que você está fazendo bem, faça. Mas não minta, não distorça a realidade, não esconda todos os detalhes inconvenientes. Isso é desleal e mau caráter, no final é o consumidor quem está sendo enganado, estão fazendo o mesmo que criticaram ao citar o iPhone 4S sobre ser incrível tendo um sensor de 8mp um ano depois do HTC. Como eles mesmos estão afirmando agora, não é sobre quantidade, é sobre qualidade.
    Eles conseguiram mesmo essa qualidade que estão afirmando que vão conseguir? É até possível, e será interessante de ver isso acontecer, mas de forma nenhuma mudará o passado, de câmeras ruins. Dos aparelhos top do mercado hoje a câmera do HTC One X é a pior por grande margem, extremamente granulada.

    Eu como consumidor ficaria muito feliz e bastante interessando em qualquer produto realmente novo e de qualidade que tragam para o mercado, mas quando eu só vejo mentiras não posso ficar nada feliz.

    É bem verdade que a Nokia vacilou com o comercial viral do Lumia 920, que a equipe acabou usando câmeras tradicionais para filmar. Entretanto ao mesmo tempo ela já estava exibindo também imagens capturadas com o próprios aparelho inclusive demonstrando ele no palco, não somente promessas em powerpoint.


    Fica o desabafo.

    0
    0