O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
130 Compartilhado 58 Comentários

Review preliminar do HTC One A9: iPhone por fora, Android por dentro

Em um último esforço esperando uma melhora no número de vendas em 2015, a HTC lançou o HTC One A9. Se trata de um smartphone com hardware de intermediário mais com construção e acabamento premium, uma nova tendência entre as fabricantes. Seu visual lembra bastante o iPhone 6, e parece que é justamente isso que a HTC queria. Será que o HTC One A9 convence? Vamos descobrir nesse review preliminar dele.

HTC One A9 – Data de lançamento e preço

O anúncio oficial do One A9 foi ontem e a data confirmada para chegar às lojas americanas é 6 de Novembro, porém os interessados já podem realizar uma pré-encomenda dele a partir de hoje no site da HTC. Obviamente tudo isso para quem mora nos EUA, como sabemos há anos que a HTC não lança nada no Brasil.

Ele será vendido por U$ 399 (aproximadamente R$ 1.550 em conversão direta) em uma versão desbloqueada com 3GB de RAM e 16 GB de armazenamento interno.

Para quem mora no Reino Unido, o preço será diferente e não tão atraente. Ele custará £ 449,99 (R$ 2.014 em conversão direta) também pelo site da HTC. Por outro lado, quem quiser pagar mais barato por lá, terá futuramente uma versão com 2GB de RAM e 16 GB de armazenamento sem data ou preço definido.

HTC One A9 traseira 2
HTC One A9 lembra em muito o design do iPhone 6. / © ANDROIDPIT

HTC One A9 – Desenho & Qualidade de Construção

Em termos de design ele já gerou muito que falar na ocasião do seu lançamento. Tudo isso porque seu design lembra em muito o iPhone 6, por isso as comparações pipocaram na internet. Mas vale lembrar que quem começou fazendo smartphones com corpo de metal foi a própria HTC com o primeiro HTC One, ou seja, se teve alguém que copiou design, foi a Apple. Até o desenho da antena do iPhone 6 já foi usado em modelos anteriores da HTC. Porém a própria HTC se confunde com o One A9. Cher Wang, CEO da empresa, afirmou que o One A9 "é bom o suficiente para ser uma alternativa ao iPhone", ai fica difícil não é HTC.

Tudo no One A9 é parecido com o iPhone 6: a cor, as curvas, o desenho da antena e até as bordas arrendodadas. Na parte traseira a diferença maior fica por conta da posição da lente da câmera e do logo. Já a parte frontal as diferenças são maiores. A começar pelo leitor biométrico, que apesar estar na mesma posição que do iPhone 6, o formato remete mais ao Galaxy S6. Falando dessa parte inferior na parte frontal, a HTC não foi muito feliz pois colocou uma borda enorme e um logo estranhamente posicionado entre o leitor e a tela.

HTC One A9 power button
HTC One A9 tem vidro curvo 2,5 D e botão power texturizado. / © ANDROIDPIT

Uma diferença notável, percebida somente ao tocá-lo, é o fato do metal ser polido ao invés de escovado como acontecer com o iPhone 6. Além disso, o botão de energia é texturizado, o que facilita sua identificação ao toque.

Ainda sobre o leitor biométrico, embora se pareça com o S6, ele não precisa ser apertado antes para identificar a impressão digital. Ele é capacitivo igual ao do OnePlus 2, onde basta encostar o dedo para iniciar o reconhecimento.

HTC One A9 home button
Leitor de impressões digitais é capacitivo igual ao One Plus 2 / © ANDROIDPIT

Suas medidas são de 145,75 x 70,8 x 7,26 mm, praticamente o mesmo tamanho do top de linha M9, porém significativamente mais fino.

HTC One A9 screen 2
Ele tem bordas enormes em volta da tela, principalmente na parte inferior. / © ANDROIDPIT

HTC One A9 – Tela

O HTC One A9 apresenta uma tela de 5 polegadas com resolução full HD, a tecnologia usada é o AMOLED. Como é fabricada pela Samsung a qualidade é excelente. Nos nossos testes notamos que os pretos são bem profundos e as cores brilhantes.  Lembrando que em uma tela de 5 polegadas, ser full HD ou Quad HD não faz diferença nos olhos humanos.

Quanto a proteção ele traz o novo Gorilla Glass 4, tornando a tela mais resistente a quedas e riscos.  Como se tornou uma tendência, o One A9 também tem um vidro 2,5D que dá uma curvatura nos cantos da tela, que deixa o toque nela mais suave.

HTC One A9 screen 1
O HTC One A9 tem tela de AMOLED fabricada pela Samsung e proteção Gorilla Glass 4. / © ANDROIDPIT

HTC One A9 – Software

Surpreendentemente o One A9 já sai de fábrica rodando o Android 6.0 Marshmallow debaixo da HTC Sense UI. É o primeiro smartphone não Nexus a vir com essa versão do Android. A Sense UI pode não agradar a todos, mas nessa versão parece que ela ficou ainda mais próxima do Android stock. O HTC One A9 também vem com a promessa de ser atualizado dentro de 15 dias após a linha Nexus ser atualizada. Será?

HTC One A9 screen 3
O One A9 vem rodando o Android 6.0 Marshmallow e tem garantia de atualizações. / © ANDROIDPIT

Para ficar mais próximo do Android Stock, ou quem sabe para facilitar as atualizações, a HTC removeu  algumas características da versão 7 do Sense. Vários aplicativos foram retirados, porém podem ser instalado diretamente da Google.

Sem dúvida que é uma bela decisão por parte da HTC. Decisão que deveria obrigatoriamente ser imitada pelos outros fabricantes. Com isso os usuários ficam livres dos boatwares que tanto irritam e tomam espaço.

HTC One A9 – Performance

As especificações do HTC One A9 mostram claramente que estamos diante de um intermediário e não de um top de linha. Isso é interessante, já que atualmente as fabricantes estão focadas nesse segmento, pois em termos de desempenho são mais que satisfatórios para a vasta maioria dos usuários. Por outro lado, colocar um design premium pode significar uma boa jogada por parte da HTC, já que é um smartphone com aparência de top mas com preço inferior graças ao hardware.

O One A9 trás um processador Snapdragon 617 de 64-bit, ele conta com 8 núcleos baseados no Cortex A53 com clock de 1,5 GHz  e tem uma GPU Adreno 405. Como mencionado acima, existem duas variantes diferentes do HTC One A9: um modelo com 16 GB de armazenamento interno e 2 GB de RAM, e outro com 32 GB de armazenamento interno e 3 GB de memória RAM.

HTC One A9 screen viewing angle
Desde que você não espere a perfomance do iPhone 6, ficará feliz com o One A9. / © ANDROIDPIT

A HTC também equipou o HTC One A9 com um slot para cartão microSD para aumentar o armazenamento disponível. Isso mostra que é sim possível fazer um smartphone com corpo de metal sólido, fino e com cartão micro SD, ouviu Samsung? Lembrando que a introdução do Android Marshmallow, cartões SD agora são tratados da mesma forma que o armazenamento interno.  Para isso, basta formatar o cartão microSD com o telefone. Somando-se o fato que o A9 suporta cartões de até 2 TB de capacidade, você poderá instalar quantos aplicativos que quiser sem se preocupar com espaço

O telefone que testamos é uma unidade de pré-produção, então provavelmente ele terá um desempenho ligeiramente diferente do presente nos modelos das lojas. No AnTuTu o HTC One A9 fez quase 41 mil pontos. Essa pontuação o coloca no patamar dos tops de linha do ano passado como Galaxy S5, LG G3 e Xperia Z3 que usam o processador Snapdragon 801.

No review definitivo mostraremos mais detalhes sobre o seu desempenho, assim que uma versão final do HTC One A9 chegar a nossa redação.

HTC One A9 sim
HTC One A9 suporta cartões micro SD de até 2 TB e dá para instalar apps diretamente no cartão. / © ANDROIDPIT

O HTC One A9 também vem com a promessa de ser atualizado dentro de 15 dias após a linha Nexus ser atualizada. Será?

HTC One A9 – Câmera

Como você deve ter adivinhado, A HTC não colocou uma câmera de top de linha no One A9, afinal ele não é um. O objetivo não era colocar uma câmera para concorrer com o LG G4 ou Galaxy S6, podemos dizer que o A9 trás uma câmera point-and-shoot confiável para o uso diário. E de fato ele consegue isso.

HTC One A9 camera flash
Câmera se parece com a do iPhone 6 e também é protegida por vidro de safira. / © ANDRODIPIT

A câmera do HTC One A9 tem resolução máxima de 13 MP com uma proporção de 4:3. Se você preferir um formato 16: 9, basta diminuir a resolução para 10 MP nas configurações. A abertura da câmera é f /2.0 e ela ainda conta com estabilizador de imagem ótico, o que é raro nessa categoria de smartphones.

HTC One A9 camera resolution settings
Câmera tira fotos de 13 MP, tem abertura f /2.0 e conta com estabilizador ótico. / © ANDROIDPIT

A câmera grava vídeos com uma resolução máxima Full HD, mas vale ressaltar que ela se beneficia do estabilizador ótico de imagem. Para os mais exigentes, a HTC equipou o seu aplicativo de câmera com um modo manual completo. Neste modo, você pode ajustar a temperatura de cor, velocidade do obturador, ISO e as configurações de exposição usando cursores práticos.

HTC One A9 camera manual settings
Aplicativo da câmera conta com controles manuais. / © ANDROIDPIT

Já a câmera frontal é de 4 MP também com uma abertura  f / 2.0. Não podemos ainda verificar as fotos em um computador, sendo assim não há como avaliar a qualidade dele ainda. Mas, ao menos na tela, as resultados são promissores.

HTC One A9 – Bateria

O HTC One A9 tem apenas 7,26 milímetros de espessura, sabem o que isso significa? Uma bateria pequena. Ela tem apenas 2150 mAh. Interessante que a maioria dos usuários preferem um telefone mais espesso com bateria maior, mas os fabricantes parecem não querer nos ouvir e os smartphones estão cada vez mais finos e, conseqüentemente, as baterias não evoluem.

Mas embora tenhamos quase certeza que a bateria não será lá grandes coisas, a HTC afirma que a combinação do hardware do One A9 com o Android Marshmallow irá fornecer-lhe 16 horas de tempo de conversação em uma rede 3G e até 18 dias em modo de espera. Como sempre, vamos testar essas afirmações em nosso review definitivo.

Tal como acontece com outros dispositivos HTC, o One A9 suporta a tecnologia 2.0 de carregamento rápido da Qualcomm e vem com um carregador compatível. Vale lembrar que o processador Snapdragon 617 também suporta a versão 3.0 do carregamento rápido, porém o carregador incluso não é compatível.

HTC One A9 usb
Ele possui compatibilidade com o carregamento rápido 3.0 da Qualcomm, mas o carregador não é compatível. / © ANDROIDPIT

HTC One A9 – Especificações Técnicas

    • Tipo:
    • Smartphone
    • Fabricante:
    • HTC
    • Dimensões:
    • 145,75 x 70,8 x 7,26 mm
    • Peso:
    • 143 g
    • Tamanho da bateria:
    • 2150 mAh
    • Tamanho da tela:
    • 5 polegadas
    • Tecnologia da tela:
    • AMOLED
    • Tela:
    • 1920 x 1080 pixels (441 ppi)
    • Câmera frontal
    • 4 megapixels
    • Câmera traseira
    • 13 megapixels
    • Flash:
    • LED
    • Versão do Android:
    • 6.0 - Marshmallow
    • Interface:
    • HTC Sense
    • RAM:
    • 2 GB
    • Memória interna:
    • 16 GB
    • Memória removível:
    • microSD
    • Número de núcleos:
    • 8
    • Velocidade máx.
    • 1,5 GHz
    • Conectividade
    • HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.1

Veredito preliminar

A própria CEO da HTC, Cher Wang, chamou o One A9 de alternativa para o iPhone 6, com isso fica claro o objetivo da HTC ao fabricar ele: fazer uma espécie de clone do smartphone da Apple, para quem gosta do Android. Mas as semelhanças são bem superficiais.

Com um hardware intermediário, ele não entrega a mesma experiência do iPhone 6 ou de qualquer outro topo de linha que rode Android. Assim a HTC corre o risco de ter lançado apenas uma imitação e nada mais.

Por outro lado, para alguns isso não importa. Especialmente quando você considera o ótimo preço do telefone nos EUA, além da suposta  garantia de atualizações rápidas por parte da HTC.  Com um hardware de intermediário e o Sex appeal de um smartphone topo de linha, ele pode até fazer sucesso.

Nesse curto tempo com o aparelho podemos notar que a somatória de fatores como o preço baixo, Android Marshmallow e boa aparência, pode conquistar muitos usuários.

Artigo escrito em colaboração com o editor Shu On Kwok, do AndroidPIT Alemanha.

Os comentários favoritos dos leitores

  • -CristianPereira 22/out/2015

    esse botão de impressão digital mais os botões virtuais ficou ridiculo.

  • Pamella Scramin F. 22/out/2015

    Para começar foi a Apple que se assemelhou demais ao desenho do aparelho da HTC e não ao contrario, esse parece apenas uma evolução natural da empresa. Mas como é a HTC.... o jogo se inverte. Do mais, eu queria muito que ela voltasse a se destacar, mas isso ou vai demorar muito para acontecer ou ela acabará morrendo

58 Comentários

Escreva um comentário:
  • No ML tem ...produto.mercadolivre.com.br/MLB-732851418-htc-one-a9-lancamento-pronta-entrega-4g-silver-_JM

  • Volta para o Brasil HTC :'(

  • Eu axo engraçado.... Se eu quisesse um iPhone eu compraria e pronto, vendia a casa e comprava (kkkk), mais eu não quero um iPhone.
    E também não quero um cel q pareça um iPhone, vai parecer q eu tenho aquelas cópia do Paraguai kkkk.
    Eu vo ficar com a motorola mesmo e pronto!!
    Bom e "" barato""

  • gente cópia da cópia, bem sabendo que a Apple nem precisa si preocupar com a concorrência porque em hardware e software já ganha do HTC porque a Apple está mais tempo no mercado então eu não uso Apple mais já usei e fiz essa comparação em Android si deixar até 4s ganha do HTC infelizmente quem já usou iphone sabe, em segurança qualidade e design.
    bem na minha opinião não precisa os botões virtuais si já tem um botão fixo kkkkkk e fora que come o espaço de aproveitamento de tela.

  • E a inovação, cadê?

  • se não fosse essas duas linhas mais escuras na traseira nem parecia tanto o iphone 6 , quanto ao leitor de digital achei ridículo , ficou parecendo um galaxy com botão virtual.. nada criativo , o que custava pelo menos um leitor mais discreto ou talvez nem isso , já que
    era pra ficar essa gambiarra toda .

  • Engraçado que ninguém diz que o Iphone 6 é um cópia do HTC One de 2013, pode comparar e decidir quem se inspirou em quem.
    Por mais que agora exista o iphone o design da HTC segue sua própria linha.

  • Traseira de iPhone, parte frontal de um Galaxy S!!!
    HTC já teve bons (design)... Hoje em dia todo Smart tem alguma coisa que lembre um concorrente ou um top de linha.

  • Muito bonito, quanto a originalidade do design, nenhuma. Isso não é ruim (no meu ponto de vista como consumidor), mas para a empresa não cai bem copiar outra marca tão descaradamente.

  • De um tempo pra cá HTC não me faz falta alguma aqui no Brasil viu...

  • Para começar foi a Apple que se assemelhou demais ao desenho do aparelho da HTC e não ao contrario, esse parece apenas uma evolução natural da empresa. Mas como é a HTC.... o jogo se inverte. Do mais, eu queria muito que ela voltasse a se destacar, mas isso ou vai demorar muito para acontecer ou ela acabará morrendo

  • Mais uma empresa que tah querendo falir o setor Mobile.

  • Eka! !

  • Na minha opinião, parece um iPhone pirateado com materiais ruins, que quando você liga já pede sua conta no google e começa a atualizar a play store kkkkkkkk Cadê a criatividade HTC? copiando quem copia?

  • Gosto é muito subjetivo. Particularmente não vi nada de bonito neste aparelho, muito ao contrário. E como bem observou o colega Cristian Pereira, ficou muito esquisito o botão de impressão digital mais os botões virtuais.

  • A empresa já não está lá muito boa das pernas, pra que lançar um aparelho quase que copiando o outro? Leva um processo nas costas e tem que fechar as portas de vez!
    Sei lá, sou contra essa modinha de copiar iPhone, acho o designer bonito e tudo o mais, mas pra mim que odeio iOS seria meio que contraditório.

    Não gostei da aparência desse aparelho, não vejo quase nada de iPhone nele.

  • Muito bonito esse smartphone.
    É uma pena que a HTC tenha saido do Brasil (mesmo quando ela estava, ela nunca trouxe um topo de linha, sempre se matendo com smartphones de entrada).

  • tu acha algum Android <iPhone?

Mostrar todos os comentários
130 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi