Fazer o login

Registre-se para confirmar

Esqueceu a sua senha?

Faça o Login com o Facebook:

Ainda não tem uma conta no AndroidPIT? Criar conta

Huawei Ascend P6 em teste: mais do que apenas uma cópia do iPhone

Daniel Carrara (tradução)
2

Com o Ascend P6 a Huawei busca se afirmar na classe dos fabricantes Premium, e aposta na escolha de materiais, no hardware potente e no visual marcante do iPhone. Se o Ascend tem potencial para entrar na seleta lista da elite Android com esta fórmula que mistura cópia e inovação, você confere agora no meu teste.

foto4
© AndroidPIT

Design e acabamento

Pode chamar do que quiser: “inspiração”, “cópia” ou “plágio”. Fato é que o Huawei Ascend P6 tem mais semelhanças com o iPhone do que qualquer outro smartphone Android. Sobretudo a parte traseira de alumínio escovado é idêntica à do smartphone da Califórnia, e à primeira vista pode-se confundir um com o outro. Mas também existem diferenças: a parte inferior da carcaça é curvada e deixa o Ascend P6 menos anguloso, transmitindo a impressão de ser ainda mais fino do que já é (impressionantes 6,18 milímetros).

foto4
Fino e elegante. Este é o Ascend P6. / © AndroidPIT

A qualidade do acabamento é bem alta. O espaço entre a moldura e a carcaça é sempre uniforme, e em vão procura-se por arestas irregulares. Todos os componentes individuais são ligados de maneira fixa, e nada está “bambo” ou solto. Neste ponto a Huawei merece mesmo todos os elogios.

foto4
A parte traseira é toda de alumínio escovado. / © AndroidPIT

Outro detalhe que me pareceu muito chamativo foi acessório para extrair o cartão microSD ou o SIM. Trata-se de um cilindro com uma espécie de "agulha" inserido na entrada para fones de ouvido. Uma forma inteligente de não perdê-lo, mas...  e quando escutamos música, onde ele entra? Este seria um ponto negativo da "inovação".

foto4
A entrada para fones de ouvido e a "ferramenta" para extrair o cartão SIM e SD. / © AndroidPIT

Tela

O Ascend P6 conta com um painel IPS de 4,7 polegadas de diagonal, e sua resolução é de 1.280 x 720 pixels, o que resulta numa densidade de pixels de 312 ppi. Isso é mais do que suficiente, os pixels individuais não são visíveis a olho nu, textos e imagens são mostrados de maneira bem nítida. Outro ponto positivo é a alta taxa de visibilidade mesmo quando o aparelho está inclinado, e as cores não perdem muito da sua intensidade. Você não terá problemas, portanto, se quiser surfar na net deitado em sua cama.

foto4
Brilho e nitidez satisfatórios. / © AndroidPIT

Software

No Ascend P6 roda Android 4.2.2 com a Emotion UI 1.6, a interface do fabricante. Uma grande diferença com relação ao Android puro é a falta de uma galeria de aplicativos. Em vez dela, todos os apps vêm listados diretamente na homescreen, e dividem espaço com os widgets e pastas. Quem nunca teve experiência com o iOS ou com a Emotion UI precisará de um tempo para se acostumar, ou então poderá baixar um dos vários lançadores disponíveis na Google Play Store.

foto4
A Emotion UI, a interface de usuário do Ascend P6. / © AndroidPIT

A Emotion UI traz muitos extras, entre eles um aplicativo para a segurança de dados e também outro para a escolha do design. Com ele você poderá alterar profundamente o visual da interface. Dessa forma, você poderá alterar os símbolosde uso, a tela de bloqueio e a fonte, para citar apenas alguns exemplos. De maneira geral, a Emotion UI oferece muitas funções extras de maneira bem didática, destinadas sobretudo para os novatos no mundo Android. Isso aliada à possibilidade de personalização da interface fazem da Emotion UI uma das melhores skins do Android.

Processador e performance

O Ascend P6 vem embalado por um processador quad core de 1,5 Gigahertz. A CPU é do tipo K3V2, desenvolvida pela própria Huawei e também usada no Ascend Mate. Todas as interações com a IU, bem como os jogos instalados de fábrica, por exemplo o Riptide GP, rodam de maneira fluida e sem engasgos. Surfar na internet com o Chrome, contudo, pode levar a certos micro-atrasos, um tanto irritantes quando começam a se repetir muito. A minimização e maximização dos sites também não funciona de maneira ideal. Neste ponto é preciso dizer que o software do nosso aparelho de testes não conta com a versão final do software, e portanto algo ainda pode ter mudado na versão agora a ser lançada.

Câmera

foto4
A câmera traseira com o flash LED do Ascend P6: fotos satisfatórias. / © AndroidPIT

A câmera traseira faz fotos com uma resolução de 8 megapixels, a câmera frontal conta com 5 MP. As fotos de teste tiradas no modo “Inteligente” são boas, mas poderiam ser um pouco mais nítidas. Essa falha é notada sobretudo nas fotos feitas em close. Em ambientes de luminosidade média, além disso, pode surgir o desagradável ruído na imagem.

foto4
Cores boas, mas a nitidez deixa um pouco a desejar. / © AndroidPIT

Gostei bastante da câmera frontal. Com a alta resolução de cinco megapixels, ela é ideal para videochats ou autorretratos. 

Existem outros modos da câmera, entre eles as fotos HDR, uma função Panorama e diversos efeitos. A opção de “Embelezamento” também é interessante. Com ela, pequenas irregularidades e rugas da pele são removidas. Ela, contudo, deve ser encarada como um brincadeira, pois quando ativada os rostos parecem com frequência pouco naturais.

foto4
Em ambientes com menos luminosidade as fotos apresentam ruído. / © AndroidPIT

Bateria

O Huawei Ascend P6 conta com uma bateria de 2.000 mAh. Em comparação, a concorrência tem mais a oferecer: o Sony Xperia Z e o HTC One possuem baterias de 2.300 mAh e o Galaxy S4 oferece 2.600 mAh. Mesmo não tendo alcançado sua capacidade máxima, o nosso aparelho de teste se descarregou bem rápido. Dados concretos sobre duração e capacidade, contudo, só poderão ser dados com um teste mais prolongado.

Especificações técnicas e preço

A memória interna possui ao todo 8 Gigabytes, dos quais 4,7 estão à disposição. Por sorte pode-se usar um cartão microSD para expandir a memória a até 32 GB. Além disso, existe a possibilidade de usar o microSD como lugar para a instalação de aplicativos.

Sistema operacional: Android 4.2.2 com Emotion UI 1.6
Tela 4,7 polegadas HD IPS+ LCD, 1.280 x 720 pixels
Processador: K3V2 Quad-Core, 1,5 GHz
RAM: 2 GB 
Memória interna: 8 GB expansível a até 32 GB
Câmera traseira: 8 MP
Câmera frontal: 5 MP
Bateria: 2.000 mAh
Conectividade: Wi-Fi, UMTS/HSPA+, Bluetooth 3.0, DLNA
Dimensões: 132,6 x 65,5 x 6,18 mm
Peso: 120 g

Conclusão

A fabricante chinesa acertou em muitos pontos com esse smartphone Android “inspirado” no iPhone. Tanto o design quanto a pegada convencem no Ascend P6, e seu hardware também é potente. Ponto franco é a memória interna de apenas 8 GB, um tanto ultrapassada para 2013. Para um smartphone desse calibre, até que ele chega com um preço razoável (ainda não anunciado pela Huawei, ele deve variar em torno de R$ 1.600 e R$ 1.800). Como a fabricante pretende no futuro produzir seus aparelhos em território nacional e com isso gozar de isenção de impostos, esse preço pode ficar ainda melhor. No país, o Ascend P6 chegará nas versões preta e rosa.

foto4
© AndroidPIT

E aí? O que você achou do Ascend P6?

Tópicos relacionados

Comentários

Escreva um comentário:
  • Cristiano Cruz 30/out/2013 Link

    O preço ainda está caro. Não concordo com preço acima de 1000 ser considerado razoável para um smartphone, independente da sua configuração.

    0
  • rubem ribeiro há 11 meses Link

    depois vai ter no mercadolivre pra vender

    0