O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
Review 128 Compartilhados 50 Comentários

Review do Huawei Mate 8: O phablet quase perfeito!

A longa espera chegou ao fim: depois de mais de um ano desde o Ascend Mate 7, a Huawei lança o Mate 8. Será que eles conseguirão manter o sucesso de performance do antecessor? Aqui a gente te mostra o teste completo do Huawei Mate 8 e tudo de que o novo phablet é capaz.

 

Prós

  • Bateria muito boa
  • Boa performance
  • Sensor digital bom e rápido
  • Processador superior

Contras

  • Auto-falante mal posicionado
  • Qualidade da câmera decepcionante

Huawei Mate 8 – Data de lançamento e preço

A Huawei demorou para o lançar o Mate 8. O phablet de 6 polegadas era esperado na feira IFA 2015 em Berlim, porém seu lançamento adiado por um bom motivo. O motivo tem nome e lugar no interior do dispositivo: Kirin 950. O novo processador top de linha da Huawei ficou pronto só na metade de dezembro de 2015, atrasando o lançamento do dispositivo. Por enquanto, o Mate 8 só está disponível para a compra oficial na China. A introdução no mercado internacional é esperada na CES 2016 em Las Vegas.

O modelo está disponivel na China em 3 versões: 3GB/32GB, 4GB/64GB, e 4GB/128GB, que custam respectivamente 480, 590, e 700 dólares.Os dados técnicos são indênticos nas 3 versões.

Ainda não há previsão de chegada oficial para o dispositivo no Brasil.

Huawei Mate 8 – Desenho & Qualidade de Construção

Na IFA 2015, em Berlim, a Huawei apresentou o Mate S com uma linguagem de design única também implementada no novo Mate 8, combinando um design premium e praticidade, graças à sua carcaça de alumínio que o diferencia do seu antecessor Huawei Ascend Mate 7 - que ainda apresentava muitas partes de plástico, e seu vidro frontal 2.5D.

AndroidPIT huawei mate 8 screen apps new
O design corresponde em grande parte ao do Mate S! / © ANDROIDPIT

Sua tela possui 6 polegadas e conta com um sensor de impressão digital na parte traseira, logo abaixo da câmera, ambos agora com desenho redondo ao invés dos formatos retangulares apresentados nos modelos anteriores.

AndroidPIT huawei mate 8 usb new
A entrada USB tipo C foi substituída pela entrada Micro USB! / © ANDROIDPIT

A carcaça em aço escovado no nosso dispositivo de teste vindo da China mostra-se mais rugosa e angular em comparação com o modelo anterior Mate S, aumentando assim o efeito antiderrapante do modelo.

AndroidPIT huawei mate 8 side volume button new
A ordem dos botões é igual ao do Mate S! / © ANDROIDPIT

O parentesco com o Mate S também é reconhecido nos botões. Enquanto os botões de volume possuem um desenho liso, o de liga/desliga tem um relevo para que você possa diferenciá-lo melhor.

AndroidPIT huawei mate 8 side sim new
À esquerda da carcaça encontra-se somente uma entrada! / © ANDROIDPIT

O novo desenho de alta qualidade do Huawei Mate 8 se deve ao reduzido uso de plástico e mostra que a Huawei está no caminho certo na busca de uma linguagem de design própria.

Huawei mate 8 Dual Sim
Como é tipico dos smartphones Huawei, o Mate 8 contém uma entrada de Dual-SIM com a possibilidade dese usar a entrada para o cartão microSD. / © ANDROIDPIT

Huawei Mate 8 – Tela

A tela de 6 polegadas com tecnologia IPS-Neo do Huawei Mate 8 com Full HD pode ser comparada à do Huawei P8, sendo seu tamanho a única diferença entre as duas.

Huawei mate 8 Display
Tela com Full HD: a interface EMUI permite o modo paisagem na tela inicial. / © ANDROIDPIT

A Huawei tem negado consistentemente a introdução de uma tela com resolução 2K. Assim como no Mate S, o novo modelo Mate 8 conta com uma tela em Full HD, ou seja com 1.920 x 1.080 pixels. Devido ao tamanho e resolução da tela, a densidade de pixels fica em 368 ppi, muito abaixo do Samsung Galaxy S6 Edge+ com 518 ppi.

Em compensação, o painel IPS-Neo não fica atrás quanto à estabilidade de cores. Comparando um Mate S com sua tela AMOLED com o Mate 8, percebe-se que o contraste no Mate S é mais rico em cores e melhor.

No quesito brilho, ganha a tela com tecnologia IPS-Neo. Quando colocado no máximo, o Mate 8 é mais forte e ofusca o modelo irmão com a tela AMOLED.

Para a proteção da tela, a Huawei usa o Gorilla Glass 4, com os cantos arredondados no estilo já conhecido como 2,5D.

Huawei Mate 8 – Características Especiais

Sensor digital

O Huawei Mate 8 contém um sensor digital que se encontra na traseira do dispositivo, logo abaixo da câmera, agora em formato redondo fugindo do desenho retângular dos modelos anteriores. Fora o design, o sensor não mudou muito. Assim como no Mate S, o sensor digital funciona de forma rápida e precisa.

AndroidPIT huawei mate 8 camera
O sensor digital é agora redondo igual ao Nexus 6P / © ANDROIDPIT

Nos dispositivos Huawei, o sensor digital não é só uma forma de desbloquear o dispositivo. Nas configurações do aparelho, você pode escolher usá-lo de diversas maneiras, como por exemplo para ativar a câmera, responder chamadas ou parar o despertador.

Huawei Mate 8 – Software

A Huawei fornece o Mate 8 já com a ultima atualização do Android 6.0 Marshmallow e EMUI 4.0 de fábrica. Sendo assim, trata-se do primeiro smartphone da Huawei com o sistema operacional da Google atualizado.

Screenshot Mate 8
A Huawei lança o Mate 8 com EMUI 4.0 / © ANDROIDPIT

À primeira vista, não há muitas mudanças ao compararmos com o sistema Android 5.1.1 e EMUI 3.1. Todos os aplicativos são distribuidos na tela principal depois de instalados. Para ordená-los é preciso organizar manualmente criando pastas e juntando os aplicativos de interesse pessoal.

Screenshot mate 8 2
Graças ao Android 6.0, agora temos o gerenciador de permissões no EMUI 4.0 / © ANDROIDPIT
mate 8 emui
No nosso aparelho de teste chinês, ainda faltam os ajustes finais em termos de localização / © ANDROIDPIT

Quando nos aprofundamos mais no sistema, descobrimos várias pequenas mudanças. Primeiramente o que me chamou a atenção ao testar o Mate 8 foi que o modo de paisagem, que pode ser usado na página inicial, o que faz todo sentido para uma tela de 6 polegadas. Tanto para o uso com as duas mãos, como para dirigir, onde na maioria das vezes o dispositivo fica posicionado horizontalmente no suporte.

Huawei Mate 8 Software 2
A análise no Stagefright não deixa a desejar! / © ANDROIDPIT

Na configuração, o EMUI 4.0 ganha uma nova caracteristica devido ao Android 6.0, denominado Gerenciador de permissões pela Huawei. Aqui, as permissões dos aplicativos para acessar as funções do seu Mate 8 são coletadas e claramente apresentadas.

Huawei Mate 8 – Performance

Como mencionado no início dos nossos testes, o Huawei Mate 8 contém o novo processador HiSilicon Kirin 950. O processador OCTA-core da Huawei foi forjado com base na arquitetura do ARMs big.LITTLE.

No Mate 8, os 4 núcleos ARM-Cortex-A72 são usados com uma velocidade máxima de 2,3 GHz. Estes quatro núcleos são ativados apenas quando realmente necessário, como por exemplo na decodificação de vídeos ou jogos de grande porte gráfico. Para tarefas menos intensas como envio de SMS, mensagens de WhatsApp ou e-mails, são utilizados os 4 núcleos Cortex-A72 em velocidade reduzida e com os 4 núcleos base ARM-Cortex-A53, que assumem a maior parte do trabalho com um máximo de 1,8 GHz.

O nosso teste foi realizado com a menor versão disponível do modelo Mate 8, com 3 GB de RAM e uma memória interna de 32 GB, que pode ser aumentada graças à entrada para cartão de memória MicroSD. Nosso primeiro teste de Benchmark mostrou que o processador Kirin 950 é no momento um dos mais potentes, deixando para trás até o Exynos 7420 da Samsung usados no Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge. Vocês querem provas? Pois aqui estão:

Huawei Mate 8 Benchmark 1
O smartphone mais rápido do mercado segundo o resultado do Benchmark no AnTuTU e Greekbench 3! / © ANDROIDPIT
Huawei Mate 8 Vellamo
No Benchmark do Vellamo o Huawei Mate 8 também está acima da concorrência! / © ANDROIDPIT

Nos testes feitos com GeekBench 3, AnTuTu 6.0 e também com o Vellamo, o Huawei Mate 8 ultrapassa a concorrência da Samsung, LG e demais. No Benchmark da Basemark já é outra história; aqui, a unidade de desempenho gráfico é medida, e nesse quesito o Huawei Mate 8 perde para o Samsung Galaxy S6 e derivados.

Huawei Mate 8 Basemark X Medium
Na teste de qualidade médio do Basemark X, o Mate 8 fica atrás dos modelos Galaxy S6, na 4ª posição. / © ANDROIDPIT
Huawei Mate 8 Basemark X high
Assim como no teste de qualidade médio, o Huawei Mate 8 permanece na 4ª posição no teste de qualidade superior ./ © ANDROIDPIT

Huawei Mate 8 – Áudio

O design do Huawei Mate 8 engana os entusiastas do áudio do smartphone. O som só sai pela abertura da direita do modelo, sendo a esquerda apenas um ornamento.

Huawei Mate 8 Logo
O áudio só sai pela abertura da direita, deixando o lado esquerdo apenas como ornamento / © ANDROIDPIT

Claro que o modelo conta com uma entrada de 3,5 mm para fones de ouvido, porém há uma pequena mudança quanto ao modelo anterior, o Mate S. O modelo apresentava a tecnologia DTS-Standard quando usado com o fone oficial da marca, que falta no Mate 8. Mas isso não é uma desvantagem tão grande, pois muitos nem perceberão a diferença entre o som com ou sem DTS.

Quanto à qualidade de conversa, o Mate 8 não deixa espaço para críticas.  No teste que fiz, mesmo em ambientes barulhentos consegui ouvir perfeitamente meu companheiro, assim como ele a mim. Mas aqui devemos notar que o nosso dispositivo de teste é uma versão chinesa, que não tem o suporte LTE de 800 MHz. Esta frequência LTE é usada pelas operadoras de rede das zonas rurais para preencher grandes distâncias. Os que pensam em importar o modelo chinês devem prestar atenção neste detalhe.

Huawei Mate 8 – Câmera

Há, diferentemente do Mate S, uma atualização na câmera principal que passou de uma qualidade de 13 Megapixels para 16 Megapixels. O sensor de imagem, mais uma vez, vem da Sony e atende pelo nome de IMX 298. Este chip é usado para a focagem rápida e precisa de objetos e pessoas, e usa um painel de f/2.0. Um estabilizador de imagem óptico e um flash de Dual-LED completam o pacote da câmera.

AndroidPIT huawei mate 8 back new
A câmera principal faz fotos com um máximo de 16 MP / © ANDROIDPIT

Para os viciados em selfies, o modelo também conta com uma câmera frontal de 8 MP com o sensor IMX 179, também da Sony. Uma pena que a Huawei tenha deixado de fora o flash frontal de LED.

AndroidPIT huawei mate 8 screen new
Uma pena a Huawei ter deixado o flash de LED frontal de lado. / © ANDROIDPIT

Nas especificações do modelo, a câmera parece muito boa, porém na prática os resultados são apenas medíocres. Nosso fotógrafo profissional Toni capturou com o dispositivo as imagens que você pode conferir na galeira abaixo e não se empolgou muito, principalmente ao comparar com a concorrência, como Galaxy S6, LG G4 e Sony Xperia Z5. O Mate 8 não é o Smartphone ideal para os entusiastas da fotografia. As câmeras são, no entanto, suficientes para o dia a dia. Todas as fotos da galeria podem ser vistas em alta resolução e também baixadas.

Huawei Mate 8 – Bateria

O antecessor do Mate 8 que testamos aqui se saiu muito bem no teste de resistência de bateria. Para um phablet de 2014, o Mate 7 tem uma bateria gigantesca com 4.100 mAh. O novo Mate 8 tem “só” 4.000 mAh, mas no primeiro teste de Benchmark sintético com o aplicativo AnTuTu, o dispositivo registrou fantásticos 12.065 pontos. Em comparação, o Meizu Pro 5, o smartphone mais rápido que temos no momento, alcançou neste Benchmark “somente” 8.327 pontos.

Huawei Mate 8 Benchmark Battery
No AnTuTU, o Mate 8  dispara na frente dos competidores no quesito bateria! / © ANDROIDPIT

No dia a dia, o Huawei Mate 8 prova manter o legado de sucesso do Ascend Mate . Mesmo com o uso intensivo do aparelho, a bateria dura fácilmente um dia e meio, sem precisar ser carregada. A durabilidade aumenta ainda mais se você não assistir videos do YouTube tão assiduamente ou não jogar tão frequentemente.

Por sair com o Android 6.0 já de fábrica, o Modo Doze já está incluido. Com este recurso do Android 6.0 Marshmallow, diversos aplicativos são colocados no modo hibernar quando o dispositivo está em stand-by, diminuindo assim o consumo de bateria. No final das contas, com todos os testes, a bateria do Huawei Mate 8 pode durar de 2 a 2,5 dias com uma só carga.

Huawei Mate 8 – Especificações Técnicas

    • Tipo:
    • Phablet
    • Modelo:
    • Ainda não disponível.
    • Fabricante:
    • Huawei
    • Dimensões:
    • 157,1 x 80,6 x 7,9 mm
    • Peso:
    • 185 g
    • Tamanho da bateria:
    • 4000 mAh
    • Tamanho da tela:
    • 6 polegadas
    • Tecnologia da tela:
    • LCD
    • Tela:
    • 1920 x 1080 pixels (367 ppi)
    • Câmera frontal
    • 8 megapixels
    • Câmera traseira
    • 16 megapixels
    • Flash:
    • LED
    • Versão do Android:
    • 6.0 - Marshmallow
    • RAM:
    • 3 GB
      4 GB
    • Memória interna:
    • 32 GB
      64 GB
      128 GB
    • Memória removível:
    • microSD
    • Chipset:
    • HiSilicon Kirin 950
    • Número de núcleos:
    • 8
    • Velocidade máx.
    • 2,3 GHz
    • Conectividade
    • HSPA, LTE, NFC, Dual-SIM , Bluetooth 4.1

Veredito Final

Foi bom a Huawei ter esperado o desenvolvimento do processador kirin-950 para lançar o Mate 8. O novo processador deixa uma ótima impressão e leva o Mate 8 ao trono de smartphone mais rápido do mercado. Para completar a performance top do dispositivo, ele vem com uma bateria potente que, junto com o recurso Doze do Android 6.0 Marshmallow, aumenta sua duração.

O único ponto fraco do Huawei é a câmera, que não superou nossas expectativas. Mas, se você consegue ver além disso, o phablet apresentado é um dispositivo muito bom, com excelente performance e bateria resistente.

Os comentários favoritos dos leitores

50 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi